Um olhar sobre a Prática docente em cada módulo da Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2256

Palavras-chave:

Ensino de Química, Relato de Experiência, Licenciatura, COVID-19

Resumo

O presente trabalho objetiva descrever as atividades desenvolvidas nos três módulos do Programa Residência Pedagógica e refletir sobre a sua contribuição para a formação do futuro profissional docente. As atividades compartilhadas foram as experiencias vivenciadas e análise qualitativa do primeiro módulo, das regências ministradas no segundo módulo, e de todo o contexto da aplicação da ação de intervenção no terceiro módulo. Por meio da reflexão feita a partir das experiências adquiridas, verificou-se que a Residência Pedagógica foi um importante caminho que oportunizou a vivência no ambiente escolar, apresentando diversidades do cotidiano profissional.  Fazer parte de todo esse processo, contribuiu para a preparação dos desafios que serão encontrados na atuação docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Samara Lima de Jesus, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas

Referências

Bianchini, T. B., & Zuliani, S. R. Q. A. (2010). Utilizando a metodologia investigativa para diminuir as distâncias entre os alunos e a eletroquímica. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15.

Brasil. (2002, January 18). PARECER CNE/CP 28/2001 - HOMOLOGADO. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica.2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020.

Faria, J. B., & Diniz-Pereira, J. E. (2019). Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, 28(68), 333-356.

Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora. Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora.

Freitas, M. C., de Freitas, B. M., & Almeida, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, 1(2), 1-12.

Gil Perez, D., & Valdés Castro, P. (1996). La orientación de las prácticas de laboratorio como investigación: un ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las Ciencias, 14(2), 0155-163.

González, G. T., Estrada, F. P., & de León, P. C. (2006). ¿ Cómo enseñar investigando? Análisis de las percepciones de tres equipos docentes con diferentes grados de desarrollo profesional. Revista Ibeoramerica de Educación, 39(5), 1-24.

Johnstone, A. H. Macro and micro-Chemistry. The School Review, v. 64, n. 227, p. 377- 379, 1982.

Kasseboehemer, A., Garcês, B., Antunes, E., Toledo, E., Kiill, K., Guzzi, M. d., Oliveira, R. d., Corrêa, R., Francisco, W., & Junior, W. (2020). Contém Química III: Metodologias e Estratégias de Ensino (3rd ed.). Sináptica.

Mortimer, EF, Machado, AH, & Romanelli, LI (2000). A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e parâmetros. Química Nova , 23 , 273-283.

Oliveira, I. S., & de Medeiros, P. T. (2021). Experimentação no ensino de Química: Relatos do programa residência pedagógica. Diversitas Journal, 6(4), 3890-3908.

Ramos, P. E. (2014). O professor frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Lazer. Mato Grosso.

Rocha, J. S., & Vasconcelos, T. C. (2016). Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Encontro Nacional de Ensino de Química, 18, 1-10.

Santos, B. S., Antunes, D. D., & Bernardi, J. (2008). O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais. Educação, 31(1), 46-53.

Suart, R. D. C., & Marcondes, M. E. R. (2008). Atividades experimentais investigativas: habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, 1-12.

Tardif, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Jesus, A. S. L. de, & Yamaguchi, K. K. de L. (2022). Um olhar sobre a Prática docente em cada módulo da Residência Pedagógica. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2256

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP