Pegada Hídrica do Projeto Horta na Escola
Uma Perspectiva Inclusiva no Ensino de Ciências Ambientais
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2466Palabras clave:
Economia de água, Compostagem orgânica, SustentabilidadeResumen
O projeto horta na escola: uma perspectiva inclusiva no ensino de ciências ambientais, produzido no curso de mestrado PROFCIAMB ,Campus UFPE, traz uma dinâmica integradora entre alunos, funcionários, equipe de AEE e professores, tendo como produto uma sequência didática que pretende incluir os alunos com deficiência no ensino de Ciências Ambientais, culminando em uma horta que produzirá hortaliças e verduras a serem utilizadas na merenda escolar; pretende expor para comunidade educacional que é possívelter uma horta na instituição que seja multidisciplinar, sustentável e econômica , pois através da captação da água da chuva e compostagem orgânica , terá o mínimo de uso da água paga. A escola a ser aplicada o projeto, experienciou duas hortas as quais utilizava água do sistema de abastecimento, tendo gasto financeiro elevado, estimando o gasto do líquido da horta deste projeto com as outras já realizadas na escola por programas educacionais , podemos verificar que teremos uma redução significativa no uso da água paga ; a pesquisa possui abordagem quali-quantitativa, funcionários da escola foram entrevistados sobre o consumo nas hortas antigas e com o estudo bibliográfico podemos perceber que pode-se ter um produto sustentável.
Métricas
Citas
ANEEL/ANA. (2001). Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos.Brasília.https://www.yumpu.com/pt/document/view/39990810/introducao-ao-gerenciamento-de-recursos-hidricos-aneel
Barbosa, N. V. S., Chagas, C. M. dos S.(2009). Alimentação e nutrição: caminhos para uma vida saudável. Brasília: FNDE; MEC; FAO, (Caderno, 3).
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental.(1998).PCN -Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental.
FNDE. (2008). Horta escolar ajuda a formar crianças mais saudáveis e conscientes. http://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/850-horta-escolar-ajuda-a-formar-crian%EF%BF%BDasmais-saud%EF%BF%BDveis-e-conscientes.
Hoekstra, A. Y., Huang, P. Q.(2022,September). Virtual water trade: A quantification of virtual water flows between nations in relation to international crop trade.
UNESCO-IHE. v.11 p.66. http://cdm21063.contentdm.oclc.org/cdm/ref/collection/p21063coll3/id/1032
Jaques, R. C. (2005). Qualidade da água de chuva no município de Florianópolis e sua potencialidade para aproveitamento em edificações.Dissertação Mestrado em Engenharia Ambiental. Universidade Federal de Santa Catarina –SC.
Machado, F. O., Cordeiro, J. S.(2012). Aproveitamento das águas pluviais: uma proposta sustentável. http://www.hidro.ufcg.edu.br/twiki/pub/ChuvaNet/ChuvaMaterialDidatico/270.Pdf
Mauricio, J.T.(2008). Aprender brincando: O lúdico na aprendizagem. http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=9.
Minayo, M. C. de S.(1997). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.(7ª ed.). Vozes.
Oel, P. R. V.,Mekonnen, M. M., Hoekstra, A. Y. (2009,15 November).The external water footprint of the Netherlands: Geographically explicit quantification and impact assessment. Ecological Economics, v.69, pp.82-92.https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2009.07.014
Oliveira,Z. M. R. (2010). Educação Infantil fundamentos e métodos. (5ªed.). Cortez.
Romaguera, M.,Hoekstra, A. Y., Krol, M. S.,Salama, M. S.(2010,10 February).Potencialof using remote sensing techniques for global assessment of water footprint of crops. Journal Remote Sensing, v.2, pp.1177-1196.https://doi.org/10.3390/rs2041177
Tundisi, J. G.(2003). Água no século XXI -enfrentando a escassez.Rima.UnitedNations. (2020).Sustainable development goals.https://sdgs.un.org/.Waldman.M. (2013).Água no século XXI:Recurso precioso e estratégico.
Kotev.Waldman.M.(2017).Crise hídrica: a persistência do controle desagregador do Estado.
Kotev. Zhao. X.,Chen, B.,Yang.Z. F.(2009,24 January). National water footprint in an input–output framework-A case study of China 2002. Ecological Modeling, v.220, pp.245-253. https://doi.org/10.1016/j.ecolmodel.2008.09.016
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cicera Maria do Carmo da Silva Lira, José Macio Rodrigues Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”