Transtorno do Espectro Autista infantil e os desafios familiares: revisão integrativa de literatura

Autores/as

  • João Victor de Almeida Farias Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Kimmy Amâncio Silva Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Maiara Maria da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Noemi Thomé Mendes Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Rita Maria Santos Lima Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Thalia Lima da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Monique Carla da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2422

Palabras clave:

TEA, Diagnóstico, Relações familiares

Resumen

O autismo infantil envolve alterações significativas nas áreas de socialização, cognição e comunicação, com quadros, muitas vezes persistentes e severos. Estes têm uma grande variação individual e exigem, com muita frequência, cuidados intensos por parte dos pais ou familiares, longos e permanentes períodos de dedicação integral. O estudo teve por objetivo investigar na literatura os desafios encontrados no cotidiano de famílias de crianças com TEA. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que utilizou as bases de dados SCIELO, LILACS e Google Acadêmico para a coleta dos dados. Por meio dos Descritores em Ciências da Saúde foram utilizados para a busca os termos “Transtorno do Espectro Autista”, “Diagnóstico" e Relações Familiares'', sendo que o primeiro termo foi cruzado com os demais. Os critérios de inclusão foram artigos na íntegra, publicados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, nos últimos quatro anos (2018 a 2022). A primeira busca registrou um achado de 115 artigos na base de dados LILACS e 22 artigos na base de dados SCIELO e 95 artigos no Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a um total de 9 artigos. Observou-se a partir das literaturas incluídas nesta revisão que o TEA pode afetar significativamente a rotina da família, devido ao aumento das dificuldades e incertezas que a família passa a ter após o diagnóstico. Considerando o impacto que as famílias vivenciam, é preciso que as dificuldades das mesmas sejam trabalhadas através de uma atenção especializada.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Maceió (AL), Brasil

Doutorado em Ciências 

Professora Titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Citas

Anjos, B. B. & Morais, N. A. (2021). As experiências de famílias com filhos autistas: uma revisão integrativa da literatura. Ciências Psicológicas, 15 (1), e-2347 Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S1688-42212021000101203&script=sci_abstract&tlng=pt; Acesso em: 17 de fev. de 2022.

Brasil. Ministério da Saúde. (org.). Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ms, 2015. 156 p.

Centers For Disease Control And Prevention (org.). New Autism Spectrum Disorder (ASD) reports show higher prevalence at age 8, more children identified by age 4 than previous reports. 2021. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/spanish/autism/index.html. Acesso em: 28 nov. 2022.

DSM-5. (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª ed. Porto Alegre: Artmed.

Gomes, P.T., Lima, L.H., Bueno, M.K., Araújo, L.A. & Souza, N.M. (2015). Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. Jornal de Pediatria (Rio de Janeiro), 91 (2), 111-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/wKsNY3ngvLDcRZ5bxWCn47v/?lang=en; Acesso em: 17 de fev. de 2022.

Hofzmann, R.R., Perondi, M., Menegaz, J., Lopes, S. G. R. & Borges, D.S. (2019). Experiencia dos familiares no convívio de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Enfermagem em Foco, 10 (2), 64-69 Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Autismo.pdf ; Acesso em: 17 de fev. de 2022.

Fonseca, L. K.R., et al. Influências do Transtorno do Espectro Autista nas relações familiares: revisão sistemática. v. 43 n. 2 (2019). Disponível em: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2019.v43.n2.a2983 Acesso em: 10 de nov.de 2022.

Maia, F. A., Almeida, M. T. C., Oliveira, L. M. M., Oliveira, S. L. N., Saeger, V. S. A., Oliveira, V. S. D. & Silveira, M. F. (2016). Importância do acolhimento de pais que tiveram diagnóstico do transtorno do espectro do autismo de um filho. Cadernos Saúde Coletiva, 24 (2), 228-234. https://doi.org/10.1590/1414-462X201600020282

Miele, F. G. & Amato, C. A. de la H. (2016). Transtono do espectro autista: qualidade de vida e estresse em cuidadores e/ou familiares - revisão de literatura. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 16(2), 89-102. https://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160010

Monhol, P. P., Jastrow, J. M. B., Soares, Y. N., Cunha, N. C. P., Pianissola, M. C., Ribeiro, L. Z., Santos, J. A. & Bezerra, I. M. P. (2021). Children with autistic spectrum disorder: perception and experience of families. Journal of Human Growth and Development, 31(2), 224-235. https://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.12224

Moraes, A. V. P. M., Bialer, M. M. & Lemer, R. (2021). Clínica e pesquisa do autismo: Olhar ético para o sofrimento da família. Psicologia em Estudo, 26, e48763. Disponível em:https://www.scielo.br/j/pe/a/QLHxBsqgcRpn8B3M4qJMsGP/abstract/?lang=pt; Acesso em: 25 de fev.de 2022.

Oliveira, E. S. B. (2018). Dificuldades vivenciadas por familiares de pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista: revisão narrativa. (Trabalho de Conclusão de Curso) Bacharelado em Enfermagem – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília. Recuperado em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/13018/1/21440171.pdf

Pinto, R. N. M., Torquato, I. M. B., Collet, N., Reichert, A.P. S., Souza Neto, V. L. & Saraiva, A. M. (2016). Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37 (3), e61572. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/Qp39NxcyXWj6N6DfdWWDDrR/?lang=pt; Acesso em: 5 de mar. de 2022.

Reis, M. C. da S. et al. Changes in Occupational Roles and Common Mental Disorders in Mothers of Children With Congenital Zika Syndrome. The American Journal Of Occupational Therapy, [S.L.], v. 74, n. 1, p. 1-5, 25 out. 2019. AOTA Press. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2019.035972.

Sousa , W. A. de ., & Duarte, R. C. C. . (2022). Analysis of the impacts of the autism spectrum diagnosis in the family environment: challenges and possibilities. Research, Society and Development, 11(14), e152111435647. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i14.35647

Wallis, K. E., Guthrie, W., Bennett, A. E., Gerdes, M., Levy, S. E., Mandel, D. S. & Miller, J. S. (2020). Adherence to screening and referral guidelines for autism spectrum disorder in toddlers in pediatric primary care. Plos One, 15, (5), 1-17 http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0232335. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0232335. Acesso em: 27 fev 2021

Publicado

2023-01-10

Cómo citar

de Almeida Farias, J. V. ., Amâncio Silva Silva, K., da Silva, M. M. ., Thomé Mendes, N. ., Maria Santos Lima, R., Lima da Silva, T., … Ribeiro, M. C. (2023). Transtorno do Espectro Autista infantil e os desafios familiares: revisão integrativa de literatura. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2422