A alfabetização como atividade lúdico-didática no contexto do PIBID - Pedagogia da UEMG de Divinópolis

Autores/as

  • Ana Gabriela Silva LESSA Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Laura Silveira Santiago Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Shirley Aparecida Cruz de Azevedo Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Rafaela Paula Moraes a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Emmanuelle Christiman Moraes Arantes JÁBERLAMOUNIER Professora na rede pública de ensino da Educação Básica e supervisora do PIBID/UEMG/Unidade de Divinópolis
  • José Márcio Silva Barbosa Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2271

Palabras clave:

docência, Prática de ensino, relato de experiência.

Resumen

O artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no desenvolvimento de um dos subprojetos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) da Unidade Acadêmica de Divinópolis. O tema alfabetização se encontra no centro de debate do subprojeto de Pedagogia para o ensino e a prática de ensino de modo a considerar as possibilidades de a educação escolar proporcionar o desenvolvimento pleno dos alunos em alfabetização das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo de natureza descritiva do tipo relato de experiência que visa descrever vivências e olhares de acadêmicos/bolsistas, professor supervisor da rede pública de ensino e de coordenadores de área vinculados ao Programa, o que no decorrer do desenvolvimento das atividades oportunizou-nos momentos de reflexão e acompanhamento das práticas de ensino. O relato explora as atividades lúdico-didáticas desenvolvidas em salas de aula, vislumbrando um pouco sua rotina e destaca a relevância do PIBID em permitir aos bolsistas vivenciarem a prática docente.

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Biografía del autor/a

Ana Gabriela Silva LESSA, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Estudante do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista do
PIBID/Unidade Divinópolis. Carmópolis de Minas, Minas Gerais (MG), Brasil.

José Márcio Silva Barbosa, Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Educação. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade
Acadêmica de Divinópolis, Minas Gerais e coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID). Divinópolis, Minas Gerais (MG), Brasil.

Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2022-04-02

Cómo citar

LESSA, A. G. S., Santiago, L. S., Azevedo, S. . A. C. de, Moraes, . R. P., JÁBERLAMOUNIER, E. . C. M. A., & Barbosa, J. M. S. (2022). A alfabetização como atividade lúdico-didática no contexto do PIBID - Pedagogia da UEMG de Divinópolis. Diversitas Journal, 7(2). https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2271

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP