Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL

Autores

  • Camila dos Santos Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil https://orcid.org/0000-0001-5736-6423
  • Andressa Vital dos Santos Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil
  • Iara Terra de Oliveira Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil
  • Adelmo Fernandes de Araújo Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2525

Palavras-chave:

Ensino de química, Ferramentas lúdicas, Relato de experiência

Resumo

Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas utilizadas no Ensino de Química para suporte no trato dos conteúdos estudados em sala de aula. Viabilizando aproximar cada vez mais o conhecimento com a realidade vivenciada pelos educandos, o jogo pedagógico foi preparado para tornar a aprendizagem mais eficiente, participativa e estimulante. Diante disso, o presente relato de experiência objetiva expressar as etapas de construção e execução de um jogo, denominado “Quididático”, uma atividade lúdica desenvolvida por alunos atuantes no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas e inserida em uma gincana realizada no âmbito de uma instituição de ensino da rede pública de Arapiraca - AL, cujo público alvo foram alunos do 3º ano do Ensino Médio.  Este relato dialoga com os procedimentos para a organização da atividade, bem como discorre a respeito dos resultados, ganhos atingidos e experiências obtidas desde a fundamentação teórica até o seu desenvolvimento prático em equipe. Por fim, demonstra que habilidades podem ser adquiridas no processo e que os jogos podem contribuir muito para acepção de conteúdos durante o ensino de química.

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

dos Santos, C., Santos, A. V. dos, Oliveira, I. T. de, & Araújo, A. F. de . (2023). Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL . Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2525