A percepção dos estudantes do ensino superior sobre a importância das exsicatas para a identificação taxonômica vegetal

Autores

  • Igor Tourinho dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Alexander da Silva Patrício Universidade Federal do Amazonas
  • Carlos Cavalcante de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Margred de Lima Ramos Universidade Federal do Amazonas
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2461

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Taxonomia, Amazonas

Resumo

O ensino de Botânica, por sua vez, se dá de forma desarticulada e despromovido de contextualização, em umaabordagem que dificulta adequada aprendizagem dos seus conceitos. Nesse sentido, pensar e estruturar estratégias de enfretamento de tais dificuldades, é indispensável na produção de uma relação de aprendizagem dentro das Ciências e Biologia que consiga fomentar aprendizagem de Botânica. Com isso, o presente trabalho objetivou-se reconhecer a importância das coleções botânicas no ensino de Taxonomia vegetal para alunos de graduação em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A pesquisa foi realizada no Instituto de Natureza e Cultura – INC/UFAM no município de Benjamin Constant - AM, sendo elaborados e aplicados um questionário para 20 alunos do 6º período dos cursos abordando o conhecimento popular com o conhecimento científico e a importância da identificação de espécies vegetais. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que os questionários apresentaram um retorno positivo no conhecimento dos discentes sobre as técnicas de exsicatas, uma vez que todos os alunos souberam responder o conceito e os procedimentos metodológicos científicos necessários. Porém, apenas 75% dos alunos tem conhecimento sobre o armazenamento de exsicatas presente na instituição de ensino, mostrando que ainda há alunos que desconhecem este âmbito de suma importância na área específica da Botânica. Vale ressaltar que os alunos citaram que as exsicatas ou amostras de plantas são de grande importância, já que isso serve como identificação de plantas ou espécies e a partir das exsicatas é possível realizar trabalhos científicos ou até mesmo compará-las com outras espécies vegetais. Sendo assim, essa pesquisa de fundamental importância para melhor entendimento das exsicatas e identificação botânica no atual contexto que a universidade de estudo se encontra, na tríplice fronteira Brasil x Peru x Colômbia, nos fez repensar a forma de abordagem do conteúdo de botânica, para que o aluno se interesse pelo mesmo e não perpetue a “cegueira botânica”, bem como possibilitar a percepção da importância das plantas no seu cotidiano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Igor Tourinho dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas. 

Alexander da Silva Patrício, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Carlos Cavalcante de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Margred de Lima Ramos, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas

Vinculado à Universidade Federal do Amazonas.

Referências

Alves, L. C., Lima, R. A. (2022). Bingo Celular: O lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Diversitas Journal, 7(4), 2870-2979. 2022. https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2315/1798

Cavalcante, F. S., Freitas, J. F., Couto, C. A., Tavares, G. S. B., Nogueira, P. G., Lima, R. A. (2018). DNA vegetal na sala de aula: o ensino-aprendizagem em botânica. RECH - Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem-Estar, 1(1), 176-191. 2018. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/4762

Faria, M. T., Vilhalva, D. A. (2016). Importância das aulas práticas na disciplina de anatomia Vegetal: descrição da anatomia foliar e histoquímica de Plectranthus barbatus Andrews (Lamiaceae). Revista Eletrônica de Educação da Faculdade UniAraguaia, 10(10), 214-223. 2016. https://www.fara.edu.br/sipe/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/465

Krasilchik, M. (2004). Prática de ensino de Biologia. (4ª ed). São Paulo: EDUSP.

Krasilchik, M. (2008). Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP.

Lima, R. A., Saldanha, L. S., Cavalcante, F. S., Pinto, M. N., Moura, O. S. (2020). O estudo das briófitas numa escola pública de Humaitá. Revista Educamazônia, 24(1), 218-232. 2020. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7675

Lucas, F. C. A., Lobato, G. J. M., Leão, V. M., Mesquita, U. O., Santos, S. F. (2017). Ressignificação das aulas de botânica na escola: sensibilização e valorização da biodiversidade amazônica. Revista Espacios, 38(35), 21-35. 2017. https://www.revistaespacios.com/a17v38n35/a17v38n35p21.pdf

Melo, E. A., Abreu, F. F., Andrade, A. B., Araújo, M. I. O. (2012). A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, 8(10), 1-8. 2012. https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/492/575

Monteiro, S. S., Siani, A. C. (2013). A Conservação de Exsicatas em Herbários: Contribuição ao Manejo e Preservação. Revista Fitos, 4(2), 24-37. 2013. https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/95

Moura, O. S., Gonçalves, J. S., Lima, R. A., Gorod, J. D., Gonçalves, J. M. (2021). Herbário COOE: importância como ferramenta de estudo e conservação da biodiversidade vegetal de Rondônia. Revista Educamazônia, 8(1), 183-199. 2021. https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/8411

Neves, A., Bündchen, M., Lisboa, C. P. (2019). Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação? Ciência & Educação, 25(3), 745-762. 2019. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/xQNBfh3N6bdZ6JKfyGyCffQ/?format=pdf&lang=pt

Paes, L. S., Lima, D. C. F., Marques, J. D. O., Azevedo, R. O. M., Barbosa, T. J. V. B. (2015). Atividades didáticas para o ensino da classificação das plantas no sétimo ano do ensino fundamental. Investigação Qualitativa em Educação, 2(1), 123-128. 2015. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/228/224

Peixoto, A. L., Morim, M. P. (2003). Coleções botânicas: documentação da biodiversidade brasileira. Ciência & Cultura, 55(3), 21-24. 2003. http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252003000300016

Salantino, A., Buckeridge, M. (2016). Mas de que te serve saber botânica? Estudos Avançados, 30(87), 177-196. 2016. https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/119122

Silva, J. R., Almeida, W. A., Lima, R. A. (2019). Biomas brasileiros: um jogo educativo para o ensino fundamental em uma escola pública no Alto Solimões. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1), 408-417. 2019. https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2338/1578

Souza, H. N., Lima, R. A. (2021). Um estudo da cegueira botânica nos livros didáticos do ensino médio em escolas públicas de Humaitá-AM, Brasil. Revista Educamazônia, 15(2), 31-45. 2021. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/10195

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Tourinho dos Santos, I., da Silva Patrício, A., Cavalcante de Oliveira, C., de Lima Ramos, M., & Abreu Lima, R. (2023). A percepção dos estudantes do ensino superior sobre a importância das exsicatas para a identificação taxonômica vegetal. Diversitas Journal, 8(2), 1074–1082. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2461

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)