Discurso político, ações e estratégias docentes durante a pandemia em uma escola municipal de Fortaleza

Autores

  • Roberto Soares Universidade Federal do Ceará
  • Jenifer de Castro Fonseca Universidade Federal do Ceará
  • Marco Aurélio Jarreta Merichelli Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2232

Palavras-chave:

Educação, PIBID, Ensino Remoto, Ceará

Resumo

Tendo como eixos norteadores desta pesquisa as prerrogativas da participação e da superação de problemas identificados do PIBID, buscamos apresentar, neste artigo, os resultados de uma pesquisa do tipo qualitativa em que analisamos, por uma perspectiva crítica e materialista histórica, as ações, as estratégias de ensino realizadas pelas professoras de primeiro e segundo ano do ensino fundamental nas salas de aula virtuais/grupos de WhatsApp em que realizamos a observação. Também foi objeto de análise as determinações do Governo do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza que por meio de decretos determinaram as diretrizes para as aulas não presenciais durante a pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2021.  Constatamos em nossas observações e entrevistas com as professoras que o ensino não presencial trouxe precariedade aos seus trabalhos e uma grande desigualdade de acesso para os/as alunos/as; mesmo tendo ocorrido algumas ações governamentais, como a entrega de chips e tablets, não foi suficiente para mitigar o impacto da pandemia na educação e interação entre as professoras e suas turmas pelo grupo escolar do WhatsApp. Por isso, concluímos que o trabalho realizado pelas professoras não teve amparo por parte da Secretaria Municipal de Educação e nem o devido respaldo por parte dos órgãos públicos, pois deram maior permissividade às instituições privadas de ensino para continuarem com o ensino presencial.

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Biografia do Autor

Roberto Soares, Universidade Federal do Ceará

Estudante do curso de Pedagogia, noturno, da Universidade Federal do Ceará, bolsista do PIBID.

Jenifer de Castro Fonseca, Universidade Federal do Ceará

Graduando no Curso de Pedagogia 2018.2, na Universidade Federal do Ceará. Participou como voluntária do 4° Dia de Brincar para Crescer da Faculdade de Educação (FACED) Trabalho como assistente de educação infantil substituto no Centro de Educação Infantil Dom Aloísio Lorscheider desde setembro de 2021. Classificada pelo Edital N° 31/2021

Marco Aurélio Jarreta Merichelli, Universidade Federal do Ceará

Possuo graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2004), especialização em Educação Ambiental pelo SENAC-CE (2006), em Matemática pela FA7 (2011), mestrado (2010) e doutorado (2018) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Fui professor de Ensino Fundamental, Médio e Supeior, em escolas públicas do Estado do Ceará, na Prefeitura Municipal de São Paulo e na Faculdade Cearense-FAC, adquirindo experiência no ensino de Matemática, Ciências, no trabalho com temas transversais e no ensino de Cálculo no curso de Administração, Estatística na Pedagogia e Pesquisa de Mercado na Publicidade. Trabalhei na Coordenadoria de Cooperação entre Estado e Municípios-COPEM no Eixo de Avaliação do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC e atualmente trabalho na Coordenaria de Avaliação-COAVE da Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDUC-CE

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Soares, R. F. S., Fonseca, J. de C. F., & Merichelli, M. A. J. M. (2022). Discurso político, ações e estratégias docentes durante a pandemia em uma escola municipal de Fortaleza. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2232

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP