A formação dos docentes do Sítio Barra da Espingarda em Caicó-RN em prol dos Direitos Humanos

Autores

  • Laize do Nascimento Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Joseane Maria dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Guilherme Augusto da Cruz Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Katiane Pereira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-8683-525X

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2564

Palavras-chave:

Formação de professores, Interdisciplinaridade, Currículo Intertranscultural

Resumo

Colaboração do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN, 2022) na formação em serviço de professores da Escola Municipal Severino Paulino de Souza, Comunidade Barra da Espingarda, localizada na zona rural de Caicó - RN. Explicitar o fazer pedagógico intercultural por meio da formação em serviço de professores a favor de práticas pedagógicas mais humanizadoras, conforme a curiosidade epistemológica: como promover a formação em serviço de professores a favor de práticas pedagógicas mais humanizadoras? O aporte metodológico foi a pesquisa participante (Brandão, 2007), com o instrumento metodológico da narrativa analítica/reflexiva crítica. Embasamento teórico: Freire (1982); Fiorin (2008); Melo (2020) sobre as categorias: formação de professores, interdisciplinaridade e currículo intertranscultural A oficina pedagógica currículo intertranscultural nos possibilitou constatar que a formação em serviço é muito importante, porque favorece aos professores refletirem sobre seu saber/fazer no contexto escolar, reconhecendo assim que na prática eles realizam o que desconhecem na teoria. Portanto, consideramos que esta ação foi elementar para aproximar a Universidade da Escola Básica, contribuindo para que a indissociabilidade entre a teoria e a prática possa ocorrer tanto para os discentes/monitores da ação quanto para os professores em sala de aula.

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Biografia do Autor

Laize do Nascimento Fernandes , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), monitora de ensino.

Joseane Maria dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em filosofia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN; Graduanda do curso de Pedagogia (Licenciatura) e Pós-Graduada no curso de Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial na Perspectiva da Inclusão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Guilherme Augusto da Cruz Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Katiane Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Paraíba - UFPB (2020). Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em: Psicopedagogia (2012); Gestão Pedagógica (2013); Educação em direitos humanos (2014), Educação do campo (2015), História e cultura dos povos indígenas (2015), Tecnologias e artes (2019). Líder do Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN), Pesquisadora do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais da Universidade Federal de Alagoas (NUAGRÁRIO/UFAL), Pesquisadora do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN), e do Grupo de Estudo e Pesquisas Discursos e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE/UFPB). Interesses em: Educação do campo, educação popular, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade, formação de professores, gestão pedagógica e políticas educacionais, livros didáticos, EJA, transdisciplinaridade, estágio supervisionado, EAD, análise arqueológica do discurso (AAD) e Pedagogia Social.

Referências

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

do Nascimento Fernandes , L., dos Santos, J. M., da Cruz Costa, G. A., Pereira da Silva, K., & Vieira de Melo, M. A. (2023). A formação dos docentes do Sítio Barra da Espingarda em Caicó-RN em prol dos Direitos Humanos. Diversitas Journal, 8(2), 965–979. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2564

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