Análise das percepções e práticas de professores do ensino médio
CTSA em Ecologia
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2530Palavras-chave:
educação, docentes, rede estadualResumo
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na educação traz grandes desempenhos para os alunos, visto que, permitem avanços nos estudos, pois o educador faz uso de movimentos como a CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), que engloba a visão atual sobre o mundo e suas problemáticas. O objetivo do trabalho foi analisar a percepção dos professores de Biologia quanto ao uso da CTSA na Rede Estadual de Ensino dos Municípios de Girau do Ponciano e de Arapiraca, além de analisar a prática pedagógica desses professores quanto aos conteúdos de Ecologia. A pesquisa foi realizada em seis escolas da Rede Estadual de Alagoas e a coleta dos dados foi feita através da aplicação de questionário. Observou-se que a maioria dos professores que participaram da pesquisa são mulheres formadas em Ciências Biológicas e com diferentes anos de atuação. Os docentes afirmaram não apresentar dificuldades em usar a CTSA nas aulas, seja por meio da interdisciplinaridade, seja pelo uso do livro didático ou mesmo por problematizações. Os professores assinalaram que, frequentemente, as aulas de Ecologia e de Ciências, são abertas para debates e discussão sobre o papel e as influências exercidas pelo conhecimento científico na sociedade, já quedestacaram a busca sobre os temas tecnológicos, sociais e ambientais, bem como suas relações, como temas essenciais para a formação crítica dos cidadãos e por serem termos abordados no ENEM, entre outros. Conclui-se que, a percepção dos professores quanto a abordagem CTSA no ensino de Ecologia é de suma importância para a formação crítica dos estudantes.Métricas
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