Educação pública em Alagoas na perspectiva da economia comportamental: descrição do Programa Vem Que Dá Tempo
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2341Palabras clave:
empurrões, desenvolvimento, desempenho educacionalResumen
O presente trabalho analisa, como objetivo principal, um programa de incentivo à educação no estado de Alagoas, tratando-se o conceito de economia comportamental nas políticas públicas, que atua com um incentivo para o aperfeiçoamento dos indicadores de educação, o Programa Vem Que Dá Tempo. A pesquisa tem como objetivos específicos: (1) explorar os resultados dos indicadores educacionais e humanos do Estado de Alagoas (2017-2022); (2) analisar a performance do Estado de Alagoas dentro do Programa Vem Que Dá Tempo da Secretaria de Educação (SEDUC) do Estado de Alagoas; (3) Avaliar o desempenho de Alagoas nos indicadores de taxa de alfabetização e escolarização da dimensão educação do IDH, comparando-se os indicadores antes e depois da implementação do programa; (4) construir conclusões e recomendações sobre o levantamento dos dados. Na metodologia realizamos o levantamento bibliográfico e, ainda, utilizamos de estatística descritiva, com a coleta de estatísticas a respeito de índices estaduais, obtidos do IDH e da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, para tratamento de dados secundários em um estudo de caso. Baseado no IDH evidenciou-se, de forma geral, projeção de avanço do programa, em relação a indicadores da dimensão Educação do IDH, onde tal política tem o potencial de alavancar ainda mais os indicadores, propiciando um esperado avanço no resultado do IDH, no período 2017-2022.
Métricas
Citas
Akerlof, G. A., & Shiller, R. J. (2009). Animal spirits: How human psychology drives the economy, and why it matters for global capitalism. Princeton University Press.
Atlas Brasil. (2022). Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2017. http://www.atlasbrasil.org.br/.
Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. (3ª ed.). Edições 70.
Calvo, M. C. M. (2004). Estatística descritiva. UFSC.
Datta, S., & Mullainathan, S. (2014). Behavioral Design: A New Approach to Development Policy. Review of Income and Wealth, 60(1), 7–35. https://doi.org/10.1111/roiw.12093.
Decreto nº 75.700/2021, de 03 de setembro de 2021. (2021, 6 setembro). Regulamenta a Lei Estadual nº 8.470 de 16 de Julho de 2021, que instituiu o Programa Escola 10 – Vem Que Dá Tempo, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos – EJA do Estado de Alagoas, e dá outras providências. Estado de Alagoas. Diário Oficial do Estado de Alagoas: ano 108, nº 1652. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial.
Estado de Alagoas. (2022). Painel BI de Monitoramento Programa Vem Que Dá Tempo. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOTI3YzQwZTktNmUxZS00MjRkLThiYWItZmE4NGNkNWNkZDE1IiwidCI6ImNlMTdiNDVkLThmYjctNGYwMy05ZjRlLTYxMTBkMTAzZGI3NiJ9.
Faria, H. S., & Paiva, L. H. (2020). Um Empurrãozinho no Bolsa Família: uma Proposta de Uso de Ferramentas Comportamentais no Programa. Teoria e Prática em Administração, 10(2), 108–123. https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i2-50370.
Ferreira, H., Cassiolato, M., & Gonzalez, R. (2009). Como Elaborar Modelo Lógico de Programas: um roteiro básico (Nota Técnica), Brasília, DF, IPEA.
Gil, A. C. (2017). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. (6ª. ed.). Atlas.
Haq, M. U. (1995). Reflections on Human Development. New York: Oxford University Press.
IBGE. (2017). Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios Contínua – PNAD Contínua. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=20635&t=resultados.
IBGE. (2020a). Estimativas da população residente, com data de referência 1o de julho de 2020. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=resultados.
IBGE. (2020b). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=32275&t=resultados.
IBGE. (2021). Área territorial brasileira 2020. https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15761-areas-dos-municipios.html?t=acesso-ao-produto&c=27.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. (2019). Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados.
Kahneman, D. (2012). Rápido e Devagar: Duas formas de Pensar. Objetiva.
Kahneman, D., & Tversky, A. (1984). Choices, values, and frames. American Psychologist, 39(4), 341–350. https://doi.org/10.1037/0003-066X.39.4.341.
Keynes, J. M. (1936). The General Theory of Employment, Interest and Money. Cambridge: Macmillan Press.
Lei nº 8.470, de 16 de julho de 2021. (2021, 19 julho). Institui o Programa Escola 10 – Vem Que Dá tempo, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos – EJA do Estado de Alagoas, e dá outras Providências. Estado de Alagoas. Diário Oficial do Estado de Alagoas: ano 108, nº 1618. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial.
Lima, M., & Pacheco, Z. S. T. A. (2017). As políticas públicas e o direito à educação: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego versus Plano Nacional de Educação. Educação & Sociedade, 38(139), 489-504. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87351644013.
Mullainathan, S. (2006). Development Economics through the Lens of Psychology. Working Paper. Harvard University.
Portaria nº 016/2022, de 06 de janeiro de 2022. (2022, 06 janeiro). Dispõe sobre a designação e dispensa dos profissionais docentes do Programa Escola 10 - Vem Que Dá Tempo, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos - EJA do Estado de Alagoas, no âmbito da Administração Central, Gerências Regionais de Educação e Unidades de Ensino. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Diário Oficial do Estado de Alagoas: ano 110, nº 1731. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial.
Portaria nº 14.168/2021, de 16 de novembro de 2021. (2021, 17 novembro). Credenciamento das unidades e concessão das bolsas. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Diário Oficial do Estado de Alagoas: ano 108, nº 1699. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial.
Portaria nº 15.031/2021, de 14 de dezembro de 2021. (2021, 16 dezembro). Dispõe sobre a designação e dispensa dos profissionais docentes do Programa Escola 10 - Vem Que Dá Tempo, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos - EJA do Estado de Alagoas, no âmbito da Administração Central, Gerências Regionais de Educação e Unidades de Ensino. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Diário Oficial do Estado de Alagoas: ano 108, nº 1718. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial.
Portaria nº 15.180/2021, de 28 de dezembro de 2021. (2021, 29 dezembro). Dispõe sobre a designação e dispensa dos profissionais docentes do Programa Escola 10 – Vem Que Dá Tempo, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos – EJA do Estado de Alagoas, no âmbito da Administração Central, Gerências Regionais de Educação e Unidades de Ensino. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Diário Oficial do Estado de Alagoas: ano 108, nº 1726. https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. (2022). O que é o IDH. https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idh.html.
Ramiro, T., & Fernandez, R. G. (2017a). Economia comportamental como ferramenta de políticas públicas: analisando o Programa Bolsa Família. 4º Encontro Brasileiro de Economia e Finanças Comportamentais, 01-19. https://cef.fgv.br/sites/cef.fgv.br/files/11_economia_comportamental_como_ferramenta_de_politicas_publicas.pdf.
Ramiro, T., & Fernandez, R. G. (2017b). O nudge na prática: algumas aplicações do paternalismo libertário às políticas públicas. Textos de economia, 20(1), 01-18. https://doi.org/10.5007/2175-8085.2017v20n1p1.
Smarjassi, C., & Arzani, J. H. (2021). As políticas públicas e o direito à educação no Brasil: uma perspectiva histórica. Revista Educação Pública, 21(15), 1-4. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/15/as-politicas-publicas-e-o-direito-a-educacao-no-brasil-uma-perspectiva-historica
Sunstein, C. R., & Thaler, R. H. (2003). Libertarian Paternalism Is Not an Oxymoron. The University of Chicago Law Review, 70(4), 1159–1202. https://doi.org/10.2307/1600573.
Thaler, R. H. (2018). From Cashews to Nudges: The Evolution of Behavioral Economics. American Economic Review, 108(6), 1265–1287. https://doi.org/10.1257/aer.108.6.1265.
Thaler, R. H. (2019). Misbehaving - A construção da economia comportamental. (1ª. ed.). Intrínseca.
Thaler, R. H., & Sunstein, C. R. (2019). Nudge - como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade. (1ª. ed.). Objetiva.
Tversky, A., & Kahneman, D. (1974). Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. Science, 185(4157), 1124–1131. https://doi.org/10.1126/science.185.4157.1124.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jairo Menezes de Barros Junior, Rodrigo Vicente Dos Prazeres, Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno, Luciana Peixoto Santa Rita
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”