COVID-19: uma doença que abalou a educação básica e superior
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2437Palavras-chave:
Educação básica e superior, Ensino remoto, PandemiaResumo
A doença COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, obrigou a transformar o modo de ensino presencial para virtual nas instituições de ensino ao redor do mundo. Isto por que, esse vírus apresenta um elevado potencial de contágio e pode causar infecção gravíssima. Esta problemática estava associada a não existência de qualquer tratamento ou vacina eficaz para combater o vírus e, portanto, a solução foi o isolamento social, que na educação, trouxe o modo remoto de ensino para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desta revisão é trazer ao leitor uma visão geral dos impactos da pandemia por COVID-19, na educação básica e superior. Assim, esta revisão trás um panorama do que há na literatura, acerca dos impactos para a Educação Básica e superior decorrentes da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. È claro, que recorrer a educação a distância foi a melhor saída para não cancelar o processo educacional por tempo, até então, indeterminado, porém algumas fragilidades e consequências surgiram. Á exemplo, o acesso desigual a uma conexão com a Internet, o que resulta em uma distribuição desigual de recursos e estratégias, afetando principalmente pessoas de baixa renda ou mais vulneráveis. Esta crise oferece uma oportunidade sem precedentes, para que o Estado passe a gerir planejando maneiras eficazes e seguras, para atuar em situações atípicas e calamitosas.
Métricas
Referências
Araújo, Z.T.S., S Cavalcanti, A. L. L. A., Pádua, C. A. L. O., & A França-Carvalho, A. D. (2020). Ensino remoto e avaliação da aprendizagem: estratégias adotadas por professores da rede de ensino da educação básica no Piauí. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora.
Barreto, J.S., Marília R.O.R.M.A., & da Cunha, C.A. Pandemia da covid-19 e os impactos na educação. Revista JRG De Estudos Acadêmicos, 3(7), 792–805.
Carmo, R. O. S., & Franco, A. P. (2019). Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professor universitários na educação a distância [From face-to-face teaching to online teaching: the learning of university teachers in distance education. Educação em. revista., 35.
Chaquime, L. P., & Mill, D. (2016). Dilemas da docência na educação a distância: um estudo sobre o desenvolvimento profissional na perspectiva dos tutores da Rede e-Tec Brasil [Dilemmas of techaing in distance education: a study about professional development under the perspective of tutors of the e-Tec Brazil Network]. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 97(245): 117-130.
Cordeiro, Karolina Maria de Araújo. (2020). O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino.
Federative Republic of Brazil (2020). Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19 [Ordinance Nº 343 of March 17, 2020. Provides for the replacement of face-to-face classes by classes in digital media for the duration of the pandemic situation of the novel Coronavírus – COVID-19].
Fontana, M.I;., Rosa, M.A., & Kauchakje, S. A educação sob o impacto da pandemia Covid-19: uma discussão da literatura. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (Sup.), dezembro, 2020.
Garcia, J.; & Garcia, N. F. (2020). Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 55, p. 1-14, e18870, out./dez..
Grossi, M. G. R., Minoda, D. DE S. M., & Fonseca, R. G. P. (2020). Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 150-170.
INEP. (2019). Sinopses Estatísticas do Censo da Educação Superior: 2018, Brasília,.
Lopes, R. P., & Fürkotter, M. (2016). Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto [Initial teacher’s training in times od DTIC: An open question]. Educ. rev., 32(4): 269-296.
Mancebo, D. (2020). Pandemic and Higher Education in Brazil. Revista Eletrônica de Educação, 14, 1-14
Marinoni, G., Land, H. V., & Jensen, T. (2020). The impact of covid-19 on higher education around the world. International Association of Universities (IAU).
Miller, M. D. (2016). Online Learning: Does It Work? In Minds Online: Teaching Effectively with Technology (pp. 19-41). Harvard University Press.
Organização Das Nações Unidas para educação, ciência e cultura-unesco. 2020. covid-19 and higher education: Today and tomorrow.
Pan American Health Organization (2020). Folha Informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Factsheet – COVID-19 (illness caused by the novel coronavirus)].
Pinto, F. R. M. (2020). covid-19: A new crisis that reinforce inequality in higher education in Brazil.
Rosa, R. (2013). Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias [Teaching work: difficulties pointed out by teachers in the use of technologies]. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, 1(1): 214-227.
Sahu, P. (2020). Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Impact on Education and Mental Health of Students and Academic Staff. Cureus 12(4).
Senhoras, E. M. (2020). Impactos da pandemia da covid-19 na educação. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora.
Tripathi, S. K., & Amann, W. C. (2020). covid-19 and Higher Education: Learning to Unlearn to Create Education for the Future. UNITED NATIONS.
Veiga, S. A., Toledo, H. S., & Portilho, T. G. (2020). Ensino remoto: quais foram os impactos na vida das pessoas que compõem o processo de ensino aprendizagem? Taubate/SP SETEMBRO.
Vibha Prabhu, A. N., Kamath, G. B., & Pai, D. V. (2020). Keeping the country positive during the COVID 19 pandemic: Evidence from India. Asian journal of psychiatry, 51.
Vieira, L., & Ricci, M. C. C. (2020). A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC. EDITORIAL DE ABRIL.
Wordlometer (2020). COVID-19 Coronavirus Pandemic. Dashboard [dedicated webpage].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edjane Vieira Pires, Wéllina Ribeiro Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”