Ensino de Ciências por investigação

indicadores da Alfabetização Científica em aulas a distância

Autores

  • Liliane Oliveira de Brito Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2559

Palavras-chave:

ensino de ciências por investigação, alfabetização científica, aulas a distância

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar quais práticas investigativas surgiram em um fórum da disciplina “Saberes e metodologia do ensino de Ciências 1” de um curso de Pedagogia a distância. Como atividade foi proposto que os discentes resolvessem a questão “investigando o problema do Jeca tatu”. A partir da pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo de Bardin (2011), foram identificados nos argumentos dos estudantes elementos da prática investigativa, a exemplo: hipóteses, teste de hipóteses, dados, produção e defesa de argumentos e explicações. Desse modo, inferiu-se que, desde que tenham uma questão com margem à problematização coletiva e à (re)construção das ações cognitivas dos estudantes, atividades investigativas são totalmente plausíveis de serem trabalhadas exitosamente em aulas de Ciências a distância.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liliane Oliveira de Brito, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, Mestre em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - PPGECIM/UFAL, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - PPGE/UFAL e técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

Bachelard, G. (1932). Formação do espírito científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Contraponto.

Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Secretaria de Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições.

Campos, M., Nigro, R., (1999). Didática de Ciências. FTD.

Carvalho, A., Vannucchi, A., Barros, M., Gonçalves, M., Rey, R., (1998). Ciências no Ensino Fundamental: O Conhecimento Físico. Scipione.

Carvalho, A. (2013). Ensino de Ciências Unindo a Pesquisa e a Prática. Pioneira.

Marconi, M., Lakatos, E., (2006). Técnicas de Pesquisa. (6ª ed.). Atlas.

Munford, D.,Lima, M.,(2007). Ensinar Ciências por investigação: Em que estamos de acordo?. Ensaio, v 09 (01), pp. 89-111. http://www.scielo.br/pdf/epec/v9n1/1983-2117-epec-9-01-00089.pdf.

Neves, J., (2007). Pesquisa Qualitativa: Características, usos e possiblidades. Caderno de Pesquisas em administração, v 1 (03), pp. 01-05. https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf

Pizarro, M., (2015). Indicadores de Alfabetização Científica: Uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de Ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, v 20 (01), pp. 208-238. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/66

Sasseron, L., Carvalho, A., (2008). Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de Ciências, v 13 (03), pp. 333-352. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445/263.

Zompero, A., Laburú, C., (2016). Atividades Investigativas para as aulas de Ciências: Um diálogo com a teoria da Aprendizagem significativa. Appris.

Publicado

2023-07-03

Como Citar

Oliveira de Brito, L. (2023). Ensino de Ciências por investigação: indicadores da Alfabetização Científica em aulas a distância. Diversitas Journal, 8(3), 2589–2599. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2559

Edição

Seção

Educação e Ensino