Ciranda Pedagógica na Educação Infantil

Desafios e Possibilidades

Autores

  • Salésia Maria Cavalcante Santos Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude
  • Maria Lúcia Bezerra de França Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude
  • João Ferreira da Silva Neto Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2474

Palavras-chave:

Crianças, experiências, formação continuada

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo descrever a proposta pedagógica de formação dos profissionais da Educação Infantil da rede pública municipal de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil, identificando desafios e possibilidades. Baseado nas bases legais e em estudos sobre o desenvolvimento infantil, sistematizou-se um caderno pedagógico, que apresenta toda proposta de formação continuada para o ano de 2022, e desenvolveu-se a observação da prática didático-pedagógica dos profissionais, por meio de visitas às escolas e de constantes reuniões. A análise dos dados delimitou-se às observações realizadas nas escolas e a escuta de coordenadores e professores deste nível de ensino durante duas reuniões. Os resultados revelam que a produção de experiências significativas para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, apontando para a compreensão de uma formação contínua que permite enfrentar os desafios e abrir possibilidades de transformação. Releva-se ainda a importância da continuidade de investigações sobre propostas formativas para que a relação entre o que se planeja e o que se faz, em termos de ação pedagógica, torne-se algo real e efetivo.

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Biografia do Autor

Salésia Maria Cavalcante Santos, Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (SEMEDE) de de Palmeira dos Índios, AL, Brasil.

Maria Lúcia Bezerra de França, Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (SEMEDE) de de Palmeira dos Índios, AL, Brasil.

João Ferreira da Silva Neto, Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2021); Mestre em Educação Matemática e Tecnológica na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012); possui Especialização em Programação do Ensino da Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE- (2000); é graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (1998). Atualmente, é professor adjunto do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Alagoas e diretor de gestão pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude de Palmeira dos Índios - AL. Tem experiência em Educação Matemática, com ênfase na área de Prática Docente e Formação de Professores de Matemática.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Cavalcante Santos, S. M., Bezerra de França, M. L., & Ferreira da Silva Neto, J. (2023). Ciranda Pedagógica na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades. Diversitas Journal, 8(2), 1096–1105. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2474