A formação dos docentes do Sítio Barra da Espingarda em Caicó-RN em prol dos Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2564Palabras clave:
Formación del profesorado. Interdisciplinariedad. Derechos humanos.Resumen
Colaboração do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (UFRN, 2022) na formação em serviço de professores da Escola Municipal Severino Paulino de Souza, Comunidade Barra da Espingarda, localizada na zona rural de Caicó - RN. Explicitar o fazer pedagógico intercultural por meio da formação em serviço de professores a favor de práticas pedagógicas mais humanizadoras, conforme a curiosidade epistemológica: como promover a formação em serviço de professores a favor de práticas pedagógicas mais humanizadoras? O aporte metodológico foi a pesquisa participante (Brandão, 2007), com o instrumento metodológico da narrativa analítica/reflexiva crítica. Embasamento teórico: Freire (1982); Fiorin (2008); Melo (2020) sobre as categorias: formação de professores, interdisciplinaridade e currículo intertranscultural A oficina pedagógica currículo intertranscultural nos possibilitou constatar que a formação em serviço é muito importante, porque favorece aos professores refletirem sobre seu saber/fazer no contexto escolar, reconhecendo assim que na prática eles realizam o que desconhecem na teoria. Portanto, consideramos que esta ação foi elementar para aproximar a Universidade da Escola Básica, contribuindo para que a indissociabilidade entre a teoria e a prática possa ocorrer tanto para os discentes/monitores da ação quanto para os professores em sala de aula.Métricas
Citas
BRANDÃO, C. R., BORGES, M. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 6, p. 51-62, jan/dez 2007.
Brasil, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 01 de setembro de 2022.
CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
DIAS, A. A.; PORTO, R. C. C. A. Pedagogia e a Educação em Direitos Humanos: subsídios para a inserção da temática da Educação em Direitos Humanos nos cursos de Pedagogia. In: FERREIRA, L. F. G.; ZENAIDE, M. N. T.; DIAS, A. A. (Orgs.). Direitos Humanos na Educação Superior: Subsídios para a Educação em Direitos Humanos na Pedagogia. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, p. 29-63.
FIORIN, J. L. Linguagem e interdisciplinaridade. Alea Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 29-53, 2008.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 6ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
GIBBONS, M., LIMOGES, C., NOWOTNY, H., SCHWARTZMAN, S., SCOTT, P., TROW, M. La nueva producción del conocimiento: la dinâmica de la ciência y la investigación en las sociedades contemporáneas. Barcelona: Pomares-Corredor, 1997.
MELO, M. A. V. (2020) O Discurso sobre o posicionamento intertranscultural do sujeito na Política Nacional do Livro Didático para educação do campo. 2020, 249 f. [Trabalho de Conclusão de curso Doutorado em Educação, Universidade Federal da Paraíba] João Pessoa – PB. Repositório: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18578?locale=pt_BR
MEMORIAL VIRTUAL PAULO FREIRE. Disponível em: <http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/59/2/FPF_PTPF_17_0030.pdf> Acesso em: 01 de setembro de 2022.
RAMOS, F. S. Educação para a cidadania e direitos do homem. Revista Científica. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: < http://dialnet.unirioja.es>. Acesso em 07 de setembro de 2022.
SAMPAIO, J. A. L. Teoria da Constituição e dos Direitos Fundamentais. Belo Horizonte: Del Rey, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Laize do Nascimento Fernandes , Joseane Maria dos Santos, Guilherme Augusto da Cruz Costa, Katiane Pereira da Silva, Maria Aparecida Vieira de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”