Transtorno do Espectro Autista infantil e os desafios familiares: revisão integrativa de literatura

Autores

  • João Victor de Almeida Farias Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Kimmy Amâncio Silva Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Maiara Maria da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Noemi Thomé Mendes Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Rita Maria Santos Lima Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Thalia Lima da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Monique Carla da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2422

Palavras-chave:

TEA, Diagnóstico, Relações familiares

Resumo

O autismo infantil envolve alterações significativas nas áreas de socialização, cognição e comunicação, com quadros, muitas vezes persistentes e severos. Estes têm uma grande variação individual e exigem, com muita frequência, cuidados intensos por parte dos pais ou familiares, longos e permanentes períodos de dedicação integral. O estudo teve por objetivo investigar na literatura os desafios encontrados no cotidiano de famílias de crianças com TEA. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que utilizou as bases de dados SCIELO, LILACS e Google Acadêmico para a coleta dos dados. Por meio dos Descritores em Ciências da Saúde foram utilizados para a busca os termos “Transtorno do Espectro Autista”, “Diagnóstico" e Relações Familiares'', sendo que o primeiro termo foi cruzado com os demais. Os critérios de inclusão foram artigos na íntegra, publicados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, nos últimos quatro anos (2018 a 2022). A primeira busca registrou um achado de 115 artigos na base de dados LILACS e 22 artigos na base de dados SCIELO e 95 artigos no Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a um total de 9 artigos. Observou-se a partir das literaturas incluídas nesta revisão que o TEA pode afetar significativamente a rotina da família, devido ao aumento das dificuldades e incertezas que a família passa a ter após o diagnóstico. Considerando o impacto que as famílias vivenciam, é preciso que as dificuldades das mesmas sejam trabalhadas através de uma atenção especializada.

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Biografia do Autor

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil

Doutorado em Ciências 

Professora Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

de Almeida Farias, J. V. ., Amâncio Silva Silva, K., da Silva, M. M. ., Thomé Mendes, N. ., Maria Santos Lima, R., Lima da Silva, T., … Ribeiro, M. C. (2023). Transtorno do Espectro Autista infantil e os desafios familiares: revisão integrativa de literatura. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2422