Transtorno do Espectro Autista infantil e os desafios familiares: revisão integrativa de literatura

Autores

  • João Victor de Almeida Farias Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Kimmy Amâncio Silva Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Maiara Maria da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Noemi Thomé Mendes Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Rita Maria Santos Lima Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Thalia Lima da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Monique Carla da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2422

Palavras-chave:

TEA, Diagnóstico, Relações familiares

Resumo

O autismo infantil envolve alterações significativas nas áreas de socialização, cognição e comunicação, com quadros, muitas vezes persistentes e severos. Estes têm uma grande variação individual e exigem, com muita frequência, cuidados intensos por parte dos pais ou familiares, longos e permanentes períodos de dedicação integral. O estudo teve por objetivo investigar na literatura os desafios encontrados no cotidiano de famílias de crianças com TEA. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que utilizou as bases de dados SCIELO, LILACS e Google Acadêmico para a coleta dos dados. Por meio dos Descritores em Ciências da Saúde foram utilizados para a busca os termos “Transtorno do Espectro Autista”, “Diagnóstico" e Relações Familiares'', sendo que o primeiro termo foi cruzado com os demais. Os critérios de inclusão foram artigos na íntegra, publicados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, nos últimos quatro anos (2018 a 2022). A primeira busca registrou um achado de 115 artigos na base de dados LILACS e 22 artigos na base de dados SCIELO e 95 artigos no Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a um total de 9 artigos. Observou-se a partir das literaturas incluídas nesta revisão que o TEA pode afetar significativamente a rotina da família, devido ao aumento das dificuldades e incertezas que a família passa a ter após o diagnóstico. Considerando o impacto que as famílias vivenciam, é preciso que as dificuldades das mesmas sejam trabalhadas através de uma atenção especializada.

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Biografia do Autor

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil

Doutorado em Ciências 

Professora Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

de Almeida Farias, J. V. ., Amâncio Silva Silva, K., da Silva, M. M. ., Thomé Mendes, N. ., Maria Santos Lima, R., Lima da Silva, T., Carla da Silva, M., & Ribeiro, M. C. (2023). Transtorno do Espectro Autista infantil e os desafios familiares: revisão integrativa de literatura. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2422

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