Letramento digital no ensino médio como exercício da cidadania e inclusão social
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2641Palavras-chave:
Sociedade, Cultura digital, Ciberespaço, EscolaResumo
As tecnologias digitais têm revolucionado a sociedade em seus vários aspectos, reconfigurando a forma como os indivíduos interagem nos ambientes onde a comunicação e a troca de saberes são importantes no contexto cultural. Acompanhando esta realidade, o fenômeno do letramento digital, representa importante ponto de reflexão, considerando a sociedade digital, marcada pela inclusão dos indivíduos no ciberespaço como sujeitos participativos e construtores do conhecimento, capazes de compreender e utilizar de forma adequada as ferramentas digitais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica narrativa, organizada a partir de critérios de inclusão e exclusão de trabalhos acadêmicos, descritores de pesquisa e repositórios de acesso livre, o letramento digital, como elemento fundamental para afirmação, exercício da cidadania e inclusão social dos egressos do Ensino Médio, uma vez que os processos de ensino e aprendizagem, na atualidade, estão intimamente relacionados com a utilização estratégica dos recursos e técnicas digitais. Será discutido como o letramento digital impacta os estudantes durante suas trajetórias escolares, até o momento que adentram à sociedade como indivíduos adultos, permitindo analisar os elementos determinantes do letramento digital que os tornam sujeitos participativos e transformadores na sociedade contemporânea. Ao final deste estudo foi possível constatar a importância do letramento digital como marcador educacional ao mesmo tempo seu impacto preponderante na afirmação de direitos e inclusão social dos estudantes.Métricas
Referências
Araújo, V. D. L.; Glotz, R. E. O. (2014). O letramento digital como instrumento de inclusão social e democratização do conhecimento: desafios atuais. Revista Educação Pública, 11(4), pp. 1-8. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/26/o-letramento-digital-como-instrumento-de-inclusatildeo-social-e-democratizaccedilatildeo-do-conhecimento-desafios-atuais. Acesso em: 11 set. 2022.
Barleta, M. C. F.; Silva, J. L. A.; Dias, J. R. (2018). Fontes de pesquisa e bases de dados especializadas, (Apostila), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Disponível em: https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/posgraduacao/programas/administracao/fontes-de-pesquisa-e-bases-de-dados-especializadas-marcia-barleta-jose%20luiz-silva-julio-rosa-dias.pdf. Acesso em: 20 out. 2022.
Batista, L. S.; Kumada, K. M. O. (2021). Análise metodológica sobre as diferentes configurações da pesquisa bibliográfica, Revista Brasileira de Iniciação Científica, 8(2), pp. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/113. Acesso em: 20 out. 2022.
Borges, W. M. (2013). O Uso das TICS para a inclusão social. [Trabalho de conclusão de curso, Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá]. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131067. Acesso em: 23 out. 2022.
Callai, H. C.; Toso, C. E. I.; Morais, M. M.; Kuhn, M. (14/03/2014). Educação e Cidadania.[Artigo]. XXII Seminário de Iniciação Científica. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/4092. Acesso em: 22 out. 2022.
Cândido, E. A.; Ribeiro, C. S. J. (2021). As TICS, uma emergência para o fazer pedagógico em tempos de pandemia, Revista AlembrA, 3(6), pp. 102-116. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/alembra/article/view/1104. Acesso em: 23 out. 2022.
Conforto, E. C.; Amaral, D. C.; Silva, S. L. (10/05/2011). Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. [Artigo]. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGDP, Porto Alegre. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002833837. Acesso em: 20 out. 2022.
Capellini, V. L. O.; Cunha, S. A. (2013 ). Leitura: decodificação ou obtenção do sentido? Revista Teias, 3(2), pp. 1-21. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/24070/17038. Acesso em: 23 out. 2023.
Costa, M. I. S.; Ianni, A. M. Z. (2018). O conceito de cidadania. In: Individualização, cidadania e inclusão na sociedade contemporânea: uma análise teórica, São Bernardo do Campo, SP: Editora UFABC, pp. 43-73. Disponível em: https://books.scielo.org/id/sysng/pdf/costa-9788568576953-03.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
Costa, S. R. S.; Duqueviz, B. C.; Pedroza, R. L. S. (2015). Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), pp. 1-8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwwLwRTRTdBDmXWW4Nq7ByS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 202022.
Dias, E.; Pinto, F. C. F. (2019). Educação e Sociedade, Ensaio: aval. pol. públ. Educ., 27(104), pp. 449-455. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/?lang=pt. Acesso em: 22 out. 2022.
Freitas, M. T. (2012). Letramento Digital e Formação de Professores, Educação em Revista, 26(3), pp. 335-352. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/N5RryXJcsTcm8wK56d3tM3t/?lang=pt. Acesso em: 23 out. 2023.
Garcia, F. W. (2013). A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, Educação a Distância, Revista Sumários, 3(1), pp. 25-48. Disponível em: https://intranet.redeclaretiano.edu.br/download?caminho=upload/cms/revista/sumarios/177.pdf&arquivo=sumario2.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.
Helfenstein, M. J. W.Velasques, M. T. (2021). Educação em direitos humanos e letramento digital: uma proposta de formação para a cidadania, Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, 9(2), pp. 185–208. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/106. Acesso em: 11 set. 2022.
Leite, F. C. L.; Costa, S. (2006). Repositórios institucionais como ferramentas de gestão do conhecimento científico no ambiente acadêmico, Revista Perspect. ciênc. inf., 11(2), pp. 206 -219. Disponível em: https://www.scienceopen.com/document?vid=3a9ba49f-4958-4570-9d8d-164b6cabf821. Acesso em: 20 out. 2022.
Lepikson, M. F.; Vieira, R. C. (2019). Educação e Marginalização: Um Estudo Sobre Teorias Críticas e Não Críticas em Educação. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 2(3), p. 79-92. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7679. Acesso em: 23 out. 2022.
Lopes, S. A. X. (2014). Relação Educacional e Cidadania na Escola. [Monografia de Especialização, Universidade Estadual da Paraíba]. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/9332/1/PDF%20-%20SUELITA%20DE%20AZEVEDO%20XAVIER%20LOPES.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
Modelski, D.; Giraffa, L. M. M.; Casartelli, A. O. (2019). Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas, Revista Educação e Pesquisa, 45(6), pp. 1-17. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/qGwHqPyjqbw5JxvSCnkVrNC/. Acesso em: 23 out. 2023.
Moreira, C. (02/08/2012) Letramento Digital: do Conceito à Prática, [Artigo], Anais do SIELP, Uberlândia. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_2_artigo_051.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.
Moreira, J. E. B. (2017). Desenvolvimento de Atividades de Pesquisa nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. [Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais]. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-B9QMY6. Acesso em: 20 out. 2022.
Piovesani, M. I.; Rossetto, E. (2014). Escolarização e Inclusão, Revista Eletrônica Pesquiseduca, 6(11), pp. 158-176. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/download/240/pdf/1097. Acesso em: 22 out. 2022.
Rosendo, C. H. C. N. P.; Santos, M. K. M.; Silva, I. M. M. (2021).Letramento digital no ensino médio: diálogos com os desafios da escola na sociedade tecnológica. Revista Encontros de Vista, 9(1), pp. 36–48. Disponível em: https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4476. Acesso em: 23 out. 2022.
Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática x revisão narrativa, Editorial Acta paul. enferm. 20 (2), pp. 1-2. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/. Acesso em: 20 out. 2022.
Selwyn, N. (2012). O Uso das TIC na Educação e a Promoção de Inclusão Social: uma Perspectiva Crítica de Reino Unido, Revista Educ. Soc. 29(104), pp. 815-850. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/nYFkRnh3SLHWGLbTYQ7bVLf/abstract/?lang=pt.Acesso em: 23 out. 2022.
Silva, A. M. S.; Schlunzen, E. T. M.; Santos, D. A. N.; Lima, A. V. I. (2018). Função Social da Escola e Inclusão: Qual a Relação?, Revista Colloquium Humanarum, 15(1), pp. 164-170. Disponível em: http://journal.unoeste.br/suplementos/humanarum/vol15nr1/FUN%C3%87%C3%83O%20SOCIAL%20DA%20ESCOLA%20E%20INCLUS%C3%83O%20QUAL%20A%20RELA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
Silva, D. L. (21/06/2019). Letramento Digital e Aquisição de Aprendizagens Significativas na Educação Básica. [Artigo]. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, São Paulo - SP. Disponível em: file:///C:/Users/satur/Downloads/472-13-3799-1-10-20180522.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.
Soffner, R. (2013). Tecnologia e Educação: um Diálogo Freire – Papert, Revista Tópicos Educacionais, 19(1), pp. 147-162. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/viewFile/22353/18549. Acesso em: 23 out. 2023.
Souza, A. P. L.; Finkler, L.; Aglio, D. D. D.; Koller, S. H. (2012). Participação social e protagonismo: reflexões a partir das Conferências de Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil, Revista Avances en Psicología Latino americana, 28(2), p. 178-193. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/apl/v28n2/v28n2a3.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
Souza, L. A. (2015). Inclusão Social Pela Escola: Uma Realidade a Ser Conquistada na Escola José Eduardo Vieira Raduan no Município de Carinhanha – BA [Monografia de Especialização, Universidade de Brasília]. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15801/1/2015_LindomarAntonioDeSouza_tcc.pdf. Acesso em: 23 out. 2022.
Saviani, D. (2016). Educação Escolar, Currículo e Sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular, Movimento-revista de educação, 10(4), pp. 1-18. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575. Acesso em: 22 out. 2022.
Siqueira, K. S. (2021). Propriedade intelectual e transferência de tecnologia como meios potencializadores do letramento digital na pandemia, Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura. Faculdade de Tecnologia de Bauru, 10(2), pp. 1-14. Disponível em: https://8d6b9f8a-910d-4c0e-8e2d-f6c0ea7c677c.filesusr.com/ugd/c3ebcb_0627f7928f8d4298b5c24317f45d1db5.pdf. Acesso em: 23 out. 2022.
Peixoto, J.; Araújo, C. H. S. (2012). Tecnologia e Educação: Algumas Considerações Sobre o Discurso Pedagógico Contemporâneo, Revista Educ. Soc., 33(118), pp. 253-268. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fKjYHb7qD8nK4MWQZFchr6K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 out. 2022.
Pimenta, S. G. (2014). Sempre a exclusão (e o preconceito, e a marginalização, e a discriminação) na sociedade e na escola!, Revista Psicologia USP, 25(2), pp. 213-215. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/F8tTJ5h4GfVm4bmJPSTsrmg/?lang=pt. Acesso em: 23 out. 2022.
Vasconcelos, C. M. A.; Ribeiro, M. A. (09/11/2021). Entraves e discussões: do letramento digital à inclusão social. [Artigo]. VII CONEDU. Campinas - SP. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80710. Acesso em: 11 set. 2022.
Zambon, F. B.; Araújo, F. A. (19/03/2014). Cidadania em Contexto Escolar: Concepções e Práticas. [Artigo]. III Jornada de Didática, Desafios para a Docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD, Londrina-PR. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/III%20Jornada%20de20Didatica%20-%20Desafios%20para%20a%20Docencia%20e%20II%20Seminario%20%20Pesquisa%20do%20CEMAD/CIDADANIA%20EM%20CONTEXTO%20ESCOLAR.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kleber Saldanha de Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”