Pegada Hídrica do Projeto Horta na Escola

Uma Perspectiva Inclusiva no Ensino de Ciências Ambientais

Autores

  • Cicera Maria do Carmo da Silva Lira Creator Christian University
  • José Macio Rodrigues Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-4923-0427

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2466

Palavras-chave:

Economia de água, Compostagem orgânica, Sustentabilidade

Resumo

O projeto horta na escola: uma perspectiva inclusiva no ensino de ciências ambientais, produzido no curso de mestrado PROFCIAMB ,Campus UFPE, traz uma dinâmica integradora entre alunos, funcionários, equipe de AEE e professores, tendo como produto uma sequência didática que pretende incluir os alunos com deficiência no ensino de Ciências Ambientais, culminando em uma horta que produzirá hortaliças e verduras a serem utilizadas na merenda escolar; pretende expor para comunidade educacional que é possívelter uma horta na instituição que seja multidisciplinar, sustentável e econômica , pois através da captação da água da chuva e compostagem orgânica , terá o mínimo de uso da água paga. A escola a ser aplicada o projeto, experienciou duas hortas as quais utilizava água do sistema de abastecimento, tendo gasto financeiro elevado, estimando o gasto do líquido da horta deste projeto com as outras já realizadas na escola por programas educacionais , podemos verificar que teremos uma redução significativa no uso da água paga ; a pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, funcionários da escola foram entrevistados sobre o consumo nas hortas antigas e com o estudo bibliográfico podemos perceber que pode-se ter um produto sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cicera Maria do Carmo da Silva Lira, Creator Christian University

Creator Christian University. Estados Unidos.

José Macio Rodrigues Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Referências

ANEEL/ANA. (2001). Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos.Brasília.https://www.yumpu.com/pt/document/view/39990810/introducao-ao-gerenciamento-de-recursos-hidricos-aneel

Barbosa, N. V. S., Chagas, C. M. dos S.(2009). Alimentação e nutrição: caminhos para uma vida saudável. Brasília: FNDE; MEC; FAO, (Caderno, 3).

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental.(1998).PCN -Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental.

FNDE. (2008). Horta escolar ajuda a formar crianças mais saudáveis e conscientes. http://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/850-horta-escolar-ajuda-a-formar-crian%EF%BF%BDasmais-saud%EF%BF%BDveis-e-conscientes.

Hoekstra, A. Y., Huang, P. Q.(2022,September). Virtual water trade: A quantification of virtual water flows between nations in relation to international crop trade.

UNESCO-IHE. v.11 p.66. http://cdm21063.contentdm.oclc.org/cdm/ref/collection/p21063coll3/id/1032

Jaques, R. C. (2005). Qualidade da água de chuva no município de Florianópolis e sua potencialidade para aproveitamento em edificações.Dissertação Mestrado em Engenharia Ambiental. Universidade Federal de Santa Catarina –SC.

Machado, F. O., Cordeiro, J. S.(2012). Aproveitamento das águas pluviais: uma proposta sustentável. http://www.hidro.ufcg.edu.br/twiki/pub/ChuvaNet/ChuvaMaterialDidatico/270.Pdf

Mauricio, J.T.(2008). Aprender brincando: O lúdico na aprendizagem. http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=9.

Minayo, M. C. de S.(1997). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.(7ª ed.). Vozes.

Oel, P. R. V.,Mekonnen, M. M., Hoekstra, A. Y. (2009,15 November).The external water footprint of the Netherlands: Geographically explicit quantification and impact assessment. Ecological Economics, v.69, pp.82-92.https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2009.07.014

Oliveira,Z. M. R. (2010). Educação Infantil fundamentos e métodos. (5ªed.). Cortez.

Romaguera, M.,Hoekstra, A. Y., Krol, M. S.,Salama, M. S.(2010,10 February).Potencialof using remote sensing techniques for global assessment of water footprint of crops. Journal Remote Sensing, v.2, pp.1177-1196.https://doi.org/10.3390/rs2041177

Tundisi, J. G.(2003). Água no século XXI -enfrentando a escassez.Rima.UnitedNations. (2020).Sustainable development goals.https://sdgs.un.org/.Waldman.M. (2013).Água no século XXI:Recurso precioso e estratégico.

Kotev.Waldman.M.(2017).Crise hídrica: a persistência do controle desagregador do Estado.

Kotev. Zhao. X.,Chen, B.,Yang.Z. F.(2009,24 January). National water footprint in an input–output framework-A case study of China 2002. Ecological Modeling, v.220, pp.245-253. https://doi.org/10.1016/j.ecolmodel.2008.09.016

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Lira, C. M. do C. da S., & Ribeiro, J. M. R. (2024). Pegada Hídrica do Projeto Horta na Escola: Uma Perspectiva Inclusiva no Ensino de Ciências Ambientais. Diversitas Journal, 9(1), 98–107. https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2466