Ações pedagógicas promovidas por residentes de Geografia no ensino remoto

o uso de ferramentas digitais

Autores

  • Maria da Paz da Cruz Vitorio de Oliveira Graduanda do Curso de Geografia pela Universidade Estadual do Piauí
  • Marllon Cunha Cunha Abreu Rocha Universidade Estadual do Piauí
  • Zig Marley Rose Berg Costa Universidade Estadual do Piauí
  • Luciane Silva de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Maria Luzineide Gomes Paula Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2235

Palavras-chave:

programa residência pedagógica, geografia, ensino remoto, formação docente

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão dos licenciados nas escolas de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso. O estudo teve como objetivo relatar as possibilidades, desafios e experiências vivenciadas no módulo inicial do Programa Residência Pedagógica do Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Torquato Neto, por meio de ações pedagógicas promovidas nas aulas de Geografia em uma turma de EJA de uma escola estadual de Teresina-PI, durante o ensino remoto. Assim, a metodologia empregada reuniu revisão bibliográfica de trabalhos científicos - referentes aos conceitos de formação docente, prática educativa, ensino remoto emergencial, educação a distância - e análise das três etapas presentes e vivenciadas no PRP, formações, planejamento e regência. A experiência no programa contribuiu para uma construção de um olhar crítico na iniciação à docência de professores frente a nova realidade do ensino remoto imposta pela pandemia do Covid-19. Dessa forma, os residentes puderam conciliar a teoria pedagógica com a prática docente e vivenciar experiências e desafios dos profissionais da educação brasileira.

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Biografia do Autor

Marllon Cunha Cunha Abreu Rocha, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia e Residente Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Universidade Estadual do Piauí. 

Zig Marley Rose Berg Costa, Universidade Estadual do Piauí

Graduando do Curso de Geografia e Residente-Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Luciane Silva de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Especilista pela Universidade Federal do Piauí e Preceptora-Bolsista do Subprojeto de Geografia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Piauí (Edição 2020-2022). 

Maria Luzineide Gomes Paula, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFPE) e Docente Orientadora do Subprojeto de Geografia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Piauí (Edição 2020-2022).

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

da Cruz Vitorio de Oliveira, M. da P., Cunha Abreu Rocha, M., Rose Berg Costa, Z. M., Silva de Carvalho, L., & Gomes Paula, M. L. (2022). Ações pedagógicas promovidas por residentes de Geografia no ensino remoto: o uso de ferramentas digitais . Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2235

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP