Análise das percepções e práticas de professores do ensino médio

CTSA em Ecologia

Autores

  • Alinne Vívia Feitosa Bezerra Universidade Estadual de Alagoas
  • Layane Santos Alexandre Universidade Estadual de Alagoas
  • Myrlla Lopes de Castro Pereira Leandro Universidade Estadual de Alagoas
  • Rosineide Nascimento da Silva Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2530

Palavras-chave:

educação, docentes, rede estadual

Resumo

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na educação traz grandes desempenhos para os alunos, visto que, permitem avanços nos estudos, pois o educador faz uso de movimentos como a CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), que engloba a visão atual sobre o mundo e suas problemáticas. O objetivo do trabalho foi analisar a percepção dos professores de Biologia quanto ao uso da CTSA na Rede Estadual de Ensino dos Municípios de Girau do Ponciano e de Arapiraca, além de analisar a prática pedagógica desses professores quanto aos conteúdos de Ecologia. A pesquisa foi realizada em seis escolas da Rede Estadual de Alagoas e a coleta dos dados foi feita através da aplicação de questionário. Observou-se que a maioria dos professores que participaram da pesquisa são mulheres formadas em Ciências Biológicas e com diferentes anos de atuação. Os docentes afirmaram não apresentar dificuldades em usar a CTSA nas aulas, seja por meio da interdisciplinaridade, seja pelo uso do livro didático ou mesmo por problematizações. Os professores assinalaram que, frequentemente, as aulas de Ecologia e de Ciências, são abertas para debates e discussão sobre o papel e as influências exercidas pelo conhecimento científico na sociedade, já quedestacaram a busca sobre os temas tecnológicos, sociais e ambientais, bem como suas relações, como temas essenciais para a formação crítica dos cidadãos e por serem termos abordados no ENEM, entre outros. Conclui-se que, a percepção dos professores quanto a abordagem CTSA no ensino de Ecologia é de suma importância para a formação crítica dos estudantes.

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Biografia do Autor

Alinne Vívia Feitosa Bezerra, Universidade Estadual de Alagoas

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

Layane Santos Alexandre, Universidade Estadual de Alagoas

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

Myrlla Lopes de Castro Pereira Leandro, Universidade Estadual de Alagoas

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

Rosineide Nascimento da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), mestra em Ecologia em Conservação, doutoranda em Agronomia (Produção Vegetal) da Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Feitosa Bezerra, A. V., Santos Alexandre, L., Lopes de Castro Pereira Leandro, M., & Nascimento da Silva, R. (2023). Análise das percepções e práticas de professores do ensino médio: CTSA em Ecologia. Diversitas Journal, 8(2), 1015–1025. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2530