Educação pública em Alagoas na perspectiva da economia comportamental: descrição do Programa Vem Que Dá Tempo
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2341Palavras-chave:
empurrões, desenvolvimento, desempenho educacionalResumo
O presente trabalho analisa, como objetivo principal, um programa de incentivo à educação no estado de Alagoas, tratando-se o conceito de economia comportamental nas políticas públicas, que atua com um incentivo para o aperfeiçoamento dos indicadores de educação, o Programa Vem Que Dá Tempo. A pesquisa tem como objetivos específicos: (1) explorar os resultados dos indicadores educacionais e humanos do Estado de Alagoas (2017-2022); (2) analisar a performance do Estado de Alagoas dentro do Programa Vem Que Dá Tempo da Secretaria de Educação (SEDUC) do Estado de Alagoas; (3) Avaliar o desempenho de Alagoas nos indicadores de taxa de alfabetização e escolarização da dimensão educação do IDH, comparando-se os indicadores antes e depois da implementação do programa; (4) construir conclusões e recomendações sobre o levantamento dos dados. Na metodologia realizamos o levantamento bibliográfico e, ainda, utilizamos de estatística descritiva, com a coleta de estatísticas a respeito de índices estaduais, obtidos do IDH e da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, para tratamento de dados secundários em um estudo de caso. Baseado no IDH evidenciou-se, de forma geral, projeção de avanço do programa, em relação a indicadores da dimensão Educação do IDH, onde tal política tem o potencial de alavancar ainda mais os indicadores, propiciando um esperado avanço no resultado do IDH, no período 2017-2022.
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