A música no processo de alfabetização pela perspectiva da neurociência
contribuições do PIBID-Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2220Palavras-chave:
PIBID, Música, Alfabetização, Neurociência, ExperiênciaResumo
Este texto apresenta uma experiência de graduandos de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, campus Divinópolis-MG bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID entre 2020 e 2021. Diante dos desafios apresentados no cenário pandêmico, a estratégia escolhida pelos graduandos foi de inserir a música em atividades voltadas para a alfabetização, por sua capacidade de estimular múltiplas regiões do cérebro. O objetivo do artigo é relatar as aprendizagens adquiridas pelos estudos realizados e compartilhar as atividades produzidas no PIBID, que tiveram como foco a alfabetização pela utilização da música, processo que foi auxiliado pelas contribuições das neurociências. Para a construção desse texto, foi utilizada a metodologia qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica e relato de experiência por abordar as atividades produzidas a partir das leituras realizadas. Os estudos desenvolvidos contribuíram para a formação dos bolsistas, resultaram em um conjunto de atividades e culminaram na Primeira Mostra do PIBID-Pedagogia da UEMG – Divinópolis. Concluímos que a música pode apresentar diversas contribuições para a alfabetização e letramento e para o desenvolvimento integral das crianças. O trabalho instiga maiores investigações sobre a inserção da música no processo de alfabetização pela perspectiva da neurociência.
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