A formação dos docentes do Sítio Barra da Espingarda em Caicó-RN em prol dos Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2564Palavras-chave:
Formação de professores, Interdisciplinaridade, Currículo IntertransculturalResumo
Colaboração do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN, 2022) na formação em serviço de professores da Escola Municipal Severino Paulino de Souza, Comunidade Barra da Espingarda, localizada na zona rural de Caicó - RN. Explicitar o fazer pedagógico intercultural por meio da formação em serviço de professores a favor de práticas pedagógicas mais humanizadoras, conforme a curiosidade epistemológica: como promover a formação em serviço de professores a favor de práticas pedagógicas mais humanizadoras? O aporte metodológico foi a pesquisa participante (Brandão, 2007), com o instrumento metodológico da narrativa analítica/reflexiva crítica. Embasamento teórico: Freire (1982); Fiorin (2008); Melo (2020) sobre as categorias: formação de professores, interdisciplinaridade e currículo intertranscultural A oficina pedagógica currículo intertranscultural nos possibilitou constatar que a formação em serviço é muito importante, porque favorece aos professores refletirem sobre seu saber/fazer no contexto escolar, reconhecendo assim que na prática eles realizam o que desconhecem na teoria. Portanto, consideramos que esta ação foi elementar para aproximar a Universidade da Escola Básica, contribuindo para que a indissociabilidade entre a teoria e a prática possa ocorrer tanto para os discentes/monitores da ação quanto para os professores em sala de aula.Métricas
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