Letramento digital no ensino médio como exercício da cidadania e inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2641

Palavras-chave:

Sociedade, Cultura digital, Ciberespaço, Escola

Resumo

As tecnologias digitais têm revolucionado a sociedade em seus vários aspectos, reconfigurando a forma como os indivíduos interagem nos ambientes onde a comunicação e a troca de saberes são importantes no contexto cultural. Acompanhando esta realidade, o fenômeno do letramento digital, representa importante ponto de reflexão, considerando a sociedade digital, marcada pela inclusão dos indivíduos no ciberespaço como sujeitos participativos e construtores do conhecimento, capazes de compreender e utilizar de forma adequada as ferramentas digitais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica narrativa, organizada a partir de critérios de inclusão e exclusão de trabalhos acadêmicos, descritores de pesquisa e repositórios de acesso livre, o letramento digital, como elemento fundamental para afirmação, exercício da cidadania e inclusão social dos egressos do Ensino Médio, uma vez que os processos de ensino e aprendizagem, na atualidade, estão intimamente relacionados com a utilização estratégica dos recursos e técnicas digitais. Será discutido como o letramento digital impacta os estudantes durante suas trajetórias escolares, até o momento que adentram à sociedade como indivíduos adultos, permitindo analisar os elementos determinantes do letramento digital que os tornam sujeitos participativos e transformadores na sociedade contemporânea. Ao final deste estudo foi possível constatar a importância do letramento digital como marcador educacional ao mesmo tempo seu impacto preponderante na afirmação de direitos e inclusão social dos estudantes.

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Biografia do Autor

Kleber Saldanha de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em ensino pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de mecânica industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) com qualificação em manutenção de aeronaves pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Tem experiência em ensino de física, matemática e tecnologia mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em gestão estratégica da inovação e políticas de ciência e tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Membro do grupo de estudos e pesquisas em políticas públicas e formação de profissionais da educação GEPPFOR da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professor de Física, mestre classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Saldanha de Siqueira, K. (2023). Letramento digital no ensino médio como exercício da cidadania e inclusão social. Diversitas Journal, 8(3), 2600–2615. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2641

Edição

Seção

Educação e Ensino