Tecnologia e Subjetividade
Representações Sociais de Tecnologias Digitais compartilhadas no enfrentamento à pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2458Palavras-chave:
Recursos digitais, licenciandos em Pedagogia, crise sanitáriaResumo
A pesquisa teve por objetivo identificar representações sociais de tecnologias digitais da informação e comunicação compartilhadas por licenciandos/as em pedagogia, perpassados/as pelo contexto da pandemia em sua formação inicial. Por seu caráter cognitivo e subjetivo o campo teórico que ampara o estudo é a Teoria das Representações Sociais. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou a Técnica de Associação Livre de Palavras Hierarquizadas (ABRIC, 2005), estratégia de recolha que condiciona os/as respondentes a uma hierarquização dos termos a partir da sua importância na representação deste grupo. Os resultados apresentaram a internet, o computador, o celular e a inovação como possíveis componentes do núcleo central da representação social compartilhada pelo grupo de estudantes, enquanto a dificuldade, aprendizagem, distance learning, adaptação, educação, recurso, acesso, conexão, ferramentas, Google Meet, Google Classroom, desafio e desigualdade figuram no campo da periferia desta representação. Além disso, a produção e reprodução dessas representações sociais estaria vinculada a momentos de tensão, pouca conexão com tecnologias, distância e desigualdade social.Métricas
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