Uma análise do IFPB Campus Picuí e sua relevância socioeconômica para o Seridó Oriental paraibano
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2520Palavras-chave:
IFPB, Educação, Desenvolvimento, Políticas públicasResumo
Sendo parte de minha dissertação este trabalho destina sua atenção a analisar a expansão e a interiorização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como a efetivação de uma política pública em educação, por meio da relação com o desenvolvimento local e regional. Objetivamos, portanto, analisar a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no campus de Picuí-PB e seus impactos sociais e econômicos na microrregião do Seridó Oriental Paraibano, considerando a formação profissional dos jovens e a inserção dos egressos no mercado de trabalho regional no período de 2009 a 2020. Os procedimentos metodológicos e os instrumentos da referida pesquisa, bem como as etapas do levantamento bibliográfico e documental, da pesquisa de campo e da coleta de dados, como se deu a organização e a construção das análises com base nas categorias quantitativas e qualitativas. Com o aprofundamento dos estudos, percebemos que a interiorização dos Institutos Federais não trouxe apenas a qualificação profissional, o ingresso no mercado de trabalho ou o acesso às universidades, mas todo um conjunto de ações benéficas possibilitado pela aplicação de políticas públicas e que tem culminado com um ganho cultural e intelectual incomensurável, incapaz de ser quantificado nesta pesquisa, apenas. Compreendemos, portanto, que a implantação dos Institutos Federais possibilita um avanço qualitativo a partir de uma caminhada singular, um projeto de nação que entende a educação como compromisso de transformação e de ascensão do conhecimento, de objetivos capazes de transformar a vida social.
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