A importância da temática ambiental para os cursos de Licenciatura em Ciências

uma revisão bibliográfica

Autores

  • Carolina Wagner UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
  • Renato Abreu Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2338

Palavras-chave:

Ciências ambientais, Interdisciplinaridade, Práticas pedagógicas

Resumo

As pesquisas no campo da Biologia e da química são fundamentais para a solução das grandes questões globais, como: a demanda energética, as mudanças climáticas e degradação no meio ambiente. Logo, questões como estas devem ser trabalhadas na educação ambiental. Sabendo que o curso de Licenciatura em Ciências: biologia e química, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas não possui essa disciplina em sua grade curricular, esta pesquisa busca conhecer a importância e as estratégias da Educação Ambiental - EA para licenciatura na área de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica em dissertações, teses, eventos científicos e artigos, disponíveis nas bases de dados: Scielo, Capes e Google Acadêmico, nos anos de 2003 a 2020. Acredita-se que esta pesquisa permitirá conhecer ainda mais sobre a temática, visando auxiliar professores de Ciências a trabalhar questões ambientais relevantes para a sustentabilidade. Os resultados levam a concluir que a multidisciplinaridade é evidente nesta área, enquanto campo de conhecimento, podendo também, contribuir como suporte para as políticas públicas ambientais e científicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Wagner, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

1Graduada em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Mestranda em Ciências Ambientais, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Referências

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Persona - Livraria Martins Fontes.

Bezerra, T. M. O., & Gonçalves, A. A. C. (2007, 15 de setembro). Concepções de meio ambiente e edu-cação ambiental por professores da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão-PE. Revista Biotemas, 20(3), 115-125. https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/view/20679/18834

Dassala, J. C., & Kaluhongue, G. M. (2016, 2 de março). Proposta de inclusão da disciplina de educação ambiental, no plano curricular de licenciatura em ciências da educação, para fortalecer a preparação dos estudantes do instituto superior de ciências de educação do Huambo. Revista Órbita Pedagógica, 3(1), 1-12. http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/enrevista/article/view/2255/1188

Dias, G. F. (2004). Educação Ambiental: princípios e práticas. 9a ed. São Paulo: Gaia.

Fagundes, E. M., & Pinheiro, N. A. M. (2014, 5 de dezembro). Considerações acerca do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Práxis, ano VI, (12), 11-26. https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/586

Farias, N. R., & Dinardi, A. J. (2018, 14 de junho). A temática ambiental nos cursos de licenciatura da universidade federal do Pampa. Revista Educação Ambiental em Ação, XX(64), 1-6. https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3261

Gehlen, S. T., Strieder, R. B., Caramello, G. W., Feisel, R. A. B., & Halmenschlager, K. R. (2014) A inserção da abordagem temática em cursos de licenciatura em física em instituições de ensino superior. Revista Investigações em Ensino de Ciências – 19(1), pp. 217-238. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/104/75

Guerra, A. F. S., & Orsi, R. F. M. (2008). Tendências, abordagens e caminhos trilhados no processo de formação continuada em educação ambiental. Revista eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. v. especial, 28-45. https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3386/2032

Guimarães, S. S. M., & Inforsato, E. C. (2012). A percepção do professor de biologia e a sua formação: a educação ambiental em questão. Revista Ciência e Educação, 18(3), 737-754. http://old.scielo.br/pdf/ciedu/v18n3/16.pdf

Imperador, A. M., Botezelli, L., & Riondet-Costa, D. R.T. (2020). As comunidades tradicionais, o direito ambiental, o uso de recursos naturais e a educação ambiental em um contexto de impacto ambiental. In: C. Hayashi, D. S. Sardinha, L. Botezelli, P. A. Z. Pamplin. Ciências ambientais Gestão e Educação Ambiental. Ribeirão Preto, SP. (pp. 92-105). https://www.researchgate.net/publication/344190828_Ciencias_Ambientais_Gestao_e_Educacao_Ambiental

Junior, P. C. B., & Guimarães, D. A. A. (2003, 27 a 30 de julho). Educação ambiental nos cursos de licenciatura em ciências biológicas de algumas universidades federais brasileiras – o caso da UFPA. II Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: abordagens epistemológicas e metodológicas UFSCar – São Carlos. http://www.epea.tmp.br/epea2003_anais/pdfs/plenary/35.pdf

Lei nº. 9.795/99 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm.

Leite, D. A. R., & Silva, L. F. (2021, 15 de abril). Abordagens para a temática ambiental em cursos de licenciatura em Física. Revista Ciência & Educação, Bauru, 27, e21044, 1-18. https://doi.org/10.1590/1516-731320210044

Lopes, M. L. F. P., Silva, L. F., & Santos, J. R. (2019, 27 de maio). A temática ambiental e o processo educativo: significados elaborados por licenciandos de física, química, ciências biológicas e matemática. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, 12(1), 133-155. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p133

Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. (2020). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (208a ed.). https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724.

Miyazawa, G. C. M. C., Frenedozo, R. C., & Vieira, R. M. (2019). Inserção da Temática Ambiental em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Concepções dos Docentes e Suas Práticas Pedagógicas. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, 14(1), 89-110. https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol14.n1.p89-110

Moser, A. S., Gregório, A., Pires, A. C., & Moreira, A. L. O. R. (2020, 21 de agosto). Concepções de ambiente e educação ambiental de professores: o Padlet como uma ferramenta interativa. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, 15(5), 20-36. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10299

Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. São Paulo, 1(3), 1-5. https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf

Pereira, D. M. O., Bonifácio, F. A. M., Rabelo, J. P. M., Silva, L. F. P. M., Imperador, A. M. & Botezelli, L. (2020). Percepção dos discentes do programa de pós-graduação em ciências ambientais – PPGCA, sobre a educação ambiental. In: C. Hayashi, D. S. Sardinha, L. Botezelli, P. A. Z. Pamplin. Ciências ambientais Gestão e Educação Ambiental. Ribeirão Preto, SP. (pp.125-138). https://www.researchgate.net/publication/344190828_Ciencias_Ambientais_Gestao_e_Educacao_Ambiental

Rabelo, J. P. M., & Hayashi, C. (2020). Educação ambiental: aspectos gerais e inserção nos diferentes níveis de ensino. In: C. Hayashi, D. S. Sardinha, L. Botezelli, P. A. Z. Pamplin. Ciências ambientais Gestão e Educação Ambiental. Ribeirão Preto, SP. (pp. 139-152). https://www.researchgate.net/publication/344190828_Ciencias_Ambientais_Gestao_e_Educacao_Ambiental

Reigota, M. (2008). O que é educação ambiental. (2a ed.). Editora Brasiliense.

Reis, M., Oliveira, N. M., Perlingeiro, R. V., & Galieta, T. (2013, dezembro). A educação ambiental na formação inicial de professores de biologia: concepções, componentes curriculares e possibilidades de ações segundo os licenciandos. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, 6(3), 96-113. https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21145

Rezende, I. M. N., Coutinho, A. S., & Araújo, M. L. F. (2014). A formação de professores de ciências e biologia e a educação ambiental: desvelando concepções e papéis de licenciandos de uma universidade pública federal de Pernambuco. Revista Olhar de professor, Ponta Grossa, 17(2), 203-215. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0006

Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf.

Souza, A. S., Oliveira, G. S., & Alves, L. H. (2021, 08 de março). A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, 20(43), 64-83. https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336

Teixeira, L. A., & Tozoni-Reis, M. F. C. (2013, 07 a 10 de julho). A educação ambiental e a formação de professores: pensando a inserção da educação ambiental na escola pública. VII EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Rio Claro - SP. http://www.epea.tmp.br/epea2013_anais/pdfs/plenary/0107-1.pdf

Verona, M. F., & Júnior, Á. L. (2009, 30 de outubro a 2 de novembro). Concepções de educação ambiental e a formação inicial de Professores de ciências e biologia: uma análise da Universidade estadual de londrina (UEL/PR). V EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos - SP. http://www.epea.tmp.br/epea2009_anais/pdfs/plenary/T12.pdf

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Wagner, C., & Abreu Lima, R. (2022). A importância da temática ambiental para os cursos de Licenciatura em Ciências: uma revisão bibliográfica. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2338