Tecnologia e Subjetividade

Representações Sociais de Tecnologias Digitais compartilhadas no enfrentamento à pandemia da Covid-19

Autores

  • Virgínia Renata Vilar da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Viviane de Bona Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2458

Palavras-chave:

Recursos digitais, licenciandos em Pedagogia, crise sanitária

Resumo

A pesquisa teve por objetivo identificar representações sociais de tecnologias digitais da informação e comunicação compartilhadas por licenciandos/as em pedagogia, perpassados/as pelo contexto da pandemia em sua formação inicial. Por seu caráter cognitivo e subjetivo o campo teórico que ampara o estudo é a Teoria das Representações Sociais. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou a Técnica de Associação Livre de Palavras Hierarquizadas (ABRIC, 2005), estratégia de recolha que condiciona os/as respondentes a uma hierarquização dos termos a partir da sua importância na representação deste grupo. Os resultados apresentaram a internet, o computador, o celular e a inovação como possíveis componentes do núcleo central da representação social compartilhada pelo grupo de estudantes, enquanto a dificuldade, aprendizagem, distance learning, adaptação, educação, recurso, acesso, conexão, ferramentas, Google Meet, Google Classroom, desafio e desigualdade figuram no campo da periferia desta representação. Além disso, a produção e reprodução dessas representações sociais estaria vinculada a momentos de tensão, pouca conexão com tecnologias, distância e desigualdade social.

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Biografia do Autor

Virgínia Renata Vilar da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil.

Viviane de Bona, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia (2004) e especialização em Prática Escolar Numa Visão Psicopedagógica pela Faculdades Integradas Facvest (2004). Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (2010) e Doutorado em Educação (2014) pela UFPE. Atualmente é professora do Centro de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) e Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica (MPEB) da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI). Coordenadora do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Pedagógicos Inclusivos (LIPLEI). Tem experiência na área de Educação, com foco principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, processos de ensino-aprendizagem, processos formativos em espaços não escolares, infância contemporânea e representações sociais.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Vilar da Silva, V. R., & de Bona, V. (2023). Tecnologia e Subjetividade: Representações Sociais de Tecnologias Digitais compartilhadas no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Diversitas Journal, 8(2), 953–964. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2458