A escola pública à luz da gestão democrática
a construção da formação protagonista.
Palavras-chave:
Escola, gestão democrática, protagonismo juvenilResumo
A construção da cidadania não representa apenas uma aspiração humana, mas uma luta pela existência digna e pela oportunidade de combater as profundas desigualdades que fragilizam a sociedade. A educação tem um importante papel na formação de princípios e valores através das práticas decorrentes do cotidiano escolar, uma vez que a escola adote esta perspectiva priorizando uma gestão democrática e participativa, esses aspectos contemplados no projeto escolar poderão representar uma importante ferramenta para a construção da cidadania e do protagonismo juvenil no ambiente escolar. Por conseguinte, o presente trabalho tem por objetivo analisar construção da cidadania tendo como concepção a implantação da gestão democrática e do protagonismo juvenil no ambiente escolar. O corpus da pesquisa foi trabalhado com estudos sobre a construção da escola democrática, como referencial teórico temos Freire (1987; 1996; 2015); Gadotti (1992); Benevides (1996; 2016), do ponto de vista metodológico o estudo assume umaabordagem qualitativa, bibliográfica e documental. Os resultados do estudo indicam que as diretrizes que orientam as escolas e se incubem em proporcionar uma educação pautada na formação da cidadania encontram desafios e avanços, e que o modelo deverá ser constantemente revisto, de maneira a atender aos objetivos de uma educação para formação cidadã.Métricas
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