A escola pública à luz da gestão democrática

a construção da formação protagonista.

Autores

  • Sulamita Bernardo de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Jayme Benvenuto Lima Junior Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Escola, gestão democrática, protagonismo juvenil

Resumo

A construção da cidadania não representa apenas uma aspiração humana, mas uma luta pela existência digna e pela oportunidade de combater as profundas desigualdades que fragilizam a sociedade. A educação tem um importante papel na formação de princípios e valores através das práticas decorrentes do cotidiano escolar, uma vez que a escola adote esta perspectiva priorizando uma gestão democrática e participativa, esses aspectos contemplados no projeto escolar poderão representar uma importante ferramenta para a construção da cidadania e do protagonismo juvenil no ambiente escolar. Por conseguinte, o presente trabalho tem por objetivo analisar construção da cidadania tendo como concepção a implantação da gestão democrática e do protagonismo juvenil no ambiente escolar. O corpus da pesquisa foi trabalhado com estudos sobre a construção da escola democrática, como referencial teórico temos Freire (1987; 1996; 2015); Gadotti (1992); Benevides (1996; 2016), do ponto de vista metodológico o estudo assume umaabordagem qualitativa, bibliográfica e documental. Os resultados do estudo indicam que as diretrizes que orientam as escolas e se incubem em proporcionar uma educação pautada na formação da cidadania encontram desafios e avanços, e que o modelo deverá ser constantemente revisto, de maneira a atender aos objetivos de uma educação para formação cidadã.

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Biografia do Autor

Sulamita Bernardo de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Vinculada à Universidade Federal de Pernambuco; à Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco; e à Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Recife, Brasil.

Jayme Benvenuto Lima Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1993), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Notre Dame, Indiana, Estados Unidos (2011). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na graduação em Direito (Direito Internacional Público) e nos programas de pós-graduação em Direito e em Direitos Humanos. Foi coordenador do curso de Direito e diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco, consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e bolsista da Fundação Fullbright. Tem experiência na área de Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito internacional dos direitos humanos, integração regional, fronteiras.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Bernardo de Albuquerque, S., & Benvenuto Lima Junior, J. (2023). A escola pública à luz da gestão democrática: a construção da formação protagonista. Diversitas Journal, 8(2), 1206–1222. Recuperado de https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2542