Transtorno do Espectro Autista infantil e os desafios familiares: revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2422Palabras clave:
TEA, Diagnóstico, Relações familiaresResumen
O autismo infantil envolve alterações significativas nas áreas de socialização, cognição e comunicação, com quadros, muitas vezes persistentes e severos. Estes têm uma grande variação individual e exigem, com muita frequência, cuidados intensos por parte dos pais ou familiares, longos e permanentes períodos de dedicação integral. O estudo teve por objetivo investigar na literatura os desafios encontrados no cotidiano de famílias de crianças com TEA. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que utilizou as bases de dados SCIELO, LILACS e Google Acadêmico para a coleta dos dados. Por meio dos Descritores em Ciências da Saúde foram utilizados para a busca os termos “Transtorno do Espectro Autista”, “Diagnóstico" e Relações Familiares'', sendo que o primeiro termo foi cruzado com os demais. Os critérios de inclusão foram artigos na íntegra, publicados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, nos últimos quatro anos (2018 a 2022). A primeira busca registrou um achado de 115 artigos na base de dados LILACS e 22 artigos na base de dados SCIELO e 95 artigos no Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a um total de 9 artigos. Observou-se a partir das literaturas incluídas nesta revisão que o TEA pode afetar significativamente a rotina da família, devido ao aumento das dificuldades e incertezas que a família passa a ter após o diagnóstico. Considerando o impacto que as famílias vivenciam, é preciso que as dificuldades das mesmas sejam trabalhadas através de uma atenção especializada.
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