O papel da família na aprendizagem matemática durante o ensino remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica

Autores

  • Johnatan Silva dos Santos
  • Marcos Vinícius de Oliveira da Silva
  • José da Silva Barros
  • Simone Silva da Fonseca EMEB Prefeito Benício Ferreira Reis
  • Cristiano Marinho da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2279

Palavras-chave:

Ensino remoto, ambiente familiar, Pandemia

Resumo

O apoio da família no desenvolvimento escolar dos filhos é essencial. E na pandemia, durante o ensino remoto emergencial, o papel da família ficou mais evidente, tendo em vista que a escola passou a estar presente, também no ambiente familiar. Assim, esse relato de experiência tem como objetivo descrever a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica em relação a importância da família nas atividades de aprendizagem durante o período de ensino remoto emergencial, numa turma da 3ª série do Ensino médio de uma escola estadual do município de Arapiraca, Alagoas.  A metodologia utilizada foi o relato de experiência com a aplicação de um questionário via ligação telefônica para os pais/e ou responsáveis pelos estudantes. A partir da análise dos dados foi possível verificar que a influência da família afeta diretamente no processo de desenvolvimento escolar dos alunos, pois quanto menos orientados e motivados pelos responsáveis, maior será a falta de interesse dos estudantes e assiduidade destes em relação a participação nas aulas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Bitencourt, E. A. M.; Macedo, M. (2017). Educação: a ausência da família na história da aprendizagem escolar. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Elaine-Aparecida-de-Melo-de-Bitencourt.pdf . Acesso em 03 fev. de 2020.

Brasil. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, (2020). Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 24 mar. 2022.

Corrêa, J. N. P.; Brandemberg, J. C. (2021). Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. ln.: BOCEHM. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bocehm/article/view/4176 . Acesso em 03 fev. de 2020.

Cruz, J. S.; Vieira, R. F.; Ferst, E. (2021). O ensino remoto e as estratégias dos pais em manter os filhos conectados à escola pública. Revista Educar Mais, 5(3), 530-545. Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2303. Acesso em 03 fev. de 2021.

Feitosa, A.N. A.; Nascimento, I. M. G.; Alencar Neta, R., L.; Alencar, M. T.; Tavares, M. M. L.; Assis, E. V. (2020). Tecnologias educacionais em tempos de pandemia: relato de experiência. ln.: Brazilian Journal of Production Engineering, 6(6), Edição Especial “Tecnologia & Inovação na Saúde”, 166-172. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539 . Acesso em 03 fev. de 2020.

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa - tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29. Disponível em: Documento: SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library. Acesso em: 03 de fev. de 2020.

Nonato, C.; Yunes, M. A. M.; Nascimento, C. R. R. (2021). School-family relationships: Challenges of the Covid-19 pandemic and emergency remote teaching from the teacher’s perspective. ln.: Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 17, p. e211101724632. DOI: 10.33448/rsd-v10i17.24632. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24632 . Acesso em: 03 fev. 2022.

Saraiva, L. A.; Wagner, A. (2013). A Relação Família-Escola sob a ótica de Professores e Pais de crianças que frequentam o Ensino Fundamental. In.: Ensaio. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000400006. Acesso em: 03 fev. de 2020.

Moreira, J. A.; Schlemmer, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079. Acesso em: 03 fev. de 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Silva dos Santos, J., de Oliveira da Silva, M. V., da Silva Barros, J., Fonseca, S. S. da, & Marinho da Silva, C. (2022). O papel da família na aprendizagem matemática durante o ensino remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2279

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)