Ensino de Ciências por investigação

indicadores da Alfabetização Científica em aulas a distância

Autores/as

  • Liliane Oliveira de Brito Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2559

Palabras clave:

ensino de ciências por investigação, alfabetização científica, aulas a distância

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar quais práticas investigativas surgiram em um fórum da disciplina “Saberes e metodologia do ensino de Ciências 1” de um curso de Pedagogia a distância. Como atividade foi proposto que os discentes resolvessem a questão “investigando o problema do Jeca tatu”. A partir da pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo de Bardin (2011), foram identificados nos argumentos dos estudantes elementos da prática investigativa, a exemplo: hipóteses, teste de hipóteses, dados, produção e defesa de argumentos e explicações. Desse modo, inferiu-se que, desde que tenham uma questão com margem à problematização coletiva e à (re)construção das ações cognitivas dos estudantes, atividades investigativas são totalmente plausíveis de serem trabalhadas exitosamente em aulas de Ciências a distância.

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Biografía del autor/a

Liliane Oliveira de Brito, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, Mestre em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - PPGECIM/UFAL, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - PPGE/UFAL e técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

2023-07-03

Cómo citar

Oliveira de Brito, L. (2023). Ensino de Ciências por investigação: indicadores da Alfabetização Científica em aulas a distância. Diversitas Journal, 8(3), 2589–2599. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2559