Física dos materiais semicondutores no ensino médio

possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2529

Palavras-chave:

Eletrônica, Ensino de Física, Currículo, Educação científica

Resumo

O ensino das Ciências no Ensino Médio prioriza a formação substantiva de sujeitos capazes de compreender os fenômenos naturais a partir de leis, conceitos e formulações teóricas precisas. Esta apropriação do conhecimento depende, além dos aspectos didáticos de ensino, de um currículo moderno, que priorize os avanços tecnológicos produzidos pelos diferentes campos da ciência, contribuindo para a formação científica dos estudantes. Diante deste contexto, este artigo tem por objetivo discutir a importância e as possibilidades pedagógicas do ensino da Física dos materiais semicondutores no Ensino Médio, considerando o impacto tecnológico destes materiais na sociedade moderna. Para tal, será realizado um estudo bibliográfico qualitativo reunindo trabalhos científicos publicados nas duas últimas década que ressaltam a necessidade de um currículo voltado para a Física dos chamados componentes ‘ativos’, representados majoritariamente pelo diodo semicondutor e pelo transistor, completando a exposição do estudo da eletrodinâmica no Ensino Médio. A partir das reflexões deste trabalho comprovamos a necessidade de incluir o estudo destes materiais para a compreensão das principais tecnologias presentes no dia a dia da sociedade digital, tornando seus usuários sujeitos crítico-reflexivos destes recursos, compreendendo sua gênese, funcionalidade, aplicabilidade técnica, alcance e evolução.

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Biografia do Autor

Kleber Saldanha de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de mecânica industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) com qualificação em manutenção de aeronaves pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Tem experiência em ensino de física, matemática e tecnologia mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em gestão estratégica da inovação e políticas de ciência e tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Membro do grupo de estudos e pesquisas em políticas públicas e formação de profissionais da educação ? GEPPFOR da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professor de física, mestre classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Saldanha de Siqueira, K. (2023). Física dos materiais semicondutores no ensino médio: possibilidades e desafios. Diversitas Journal, 8(2), 1125–1142. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2529