Criação de podcasts para alunos com deficiência visual durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2241Palavras-chave:
Inclusão, Tecnologia, EducaçãoResumo
A inclusão social é um tema de suma importância principalmente em âmbito acadêmico, em que todos os estudantes têm direito a uma educação de qualidade e igualitária; nesse sentido, as ferramentas educacionais tornam-se grandes aliadas e propiciam um aprendizado efetivo. Dentre as ferramentas tecnológicas, destaca-se o podcast, muito utilizado durante o ensino remoto emergencial, eficiente para alunos com deficiência visual por se tratar de um mecanismo de áudio. Analisando esse contexto, este trabalho visou relatar a experiência da utilização de podcasts para alunos com deficiência visual no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Os conteúdos gravados foram retirados do Plano de Estudos Tutorados, elaborado pelo Governo de Minas, e o podcast foi enviado por meio do aplicativo Whatsapp. Esta ação efetivou o processo de ensino aprendizagem, proporcionou uma inclusão de qualidade, garantiu que as necessidades cognitivas dos alunos fossem atendidas, ampliando a interação e seus interesses e também colaborou de forma muito positiva na formação pessoal e acadêmica das residentes.
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