Discurso político, ações e estratégias docentes durante a pandemia em uma escola municipal de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2232Palabras clave:
Educação, PIBID, Ensino Remoto, CearáResumen
Tendo como eixos norteadores desta pesquisa as prerrogativas da participação e da superação de problemas identificados do PIBID, buscamos apresentar, neste artigo, os resultados de uma pesquisa do tipo qualitativa em que analisamos, por uma perspectiva crítica e materialista histórica, as ações, as estratégias de ensino realizadas pelas professoras de primeiro e segundo ano do ensino fundamental nas salas de aula virtuais/grupos de WhatsApp em que realizamos a observação. Também foi objeto de análise as determinações do Governo do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza que por meio de decretos determinaram as diretrizes para as aulas não presenciais durante a pandemia de Covid-19 no primeiro semestre de 2021. Constatamos em nossas observações e entrevistas com as professoras que o ensino não presencial trouxe precariedade aos seus trabalhos e uma grande desigualdade de acesso para os/as alunos/as; mesmo tendo ocorrido algumas ações governamentais, como a entrega de chips e tablets, não foi suficiente para mitigar o impacto da pandemia na educação e interação entre as professoras e suas turmas pelo grupo escolar do WhatsApp. Por isso, concluímos que o trabalho realizado pelas professoras não teve amparo por parte da Secretaria Municipal de Educação e nem o devido respaldo por parte dos órgãos públicos, pois deram maior permissividade às instituições privadas de ensino para continuarem com o ensino presencial.
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