Os prós e os contras das aulas remotas em um curso de licenciatura em química na pandemia da COVID-19

Autores

  • José Anderson da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • José Atalvanio da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2698

Palavras-chave:

ensino, tecnologia, isolamento

Resumo

Em março de 2020 uma doença respiratória aguda causada pelo vírus de SARS-COV-2 foi transmitida a um número expressivo da população mundial. Com a disseminação global, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia, e o Brasil de imediato começou a tomar as medidas cabíveis, como o estabelecimento de quarentena e isolamento social. Estas medidas impactaram diversas áreas, incluindo a educação, que paralisou as aulas presenciais, afetando também o ensino no Estado de Alagoas. Algumas universidades decidiram dar continuidade ao calendário letivo de forma on-line operando por meio de plataformas digitais, e seguindo este modelo, as aulas continuaram no curso de licenciatura em química, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus I. Este artigo tem como objetivo avaliar a aprendizagem no ensino de química, no curso de Licenciatura em Química da UNEAL, por meio de plataformas digitais, durante o período pandêmico. A metodologia adotada foi estudo quantitativo com aplicação de questionário desenvolvido na plataforma google forms e aplicado aos alunos do referido curso. Os resultados da pesquisa apontam que 45% dos alunos tiveram dificuldades no aprendizado, 92% dos estudantes apontam como positivo o ensino remoto, e 90% disseram que as aulas remotas foi a melhor opção naquele momento. Estes dados indicam que as plataformas digitais são ferramentas que podem contribuir com o ensino de química, porém não substituindo o ensino presencial e o contato aluno-professor.

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Biografia do Autor

José Anderson da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Estudante da Universidade Estadual de Alagoas; Arapiraca, AL; Brasil.

José Atalvanio da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Docente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus I. Arapiraca, AL, Brasil.

Aldenir Feitosa dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Docente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus I. Arapiraca, AL, Brasil.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Silva, J. A. da, Silva, J. A. da, & Santos, A. F. dos. (2023). Os prós e os contras das aulas remotas em um curso de licenciatura em química na pandemia da COVID-19. Diversitas Journal, 8(4), 2975–2988. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2698