Ensino de Ciências por investigação
indicadores da Alfabetização Científica em aulas a distância
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2559Palavras-chave:
ensino de ciências por investigação, alfabetização científica, aulas a distânciaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar quais práticas investigativas surgiram em um fórum da disciplina “Saberes e metodologia do ensino de Ciências 1” de um curso de Pedagogia a distância. Como atividade foi proposto que os discentes resolvessem a questão “investigando o problema do Jeca tatu”. A partir da pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo de Bardin (2011), foram identificados nos argumentos dos estudantes elementos da prática investigativa, a exemplo: hipóteses, teste de hipóteses, dados, produção e defesa de argumentos e explicações. Desse modo, inferiu-se que, desde que tenham uma questão com margem à problematização coletiva e à (re)construção das ações cognitivas dos estudantes, atividades investigativas são totalmente plausíveis de serem trabalhadas exitosamente em aulas de Ciências a distância.
Métricas
Referências
Bachelard, G. (1932). Formação do espírito científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Contraponto.
Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Secretaria de Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições.
Campos, M., Nigro, R., (1999). Didática de Ciências. FTD.
Carvalho, A., Vannucchi, A., Barros, M., Gonçalves, M., Rey, R., (1998). Ciências no Ensino Fundamental: O Conhecimento Físico. Scipione.
Carvalho, A. (2013). Ensino de Ciências Unindo a Pesquisa e a Prática. Pioneira.
Marconi, M., Lakatos, E., (2006). Técnicas de Pesquisa. (6ª ed.). Atlas.
Munford, D.,Lima, M.,(2007). Ensinar Ciências por investigação: Em que estamos de acordo?. Ensaio, v 09 (01), pp. 89-111. http://www.scielo.br/pdf/epec/v9n1/1983-2117-epec-9-01-00089.pdf.
Neves, J., (2007). Pesquisa Qualitativa: Características, usos e possiblidades. Caderno de Pesquisas em administração, v 1 (03), pp. 01-05. https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf
Pizarro, M., (2015). Indicadores de Alfabetização Científica: Uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de Ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, v 20 (01), pp. 208-238. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/66
Sasseron, L., Carvalho, A., (2008). Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de Ciências, v 13 (03), pp. 333-352. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445/263.
Zompero, A., Laburú, C., (2016). Atividades Investigativas para as aulas de Ciências: Um diálogo com a teoria da Aprendizagem significativa. Appris.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Liliane Oliveira de Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”