Análise das percepções e práticas de professores do ensino médio

CTSA em Ecologia

Autores/as

  • Alinne Vívia Feitosa Bezerra Universidade Estadual de Alagoas
  • Layane Santos Alexandre Universidade Estadual de Alagoas
  • Myrlla Lopes de Castro Pereira Leandro Universidade Estadual de Alagoas
  • Rosineide Nascimento da Silva Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2530

Palabras clave:

educação, docentes, rede estadual

Resumen

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na educação traz grandes desempenhos para os alunos, visto que, permitem avanços nos estudos, pois o educador faz uso de movimentos como a CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), que engloba a visão atual sobre o mundo e suas problemáticas. O objetivo do trabalho foi analisar a percepção dos professores de Biologia quanto ao uso da CTSA na Rede Estadual de Ensino dos Municípios de Girau do Ponciano e de Arapiraca, além de analisar a prática pedagógica desses professores quanto aos conteúdos de Ecologia. A pesquisa foi realizada em seis escolas da Rede Estadual de Alagoas e a coleta dos dados foi feita através da aplicação de questionário. Observou-se que a maioria dos professores que participaram da pesquisa são mulheres formadas em Ciências Biológicas e com diferentes anos de atuação. Os docentes afirmaram não apresentar dificuldades em usar a CTSA nas aulas, seja por meio da interdisciplinaridade, seja pelo uso do livro didático ou mesmo por problematizações. Os professores assinalaram que, frequentemente, as aulas de Ecologia e de Ciências, são abertas para debates e discussão sobre o papel e as influências exercidas pelo conhecimento científico na sociedade, já quedestacaram a busca sobre os temas tecnológicos, sociais e ambientais, bem como suas relações, como temas essenciais para a formação crítica dos cidadãos e por serem termos abordados no ENEM, entre outros. Conclui-se que, a percepção dos professores quanto a abordagem CTSA no ensino de Ecologia é de suma importância para a formação crítica dos estudantes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Alinne Vívia Feitosa Bezerra, Universidade Estadual de Alagoas

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

Layane Santos Alexandre, Universidade Estadual de Alagoas

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

Myrlla Lopes de Castro Pereira Leandro, Universidade Estadual de Alagoas

Discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

Rosineide Nascimento da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), mestra em Ecologia em Conservação, doutoranda em Agronomia (Produção Vegetal) da Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil.

Citas

Andrade, T. S., Souza, C., & de Lima Neto, E. G. (2011). As dificuldades ressaltadas por professores na implantação de currículos com ênfase CTSA no ensino de ciências da Rede Pública de Aracaju – SE. V Colóquio Internacional da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão – SE. https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10471/6/20.pdf

Avinio, C. S. (2010). A utilização de recursos tecnológicos na educação infantil e sua contribuição na construção da aprendizagem. [Monografia de especialização, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/903/Avinio_Carina_de_Souza.pdf?sequence=3&isAllowed=y.

Bielschowsky, C. E. (2009). Tecnologia da informação e comunicação das escolas públicas brasileiras: o programa Proinfo Integrado. Revista e-curriculum, v. 5, n. 1. https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3256

Carmo, E. Ferreira., Chagas, J. A., Filho, D. F., Rocha, E. (2014). Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, p. 304-327. https://www.scielo.br/j/rbeped/a/FT6FCGd3vqZGgcQNJZMzy7G/?format=pdf&lang=pt

Gressler, L. A. (2007). Introdução a pesquisa: projetos e relatórios. (3ª ed.). São Paulo: Loyola.

Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Rio de Janeiro: Lucerna.

Leis, H. R. (2005). Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de pesquisa interdisciplinar em Ciências Humanas, v. 6, n. 73, p. 2-23. https://antigo.periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2176/4455

Neves, T. M. O., Novo, H. F. (2022). O papel da informação e as vertentes do poder: um breve manifesto a favor da educação e da ciência. Logeion: Filosofia da Informação, v. 9, n. 1, p. 162-181. https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9n1.p162-181

Nucci, J. C. (2007). Origem e desenvolvimento da ecologia e da ecologia da paisagem. Revista Geografar, v. 2, n. 1. https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/7722/5896

Okazaki, V. H. A., Dascal, J. B., Okazaki, F. H. A., Teixeira, L. A. (2012). Ciência e tecnologia aplicada à melhoria do desempenho esportivo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 1. https://www.researchgate.net/publication/236891195_CIENCIA_E_TECNOLOGIA_APLICADA_A_MELHORIA_DO_DESEMPENHO_ESPORTIVO

Oliveira, D. A., Souza, T. F. C., Dias, E. J. W., Vieira, L. M. F., Guimarães, J. A. C. (2011). A influência da Ciência da Informação nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil: formação docente, aspectos teóricos e manifestações temáticas. http://hdl.handle.net/1843/ECID-8LXK8F.

Pechliye, M. M., Trivelato, S. L. F. (2005). Sobre o que professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, p. 85-100. https://doi.org/10.1590/1983-21172005070203

Raymundo, G. M. C., Raitz, T. R., Gesser, V. (2020). Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-29. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9226

Reis, J. C. (2007). A história entre a filosofia e a ciência. (4ª Ed.). Autêntica.

Ribeiro, J. A. G. (2012). Ecologia, Educação Ambiental, Ambiente e Meio Ambiente: modelos conceituais e representações mentais. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório UNESP. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90939/ribeiro_jag_me_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Rosa, I. S. C., Landim, M. F. (2018). O enfoque CTSA no ensino de ecologia: concepções e práticas de professores do Ensino Médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, p. 263-289. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_1_13_ex1028.pdf

Segantini, J. H. (2014). O uso das tecnologias na sala de aula, como ferramenta pedagógica e seus reflexos no campo. [Monografia de especialização, Universidade Federal do Paraná. Repositório UFPR. https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/50327/R%20-%20E%20-%20JESUS%20HENRIQUE%20SEGANTINI.pdf?sequence=1.

Serafim, M. P., Dias, R. B. (2020). A importância da ciência e das universidades públicas na resolução de problemas sociais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n. 1, p. 1-4. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772020000100001

Silva, M. A. (2012). A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, v. 37, n. 3, p. 803-821. https://www.scielo.br/j/edreal/a/wNQB9SzJFYhbLVr6pqvp4wg/

Souza, A. A., Guerra, M., Araújo, A. C. N., & Gonçalves, M. A. (2006). Análise dos métodos de ensino utilizados nas disciplinas de Sistemas de Informações nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis. VI Colóquio internacional sobre gestão universitária na América do Sul. Blumenau – SC. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/74630/t0101.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Tavares, L. B., Junior, R. B. N., & Mattos, C. R. (2009). Uma comparação entre as propriedades gerais da matéria nos livros didáticos de Física e livros didáticos de Ciências: o caso da impenetrabilidade. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Vitória – ES. https://www.researchgate.net/publication/238789689_Uma_comparacao_entre_as_Propriedades_Gerais_da_Materia_nos_livros_didaticos_de_Fisica_e_livros_didaticos_de_Ciencias_o_caso_da_impenetrabilidade.

Valério, M., & Bazzo, W. A. (2006). O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, v. 25, n. 1, 31-39. http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/34/16

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Feitosa Bezerra, A. V., Santos Alexandre, L., Lopes de Castro Pereira Leandro, M., & Nascimento da Silva, R. (2023). Análise das percepções e práticas de professores do ensino médio: CTSA em Ecologia. Diversitas Journal, 8(2), 1015–1025. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2530