Os prós e os contra das aulas remotas em um curso de licenciatura em química na pandemia da COVID-19

Autores

  • Jose Anderson da Silva Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca, Alagoas , Brasil
  • José Atalvanio da Silva Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca, Alagoas, Brasil
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Arapiraca, AL, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2698

Palavras-chave:

Ensino, Tecnologia, Isolamento

Resumo

Em março de 2020 uma doença respiratória aguda causada pelo vírus de SARS-COV-2 foi transmitida a um número expressivo da população mundial. Com a disseminação global, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia, e o Brasil de imediato começou a tomar as medidas cabíveis, como o estabelecimento de quarentena e isolamento social. Estas medidas impactaram diversas áreas, incluindo a educação, que paralisou as aulas presenciais, afetando também o ensino no Estado de Alagoas. Algumas universidades decidiram dar continuidade ao calendário letivo de forma on-line operando por meio de plataformas digitais, e seguindo este modelo, as aulas continuaram no curso de licenciatura em química, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus I. Este artigo tem como objetivo avaliar a aprendizagem no ensino de química, no curso de Licenciatura em Química da UNEAL, por meio de plataformas digitais, durante o período pandêmico. A metodologia adotada foi estudo quantitativo com aplicação de questionário desenvolvido na plataforma google forms e aplicado aos alunos do referido curso. Os resultados da pesquisa apontam que 45% dos alunos tiveram dificuldades no aprendizado, 92% dos estudantes apontam como positivo o ensino remoto, e 90% disseram que as aulas remotas foi a melhor opção naquele momento. Estes dados indicam que as plataformas digitais são ferramentas que podem contribuir com o ensino de química, porém não substituindo o ensino presencial e o contato aluno-professor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jose Anderson da Silva, Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca, Alagoas , Brasil

Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas, Brasil

José Atalvanio da Silva, Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca, Alagoas, Brasil

Afiliado à Universidade Estadual de Alagoas.

Aldenir Feitosa dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Arapiraca, AL, Brasil

Afiliado à Universidade de Alagoas.

Referências

Alves, L. M. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. Joinville: Clube dos Autores. (2018).

Alves, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, V.8, N.3, p. 348 – 365, (2020).

Avelino, W. F., Mendes, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura. Boa Vista, vol. 2, n. 5, (2020), p. 56 - 62. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes/2892.

Barreto, A. C. F., Rocha, D. N. COVID 19 e Educação: Resistências, Desafios e (Im)Possibilidades. Revista ENCANTAR – Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, 2020, p. 01-11. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480.

Brasil. Constituição Federal de (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/Constituiçao.htm.

Carvalho, N.B., Carvalho, A.C.F. O Uso dos Recursos Tecnológicos atuais e sua contribuição no processo de Ensino-Aprendizagem na Escola Municipal Érico Veríssimo, Simões-PI. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, vol.10, n.33, Supl 2. p. 112-125, (2017, Janeiro).

Couto, M. T., Barbieri, C. L. A., Matos, C. C. de S. A. Considerações sobre o impacto da covid-19 na relação indivíduo-sociedade: da hesitação vacinal ao clamor por uma vacina. Saúde Soc. São Paulo, v.30, n.1, e200450, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 12902021000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.

Diniz, M. L. Cursos de formação, ensino remoto e o contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, p. 69 - 81, (2021, 17 Julho).

Ferreira, L. H., Barbosa, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-24, (2020).

Fiori, R., Goi, M. E. J. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, [S. l.], v. 18, n. Especial, p. 218–242, (2020). DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1807.

Flauzino, V. H. de P., Cesário, J. M. dos S., Hernandes, L. de O., Gomes, D. M., Vitorino, P. G. da S. As dificuldades da educação digital durante a pandemia de COVID-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento; Ano 06, Ed. 03, Vol. 11, pp. 05-32. (2021, Março). ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/educacao-digital.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., Bond, A. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, (2020).

IBGE. Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html.

Limeira, G. N., Batista, M. E. P., Bezerra, J. de S. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n.10, e2219108415, (2020).

Médici, M. S., Tatto, E. R., Leão, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, n. Especial, p. 136-155, (2020). Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/1837/1542.

Menezes, J. M. dos S., Andrade, J. C. de; Dias, S. dos S. Elaboração e distribuição de material didático para auxílio no ensino remoto de química orgânica na educação básica em Itacoatiara-AM. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 1, p. 237-245, (2021).

Miranda, K. K. C. de O., Lima, A. da S., Oliveira, V. C. M. de, Telles, C. B. da S. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: Conedu – VII congresso Nacional de Educação, (2020). Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1 _SA_ID5382_03092020142029.pdf.

Novo, B. N. Aulas remotas em tempos de pandemia: Análise da importância das aulas remotas em tempos de pandemia de COVID-19. Brasil Escola, (2020). Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/aulas-remotas-em-tempos-de pandemia.htm#:~:text=Com%20a%20suspens%C3%A3o%20das%20aulas,on%2Dline%20e%20atividades%20remotas.

Paludo, E. F. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, Florianópolis, v. 17, nº 2, p. 44-53, (2020, Julho). Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44.

Piffero, E. de L. F., Coelho, C. P., SoareS, R. G., Roehrs, R. Um novo contexto, uma nova forma de ensinar: metodologias ativas em aulas remotas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e142020, (2020). DOI: 10.31417/educitec.v6.1420. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1420.

Rondini, C. A., Pedro, K. M., Duarte, C. dos S. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, (2020). Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085.

Rothen, J. C., Nóbrega, E. C. da, Oliveira, I. dos S. Aulas remotas em tempo emergente: Relato de experiência com a turma “Avaliação Institucional da Educação” na UFSCar.

Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 29 (Edição Especial), p. 97-107, (2020, Outubro).Santos, J. F. dos. Coordenador pedagógico e o ensino remoto: práticas e desafios frente à pandemia. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 11, n. 2, p. 1-14, e32806, (2021, Julho).

Schuhmacher, V. R. N., Alves Filho, J. P., Schuhmacher, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, (2017).

Soares, L. de V. O Coordenador Pedagógico e a implementação da Gestão Democrática: reflexões necessárias. In: Anais do VII Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, (2020), p. 1-12. Disponível em: http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68950.

Souza, E. P. de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais, ano XVII, v.17, n.30, (2020, Dezembro).

Vercelli, L. de C. A. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 13, n. 2, p. 47-60 (2020, Agosto).

Publicado

2023-12-15

Como Citar

da Silva, J. A., Atalvanio da Silva, J., & Feitosa dos Santos, A. (2023). Os prós e os contra das aulas remotas em um curso de licenciatura em química na pandemia da COVID-19. Diversitas Journal, 8(4). https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2698

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)