A percepção dos estudantes do ensino superior sobre a importância das exsicatas para a identificação taxonômica vegetal
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2461Palabras clave:
Ensino de Botânica, Taxonomia, AmazonasResumen
O ensino de Botânica, por sua vez, se dá de forma desarticulada e despromovido de contextualização, em umaabordagem que dificulta adequada aprendizagem dos seus conceitos. Nesse sentido, pensar e estruturar estratégias de enfretamento de tais dificuldades, é indispensável na produção de uma relação de aprendizagem dentro das Ciências e Biologia que consiga fomentar aprendizagem de Botânica. Com isso, o presente trabalho objetivou-se reconhecer a importância das coleções botânicas no ensino de Taxonomia vegetal para alunos de graduação em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A pesquisa foi realizada no Instituto de Natureza e Cultura – INC/UFAM no município de Benjamin Constant - AM, sendo elaborados e aplicados um questionário para 20 alunos do 6º período dos cursos abordando o conhecimento popular com o conhecimento científico e a importância da identificação de espécies vegetais. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que os questionários apresentaram um retorno positivo no conhecimento dos discentes sobre as técnicas de exsicatas, uma vez que todos os alunos souberam responder o conceito e os procedimentos metodológicos científicos necessários. Porém, apenas 75% dos alunos tem conhecimento sobre o armazenamento de exsicatas presente na instituição de ensino, mostrando que ainda há alunos que desconhecem este âmbito de suma importância na área específica da Botânica. Vale ressaltar que os alunos citaram que as exsicatas ou amostras de plantas são de grande importância, já que isso serve como identificação de plantas ou espécies e a partir das exsicatas é possível realizar trabalhos científicos ou até mesmo compará-las com outras espécies vegetais. Sendo assim, essa pesquisa de fundamental importância para melhor entendimento das exsicatas e identificação botânica no atual contexto que a universidade de estudo se encontra, na tríplice fronteira Brasil x Peru x Colômbia, nos fez repensar a forma de abordagem do conteúdo de botânica, para que o aluno se interesse pelo mesmo e não perpetue a “cegueira botânica”, bem como possibilitar a percepção da importância das plantas no seu cotidiano.
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