Educação pública em Alagoas na perspectiva da economia comportamental: descrição do Programa Vem Que Dá Tempo

Autores/as

  • Jairo Menezes de Barros Junior Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-9558-7638
  • Rodrigo Vicente Dos Prazeres Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno Universidade Federal de Alagoas
  • Luciana Peixoto Santa Rita Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2341

Palabras clave:

empurrões, desenvolvimento, desempenho educacional

Resumen

O presente trabalho analisa, como objetivo principal, um programa de incentivo à educação no estado de Alagoas, tratando-se o conceito de economia comportamental nas políticas públicas, que atua com um incentivo para o aperfeiçoamento dos indicadores de educação, o Programa Vem Que Dá Tempo. A pesquisa tem como objetivos específicos: (1) explorar os resultados dos indicadores educacionais e humanos do Estado de Alagoas (2017-2022); (2) analisar a performance do Estado de Alagoas dentro do Programa Vem Que Dá Tempo da Secretaria de Educação (SEDUC) do Estado de Alagoas; (3) Avaliar o desempenho de Alagoas nos indicadores de taxa de alfabetização e escolarização da dimensão educação do IDH, comparando-se os indicadores antes e depois da  implementação do programa; (4) construir conclusões e recomendações sobre o levantamento dos dados. Na metodologia realizamos o levantamento bibliográfico e, ainda, utilizamos de estatística descritiva, com a coleta de estatísticas a respeito de índices estaduais, obtidos do IDH e da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, para tratamento de dados secundários em um estudo de caso. Baseado no IDH evidenciou-se, de forma geral, projeção de avanço do programa, em relação a indicadores da dimensão Educação do IDH, onde tal política tem o potencial de alavancar ainda mais os indicadores, propiciando um esperado avanço no resultado do IDH, no período 2017-2022.

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Biografía del autor/a

Jairo Menezes de Barros Junior, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFAL). Pós-graduado no curso MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Maurício de Nassau de Maceió. Bacharel em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau de Maceió. Atualmente é Coordenador de Relacionamento Institucional, Compras e Contratos no NTI/UFAL. Foi designado como Diretor do NTI/UFAL nos afastamentos do servidor titular nos anos de 2019 e 2020. Foi designado como Coordenador Administrativo da Unidade Educacional Viçosa da UFAL nas ferias da servidora titular no ano de 2018. Exerce o cargo de Administrador no NTI, servidor efetivo da Universidade Federal de Alagoas. Trabalhou como Assistente em Administração no SEBRAE-AL. Trabalhou como Assistente Administrativo na empresa Contact Cell. Foi estagiário do setor administrativo na empresa Cell Shop.

Rodrigo Vicente Dos Prazeres, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciencias Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (2009) e mestrado (2014) e doutorado (2019) em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (FEAC-UFAL) e líder do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Comportamento (NECC) e membro do Núcleo de Estudos em Sistemas Contábeis (NESC). Possui experiência em nível de graduação e pós-graduação latu sensu com finanças e contabilidade. Seus interesses em pesquisa são nas seguintes temáticas: Contabilidade para usários externos com ênfase em pronunciamentos contábeis e Finanças Corporativas e Comportamentais.

Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno, Universidade Federal de Alagoas

Mestrado em andamento no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP/UFAL. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito Conselheiro Lafaiete/MG, Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Paulista de Direito. Servidor de carreira da Secretária de Fazenda do Estado de Minas Gerais, onde ocupou diversos cargos de gestão, dentre eles a Superintendência de Gestão e Finanças. Foi Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerias - PRODEMGE. Atualmente é Secretário Especial de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Administração, Orçamento e Finanças, com ênfase em Administração Pública.

Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1994), Graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1994), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (1999), Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2004) e Pós-doutorado em Economia, área de Política Industrial no ISEG na Universidade de Lisboa (2021). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Avaliadora do Ministério da Educação e do ARCO-SUL. Pesquisadora da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas. Tem experiência nos seguintes temas: competitividade, indústria 4.0, politica industrial, política de inovação, perfil tecnológico, politica pública, política setorial e pesquisa industrial.

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Archivos adicionales

Publicado

2022-10-10

Cómo citar

Barros Junior, J. M. de, Dos Prazeres, R. V., Nepomuceno, G. A. P., & Santa Rita, L. P. (2022). Educação pública em Alagoas na perspectiva da economia comportamental: descrição do Programa Vem Que Dá Tempo. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2341

Número

Sección

Dossiê Temático: Economia Política, Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional