A escola pública à luz da gestão democrática

a construção da formação protagonista.

Autores/as

  • Sulamita Bernardo de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Jayme Benvenuto Lima Junior Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Escola, gestão democrática, protagonismo juvenil

Resumen

A construção da cidadania não representa apenas uma aspiração humana, mas uma luta pela existência digna e pela oportunidade de combater as profundas desigualdades que fragilizam a sociedade. A educação tem um importante papel na formação de princípios e valores através das práticas decorrentes do cotidiano escolar, uma vez que a escola adote esta perspectiva priorizando uma gestão democrática e participativa, esses aspectos contemplados no projeto escolar poderão representar uma importante ferramenta para a construção da cidadania e do protagonismo juvenil no ambiente escolar. Por conseguinte, o presente trabalho tem por objetivo analisar construção da cidadania tendo como concepção a implantação da gestão democrática e do protagonismo juvenil no ambiente escolar. O corpus da pesquisa foi trabalhado com estudos sobre a construção da escola democrática, como referencial teórico temos Freire (1987; 1996; 2015); Gadotti (1992); Benevides (1996; 2016), do ponto de vista metodológico o estudo assume umaabordagem qualitativa, bibliográfica e documental. Os resultados do estudo indicam que as diretrizes que orientam as escolas e se incubem em proporcionar uma educação pautada na formação da cidadania encontram desafios e avanços, e que o modelo deverá ser constantemente revisto, de maneira a atender aos objetivos de uma educação para formação cidadã.

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Biografía del autor/a

Sulamita Bernardo de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Vinculada à Universidade Federal de Pernambuco; à Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco; e à Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Recife, Brasil.

Jayme Benvenuto Lima Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Es Licenciado en Derecho por la Universidad Federal de Pernambuco (1983), Licenciado en Periodismo por la Universidad Católica de Pernambuco (1993), Magíster en Derecho por la Universidad Federal de Pernambuco (1999) y Doctorado en Derecho por la Universidad de São Paulo (2005). Realizó una pasantía posdoctoral en la Universidad de Notre Dame, Indiana, Estados Unidos (2011). Actualmente es profesor asociado I en la Universidad Federal de Pernambuco, actuando en la graduación en derecho (Derecho Internacional Público) y en los programas de posgrado en derecho y derechos humanos. Fue coordinador de la carrera de Derecho y director del Centro de Ciencias Jurídicas de la Universidad Católica de Pernambuco, consultor ad hoc del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico y becario de la Fundación Fulbright. Tiene experiencia en el campo del Derecho Internacional, trabajando principalmente en los siguientes temas: derecho internacional de los derechos humanos, integración regional, fronteras.

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Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Bernardo de Albuquerque, S., & Benvenuto Lima Junior, J. (2023). A escola pública à luz da gestão democrática: a construção da formação protagonista. Diversitas Journal, 8(2), 1206–1222. Recuperado a partir de https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2542