Ciranda Pedagógica na Educação Infantil
Desafios e Possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2474Palabras clave:
Crianças, experiências, formação continuadaResumen
Esse trabalho tem por objetivo descrever a proposta pedagógica de formação dos profissionais da Educação Infantil da rede pública municipal de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil, identificando desafios e possibilidades. Baseado nas bases legais e em estudos sobre o desenvolvimento infantil, sistematizou-se um caderno pedagógico, que apresenta toda proposta de formação continuada para o ano de 2022, e desenvolveu-se a observação da prática didático-pedagógica dos profissionais, por meio de visitas às escolas e de constantes reuniões. A análise dos dados delimitou-se às observações realizadas nas escolas e a escuta de coordenadores e professores deste nível de ensino durante duas reuniões. Os resultados revelam que a produção de experiências significativas para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, apontando para a compreensão de uma formação contínua que permite enfrentar os desafios e abrir possibilidades de transformação. Releva-se ainda a importância da continuidade de investigações sobre propostas formativas para que a relação entre o que se planeja e o que se faz, em termos de ação pedagógica, torne-se algo real e efetivo.Métricas
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