Uso da metodologia box-Jenkins para previsão da demanda mensal de clientes em uma agência da Caixa Econômica Federal

Autores

  • Jonas Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil
  • thyago Celso Cavalcante Nepomuceno Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil
  • Naialy Patricia Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2517

Palavras-chave:

Análise de Dados, Econometria de Séries Temporais, ARIMA, Modelos de Previsão, Banco, Caixa Econômica Federal

Resumo

A gestão de filas no serviço bancário é um desafio atual e recorrente que unidades de atendimento enfrentam diariamente em tempos modernos, e em especial nas agências da Caixa Econômica Federais, devido seu perfil e missão social, tal problemática é bastante relevante ao afetar a qualidade de vida de clientes e empregados, levando a efeitos em escala onde demandas simples podem resultar em horas de espera, situação ainda mais crítica levando em consideração o contexto pandêmico e pós-pandêmico atual. O presente trabalho objetiva estimar a demanda de atendimento em uma agência típica da Caixa Econômica Federal (CEF) para o planejamento estratégico e distribuição de recursos ao longo do tempo e setores do banco. Foram levantados dados sobre os tempos e quantidades de atendimento nos anos de 2019 e 2020. Após a coleta, os dados foram tratados e foi aplicado a metodologia box Jenkins para encontrar os melhores modelos de previsão para os dados informados pelo estabelecimento.

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Biografia do Autor

Jonas Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil

0000-0002-3009-8876; Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil. jonas.ferreirasilva@ufpe.br

thyago Celso Cavalcante Nepomuceno, Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil

0000-0001-8327-6472; Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil. thyago.nepomuceno@ufpe.br

Naialy Patricia Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil

0000-0002-5954-9458; Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil. naialy.rodrigues@ufpe.br

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

da Silva, J. F., Nepomuceno, thyago C. C., & Rodrigues, N. P. (2023). Uso da metodologia box-Jenkins para previsão da demanda mensal de clientes em uma agência da Caixa Econômica Federal. Diversitas Journal, 8(4). https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2517

Edição

Seção

Economia, Administração e Desenvolvimento Rural