A música no processo de alfabetização pela perspectiva da neurociência

contribuições do PIBID-Pedagogia

Autores

  • Débora Vieira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Petrina Rúbria Nogueira Avelar Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2220

Palavras-chave:

PIBID, Música, Alfabetização, Neurociência, Experiência

Resumo

Este texto apresenta uma experiência de graduandos de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, campus Divinópolis-MG bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID entre 2020 e 2021. Diante dos desafios apresentados no cenário pandêmico, a estratégia escolhida pelos graduandos foi de inserir a música em atividades voltadas para a alfabetização, por sua capacidade de estimular múltiplas regiões do cérebro. O objetivo do artigo é relatar as aprendizagens adquiridas pelos estudos realizados e compartilhar as atividades produzidas no PIBID, que tiveram como foco a alfabetização pela utilização da música, processo que foi auxiliado pelas contribuições das neurociências. Para a construção desse texto, foi utilizada a metodologia qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica e relato de experiência por abordar as atividades produzidas a partir das leituras realizadas. Os estudos desenvolvidos contribuíram para a formação dos bolsistas, resultaram em um conjunto de atividades e culminaram na Primeira Mostra do PIBID-Pedagogia da UEMG – Divinópolis. Concluímos que a música pode apresentar diversas contribuições para a alfabetização e letramento e para o desenvolvimento integral das crianças. O trabalho instiga maiores investigações sobre a inserção da música no processo de alfabetização pela perspectiva da neurociência.

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Biografia do Autor

Petrina Rúbria Nogueira Avelar, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora efetiva dos cursos de Pedagogia e Matematica da Universidade do
Estado de Minas Gerais - UEMG. Mestra em Educação e Docencia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - SP

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Vieira, D., & Rúbria Nogueira Avelar, P. (2022). A música no processo de alfabetização pela perspectiva da neurociência: contribuições do PIBID-Pedagogia. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2220

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP