Ações pedagógicas promovidas por residentes de Geografia no ensino remoto

o uso de ferramentas digitais

Autores

  • Maria da Paz da Cruz Vitorio de Oliveira Graduanda do Curso de Geografia pela Universidade Estadual do Piauí
  • Marllon Cunha Cunha Abreu Rocha Universidade Estadual do Piauí
  • Zig Marley Rose Berg Costa Universidade Estadual do Piauí
  • Luciane Silva de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Maria Luzineide Gomes Paula Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2235

Palavras-chave:

programa residência pedagógica, geografia, ensino remoto, formação docente

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão dos licenciados nas escolas de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso. O estudo teve como objetivo relatar as possibilidades, desafios e experiências vivenciadas no módulo inicial do Programa Residência Pedagógica do Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Torquato Neto, por meio de ações pedagógicas promovidas nas aulas de Geografia em uma turma de EJA de uma escola estadual de Teresina-PI, durante o ensino remoto. Assim, a metodologia empregada reuniu revisão bibliográfica de trabalhos científicos - referentes aos conceitos de formação docente, prática educativa, ensino remoto emergencial, educação a distância - e análise das três etapas presentes e vivenciadas no PRP, formações, planejamento e regência. A experiência no programa contribuiu para uma construção de um olhar crítico na iniciação à docência de professores frente a nova realidade do ensino remoto imposta pela pandemia do Covid-19. Dessa forma, os residentes puderam conciliar a teoria pedagógica com a prática docente e vivenciar experiências e desafios dos profissionais da educação brasileira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marllon Cunha Cunha Abreu Rocha, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia e Residente Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Universidade Estadual do Piauí. 

Zig Marley Rose Berg Costa, Universidade Estadual do Piauí

Graduando do Curso de Geografia e Residente-Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Luciane Silva de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Docente efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Piauí - SEDUC e Preceptora do subprojeto de Geografia do PRP da Uespi (edição 2020-2022);

Maria Luzineide Gomes Paula, Universidade Federal do Ceará

Docente do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto e Docente Orientadora do subprojeto de Geografia do PRP da Uespi (edição 2020-2022). 

Referências

CIEB. (2020). Notas técnicas #17: estratégias de aprendizagem remota (EAR), características e diferenciação da educação a distância (EAD). São Paulo: CIEB, 2020. https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/05/CIEB_NotaTecnica17_MAIO2020_FINAL_web.pdf

De Freitas, M. C.; De Freitas, B. M.; Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, (n. 2), pp. 1-12. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540

De Oliveira, C.; Moura, S. P. (2015). TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, (n. 1), pp. 75-95. http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019.

Ferreira, E. C. Da S., & Oliveira, N. M. DE. (2020). Evasão Escolar no Ensino Médio: causas e consequências. Scientia Generalis, v. 1, (n. 2), pp. 39-48. http://scientiageneralis.com.br/index.php/sg/article/view/v1n2a4

Fonseca, R. L. & Torres, E. C. (2014). Adaptações na Prática do Ensino de Geografia para Alunos Surdos. Geografia (Londrina), v.23, (n. 2), pp. 05-25. https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/14353.

Nunes, R. C. (2013). Mídias aplicadas na educação e AVEA. (2ª ed.). Florianópolis. https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/204682/2/Esp%20M%C3%ADdias%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20-%20M%C3%ADdias%20aplicadas%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Avea%20-%20MIOLO.pdf

Perrenoud, P. (2002). A formação dos professores no século XXI. In:, P. Perrenoud, M. G. Thurler, L. de. Macedo, N. J. Machado, C. D. Alessandrini. (orgs.), As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. (pp. 11-33). Artmed. https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=t_nZpaOwj1YC&oi=fnd&pg=PA7&dq=As+compet%C3%AAncias+para+ensinar+no+s%C3%A9culo+XXI:+a+forma%C3%A7%C3%A3o+dos+professores+e+o+desafio+da+avalia%C3%A7%C3%A3o&ots=VsUUg2r0G5&sig=MZPydqF4DSxvm7fleXZNknNB7CQ#v=onepage&q=As%20compet%C3%AAncias%20para%20ensinar%20no%20s%C3%A9culo%20XXI%3A%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20dos%20professores%20e%20o%20desafio%20da%20avalia%C3%A7%C3%A3o&f=false

Piauí, Governo do Estado do. (2020). Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG-UESPI). Edital UESPI/PREG Nº 013/2020.

Piauí. Secretaria de Estado da Educação. (2020). Adequação Curricular para Educação de Jovens e Adultos. SEDUC. https://www.seduc.pi.gov.br/diretrizes/Adequa%C3%A7%C3%A3o%20Curricular%20Para%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos/9/

Veen, W. & Vrakking, B. (2009). Homo Zapiens: educando na era digital. Artmed. http://dinterrondonia2010.pbworks.com/f/Livro_Homo_Zappiens_completo.pdf

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

da Cruz Vitorio de Oliveira, M. da P., Cunha Abreu Rocha, M., Rose Berg Costa, Z. M., Silva de Carvalho, L., & Gomes Paula, M. L. (2022). Ações pedagógicas promovidas por residentes de Geografia no ensino remoto: o uso de ferramentas digitais . Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2235

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.