Behavioral economics in public policies: analysis of an incentive to education in The State of Alagoas

Authors

  • Jairo Menezes de Barros Junior Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-9558-7638
  • Rodrigo Vicente Dos Prazeres Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno Universidade Federal de Alagoas
  • Luciana Peixoto Santa Rita Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2341

Keywords:

nudges, development, educational performance

Abstract

The present work analyzes, as its main objective, an education incentive program in the state of Alagoas, dealing with the concept of behavioral economics in public policies, associating it with a public policy that acts as an incentive for the improvement of indicators of public education, the Vem que Dá Tempo Program. The research has the following specific objectives: (1) to analyze the theoretical framework on behavioral economics in public policies; (2) explore the results of educational and human indicators in the State of Alagoas (2017-2022); (3) to analyze the performance of the State of Alagoas within the Vem que Dá Tempo Program of the Department of Education (SEDUC) of the State of Alagoas; (4) Evaluate the performance of Alagoas in the indicators of the literacy rate and schooling of the education dimension of the HDI; (5) build conclusions and recommendations on the data collection. In terms of methodology, we carried out a bibliographic and documentary survey and also used descriptive statistics to process data and information from the HDI and from the Department of Education of the State of Alagoas, with the collection of statistics regarding state indices. Based on the HDI, it was evident, in general, the progress of the program, in relation to indicators of the Education dimension of the HDI, where such a policy has the potential to further leverage the indicators, providing an expected advance in the result of the HDI, in the period 2017-2022.

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Author Biographies

Jairo Menezes de Barros Junior, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFAL). Pós-graduado no curso MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Maurício de Nassau de Maceió. Bacharel em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau de Maceió. Atualmente é Coordenador de Relacionamento Institucional, Compras e Contratos no NTI/UFAL. Foi designado como Diretor do NTI/UFAL nos afastamentos do servidor titular nos anos de 2019 e 2020. Foi designado como Coordenador Administrativo da Unidade Educacional Viçosa da UFAL nas ferias da servidora titular no ano de 2018. Exerce o cargo de Administrador no NTI, servidor efetivo da Universidade Federal de Alagoas. Trabalhou como Assistente em Administração no SEBRAE-AL. Trabalhou como Assistente Administrativo na empresa Contact Cell. Foi estagiário do setor administrativo na empresa Cell Shop.

Rodrigo Vicente Dos Prazeres, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciencias Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (2009) e mestrado (2014) e doutorado (2019) em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (FEAC-UFAL) e líder do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Comportamento (NECC) e membro do Núcleo de Estudos em Sistemas Contábeis (NESC). Possui experiência em nível de graduação e pós-graduação latu sensu com finanças e contabilidade. Seus interesses em pesquisa são nas seguintes temáticas: Contabilidade para usários externos com ênfase em pronunciamentos contábeis e Finanças Corporativas e Comportamentais.

Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno, Universidade Federal de Alagoas

Mestrado em andamento no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP/UFAL. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete/MG, Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Paulista de Direito. Servidor de carreira da Secretária de Fazenda do Estado de Minas Gerais, onde ocupou diversos cargos de gestão, dentre eles a Superintendência de Gestão e Finanças. Foi Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerias - PRODEMGE. Atualmente é Secretário Especial de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Administração, Orçamento e Finanças, com ênfase em Administração Pública.

Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1994), Graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1994), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (1999), Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2004) e Pós-doutorado em Economia, área de Política Industrial no ISEG na Universidade de Lisboa (2021). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Avaliadora do Ministério da Educação e do ARCO-SUL. Pesquisadora da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas. Tem experiência nos seguintes temas: competitividade, indústria 4.0, politica industrial, política de inovação, perfil tecnológico, politica pública, política setorial e pesquisa industrial.

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Published

2022-10-10

How to Cite

Barros Junior, J. M. de, Dos Prazeres, R. V., Nepomuceno, G. A. P., & Santa Rita, L. P. (2022). Behavioral economics in public policies: analysis of an incentive to education in The State of Alagoas. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2341

Issue

Section

Dossiê Temático: Economia Política, Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional