A alfabetização como atividade lúdico-didática no contexto do PIBID - Pedagogia da UEMG de Divinópolis
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2271Palavras-chave:
docência, Prática de ensino, relato de experiência.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no desenvolvimento de um dos subprojetos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) da Unidade Acadêmica de Divinópolis. O tema alfabetização se encontra no centro de debate do subprojeto de Pedagogia para o ensino e a prática de ensino de modo a considerar as possibilidades de a educação escolar proporcionar o desenvolvimento pleno dos alunos em alfabetização das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo de natureza descritiva do tipo relato de experiência que visa descrever vivências e olhares de acadêmicos/bolsistas, professor supervisor da rede pública de ensino e de coordenadores de área vinculados ao Programa, o que no decorrer do desenvolvimento das atividades oportunizou-nos momentos de reflexão e acompanhamento das práticas de ensino. O relato explora as atividades lúdico-didáticas desenvolvidas em salas de aula, vislumbrando um pouco sua rotina e destaca a relevância do PIBID em permitir aos bolsistas vivenciarem a prática docente.
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Referências
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