Criação de podcasts para alunos com deficiência visual durante o ensino remoto

Autores/as

  • Aline Guerrera Santos da Silva Instituto Federal do Sul de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-1124-0726
  • Camila Carvalho Caproni Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Carla Aparecida da Costa Secretaria do Estado de Educação
  • Fabiana Lucio de Oliveira Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2241

Palabras clave:

Inclusão, Tecnologia, Educação

Resumen

A inclusão social é um tema de suma importância principalmente em âmbito acadêmico, em que todos os estudantes têm direito a uma educação de qualidade e igualitária; nesse sentido, as ferramentas educacionais  tornam-se grandes aliadas e propiciam um aprendizado efetivo. Dentre as ferramentas tecnológicas, destaca-se o podcast, muito utilizado durante o ensino remoto emergencial, eficiente para alunos com  deficiência visual por se tratar de um mecanismo de áudio. Analisando esse contexto, este trabalho visou relatar a experiência da utilização de podcasts para alunos com deficiência visual no período de  dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Os conteúdos gravados foram retirados do Plano de Estudos Tutorados, elaborado pelo Governo de Minas, e o podcast foi enviado por meio do aplicativo Whatsapp. Esta ação efetivou o processo de ensino aprendizagem, proporcionou uma inclusão de qualidade, garantiu que as necessidades  cognitivas dos alunos fossem atendidas, ampliando a interação e seus interesses e também colaborou de forma muito positiva na formação pessoal e acadêmica das residentes.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Almeida, A. G., & Montino, M. A. (2021). Dificuldades Encontradas pelas Professoras no Processo de Inclusão de Alunos e Alunas com Deficiência. Multidebates, 5(1), 177-193, fev.2021. http://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/314/299

Bartalotti, C. C. (2004). Nenhum de nós é tão esperto como todos nós: construindo histórias de sucesso na inclusão de crianças com deficiência mental na creche. [Tese de Doutoramento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. PUCSP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16352

Bastos, A. R. B., Lindemann, R., & Reis, V. (2016). Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências: Discutindo a inclusão a partir das pesquisas da área. Journal of Research in Special Educational Needs, 16(1), 426-429. https://doi.org/10.1111/1471-3802.12302

Bottentuit, J. B, Jr, & Coutinho, C. P. (2007). Podcast em educação: um contributo para o estado da arte [Artigo em ata de conferência]. Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, (pp. 837-846). https://hdl.handle.net/1822/7094

Lei nº9.394/1996 do Ministério da Educação. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei nº 13.146 do Estatuto da Pessoa com Deficiência. (2015). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. https://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf

Briant, M. E. P., & Oliver, F. C. (2012). Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(1), 141-154. jan./mar. 2012. https://www.scielo.br/j/rbee/a/yCKYPwRPkTPPNQdGrvQZtBz/?format=pdf&lang=pt

Santos, N. S. (2018). A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Revista Docentes, 3(7), 64-71, dez. 2018. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/82/67

De Souza Santos, P. M., Nunes, P. H. P., Weber, K. C., & Lima-Junior, C. G. (2020). Educação inclusiva no Ensino de Química: uma análise em periódicos nacionais. Revista Educação Especial, 33, 1-19, mar. 2020. https://doi.org/10.5902/1984686X36887

Glat, R., & Nogueira, M. L. L. (2003). Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Revista Comunicações, 10(1), 134-142, jun.2003. https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/viewFile/1647/1055

Kafrouni, R. M., & Pan, M. A. G.S. (2021). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e os impasses frente à capacitação dos profissionais da educação básica: um estudo de caso. Revista Interação, 5(1), 31-46. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v5i1.3316

Picollo, G. M., & Mendes, E. G. (2012). Nas pegadas da história: tracejando relações entre deficiência e sociedade. Revista Educação Especial, 25(42), 29-41, jan./abr. 2012. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313127404003

Souza, C. J., & Vieira, A. A. (2020). A utilização das tecnologias assistivas para alunos surdos em tempos de pandemia: um estudo introdutório. Rev. Itinerarius Reflectionis, 16(1), 01–25, out. 2020. https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65382

Tacca, M. C. V. R., & Branco, A. U. (2008). Processos de significação na relação professor-alunos: uma perspectiva sociocultural construtivista. Estudos de psicologia (Natal), 13(1), 39-48. https://www.scielo.br/j/epsic/

Tavares, L. M. F. L., Santos, L. M. M., & Freitas, M. N. C. (2016). Educação Inclusiva: Um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(4), 527-542, out./dez. 2016. https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000400005

Vilela-Ribeiro, E. B., & Benite, A. M. C. (2010). A educação inclusiva na percepção dos professores de química. Ciência & Educação, 16(3), 585-594. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/pf3LShhPBRJRbgtyLp3XxSC/?format=pdf&lang=pt

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-02

Cómo citar

Guerrera Santos da Silva, A., Carvalho Caproni, C., Aparecida da Costa, C. ., & Lucio de Oliveira, F. (2022). Criação de podcasts para alunos com deficiência visual durante o ensino remoto. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2241

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP