Discurso político, ações e estratégias docentes durante a pandemia em uma escola municipal de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2232Palavras-chave:
Educação, PIBID, Ensino Remoto, CearáResumo
Tendo como eixos norteadores desta pesquisa as prerrogativas da participação e da superação de problemas identificados do PIBID, buscamos apresentar, neste artigo, os resultados de uma pesquisa do tipo qualitativa em que analisamos, por uma perspectiva crítica e materialista histórica, as ações, as estratégias de ensino realizadas pelas professoras de primeiro e segundo ano do ensino fundamental nas salas de aula virtuais/grupos de WhatsApp em que realizamos a observação. Também foi objeto de análise as determinações do Governo do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza que por meio de decretos determinaram as diretrizes para as aulas não presenciais durante a pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2021. Constatamos em nossas observações e entrevistas com as professoras que o ensino não presencial trouxe precariedade aos seus trabalhos e uma grande desigualdade de acesso para os/as alunos/as; mesmo tendo ocorrido algumas ações governamentais, como a entrega de chips e tablets, não foi suficiente para mitigar o impacto da pandemia na educação e interação entre as professoras e suas turmas pelo grupo escolar do WhatsApp. Por isso, concluímos que o trabalho realizado pelas professoras não teve amparo por parte da Secretaria Municipal de Educação e nem o devido respaldo por parte dos órgãos públicos, pois deram maior permissividade às instituições privadas de ensino para continuarem com o ensino presencial.
Métricas
Referências
Cenário da exclusão escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na educação. (2021/04/30). Unicef. https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil
Ceará, Governo do Estado. Secretaria do Planejamento e Gestão (2021/03/12). Taxa de desocupação no Ceará cresce e atinge 14,4% no quarto trimestre de 2020, consequência do coronavírus. IPECE. https://www.ipece.ce.gov.br/2021/03/12/taxa-de-desocupacao-no-ceara-cresce-e-atinge-144-no-quarto-trimestre-de-2020-consequencia-do-coronavirus/.
Citelli, Adilson. Linguagem e persuasão. (16ª ed.). Editora: Ática. Impressão: Gráfica Palas Athenas. 2005. pp. 76-77.
Conselho Municipal de Educação (2007/12/14). Lei N° 7.991/96 - Lei (alterações) N° 9.317/2007. Resolução N° 001/2009. Dispõe sobre sobre Credenciamento de Instituição de Ensino Fundamental, Autorização e Reconhecimento do curso, bem como sobre a renovação do Credenciamento e Reconhecimen to das escolas do Sistema Municipal de Ensino de Fortaleza e dá outras providências. CME/SME/Fortaleza. https://cme.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php/resolucoes?download=54:resolucao-n-007-2012.
Correia, G. C.; Fernandes, C. M. (2019). As direitas nas redes e nas ruas: a crise política no Brasil: A dramaticidade na narrativa do impeachment de Dilma Roussef no Jornal Nacional./ Camila Rocha e Esther Solano(Orgs.). Expressão Popular. p.277-295.
Diário Oficial do Estado. (2021/01/27). Série 3. Ano XIII N° 020. Portaria N° 0057/2021 - Secretaria da Educação. Disciplina medidas para início do ano letivo de 2021, observadas as ações necessárias para prevenção de contágio pela COVID-19, nos termos da autorização constante do Decreto N° 33.904, de 21 de janeiro de 2021, e dá outras providências. Seduc/CE. https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2021/01/portaria_inicio_ano_letivo.pdf.
Chips de internet são aposta para garantir acesso a aulas online. (2020/11/09a). Diário do Nordeste. https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/chips-de-internet-sao-aposta-para-garantir-acesso-a-aulas-online-1.3009364.
instituições privadas de ensino fecharam no Ceará em 2020, diz sindicato. (2021/01/20b). Diário do Nordeste. https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/educalab/318-instituicoes-privadas-de-ensino-fecharam-no-ceara-em-2020-diz-sindicato-1.3035821/
Diário Oficial do Estado (2021/04/10). Decreto Estadual Nº34.031, 2021. SEPLAG/CE. http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20210410/do20210410p01.pdf.
Dijk, Teun A.V. (2018). Discurso e poder. Tradução Judith Hoffnagel, Karina Falcone. (2ª ed.). Contexto.
Demo, P. (2013). Metodologia da investigação em educação. InterSaberes.
Fernandes, S. (2020). Se quiser mudar o mundo: um guia político para quem se importa. (3ª ed.). Planeta.
Frigotto, G.; Ciavatta, M.; Caldart, R. S. (2020). (Org.). Concepção materialista e dialética da história in História, natureza, trabalho e educação: Karl Marx e Friedrich Engels. Expressão Popular.
Fortaleza, Secretaria Municipal da Educação. Orientações para o processo de transição da criança da Educação Infantil para o ensino fundamental / Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. – Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2016. https://acervo.fortaleza.ce.gov.br/download-file/documentById?id=a581eefc-cb3f-4c63-8ee3-7b7a7bf6ca7f.
Gragnani, J. (2018/04/16). Como planos de celular com Facebook e WhatsApp ilimitados podem potencializar propagação de notícias falsas. BBC NEWS. Londres, 2021. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43715049
Haje, L. Câmara dos deputados (2021/03/15). Projeto proíbe suspensão de aulas presenciais mesmo durante pandemia. Câmara Legislativa. https://www.camara.leg.br/noticias/736109-projeto-proibe-suspensao-de-aulas-presenciais-mesmo-durante-pandemia/
Holanda, S. B. (1995). Raízes do Brasil. (26ª ed.). Companhia das Letras.
IBGE (n.d.). IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019: PNADC, 2019. Ibge.gov.br. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/pesquisa/10070/64506?ano=2019
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (n.d.). Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Gov.br. http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2020/11/17). Censo Escolar 2020. Gov.br. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (n.d.). Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Gov.br. http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (n.d.). Sinopse Estatística do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil. Gov.br. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar
Konder, L., (2020). A questão da ideologia: 17. Ideologia e pós modernismo/ Leandro Konder. Expressão popular, pp. 187-197.
Martins, M. A. V. (1984). O professor como agente político. Edições Loyola.
Matos, K. S. L.; Vieira, S. L. (2002). Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. (3ª ed.). Edições Demócrito Rocha.
Neri, M. C.; Osorio, M. C. (2020). Tempo para a Escola na Pandemia. Rio de Janeiro: FGV Social. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/cps/TempoParaEscola/
Novo decreto no Ceará amplia funcionamento de escolas, igrejas, academias e barracas de praia. (2021/04/24). G1. globo.com. https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/04/24/novo-decreto-abertura-economica-ceara-24-de-abril-de-2021.ghtml
Orlandi, E. P. (2017). Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. (3ª ed.). Pontes Editores.
Passarelli, H. (2021/01/29). Matrículas em creches caem, puxadas pela rede privada. Valor Econômico. Globo. https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/01/29/matrculas-em-creche-caem-em-2020-puxadas-pela-rede-privada.ghtml
Paulino, N. (2020/11/05). Prefeitura de Fortaleza prevê migração de alunos para rede pública e projeta aumento de vagas. Diário do Nordeste. https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/prefeitura-de-fortaleza-preve-migracao-de-alunos-para-rede-publica-e-projeta-aumento-de-vagas-1.3007932
Paulo Netto, J. (2011). Introdução ao estudo do método de Marx. Expressão Popular.
Paviani, J. (2014). Interdisciplinaridade: conceito e distinções. (3ª ed.). Educs, 2014.
Prefeitura de Fortaleza, Canal Educação (n.d.). 49,4% dos alunos da Rede Municipal de Fortaleza estudam em tempo integral. Prefeitura de Fortaleza. https://educacao.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php/sistemas/informes/2-uncategorised/76-49-4-dos-alunos-da-rede-municipal-de-fortaleza-estudam-em-tempo-integral
Prefeitura de Fortaleza (2021/05/13). Chips, tablets e kits pedagógicos são entregues a alunos da Rede de Ensino. Prefeitura de Fortaleza. https://www.fortaleza.ce.com.br/noticias/itens-pedagogicos-fortalecem-estudo-remoto-de-alunos-da-rede-de-ensino.
Prefeitura de Fortaleza (2021/04/09). Com apoio pedagógico e segurança alimentar, ensino remoto busca manter vínculos entre comunidade escolar. Prefeitura de Fortaleza. https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/com-apoio-pedagogico-e-segurança-alimentar-ensino-remoto-busca-manter-vinculos-entre-comunidade-escolar.
Rabelo, B. (2021/01/13). G1 CE, 2021. Mães adiam matrícula, e busca por escolas privadas cai no Ceará em meio à pandemia de Covid-19. Globo. https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/01/13/maes-adiam-matricula-e-busca-por-escolas-privadas-cai-no-ceara-em-meio-a-pandemia-de-covid-19.ghtml
Resolução CME Nº 022/2020 (2020/12/23). Fortaleza, 2021. Conselho Municipal de Educação do Ceará. SME.fortaleza.ce.gov.br. http://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/files/2020/RESOLUO_CME_022_2020_SOBRE_REORGANIZAO_DO_CALENDRIO_LETIVO_2020.pdf
Resolução CME (2010/06/24). Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/decreto/d7219.htm.
Rosa, André (30/04/2021). Mês mais letal da pandemia, abril tem alta de 23,5% em mortes por Covid-19. CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/04/30/mortes-por-covid-19-no-brasil-tem-alta-de-23-5-em-abril
Sindiute (2021/04/21). Aulas presenciais sem vacinação submeteria população de Fortaleza a massacre, avalia Sindiute. Sindiute. https://sindiute.org.br/aulas-presenciais-sem-vacinacao-submeteria-populacao-de-fortaleza-a-massacre-avalia-sindiute/
SINDRO-CE (2020/08/25). Aulas presenciais? A vida é o bem maior! Sinproce. http://www.sinproce.org.br/?p=702.
Tokarnia, M. (2021/05/01). Escolas particulares perdem um terço das matrículas na pandemia. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-05/escolas-particulares-perdem-um-terco-das-matriculas-na-pandemia.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roberto Soares, Jenifer de Castro Fonseca, Marco Aurélio Jarreta Merichelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”