Os prós e os contras das aulas remotas em um curso de licenciatura em química na pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2698Palabras clave:
ensino, tecnologia, isolamentoResumen
Em março de 2020 uma doença respiratória aguda causada pelo vírus de SARS-COV-2 foi transmitida a um número expressivo da população mundial. Com a disseminação global, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia, e o Brasil de imediato começou a tomar as medidas cabíveis, como o estabelecimento de quarentena e isolamento social. Estas medidas impactaram diversas áreas, incluindo a educação, que paralisou as aulas presenciais, afetando também o ensino no Estado de Alagoas. Algumas universidades decidiram dar continuidade ao calendário letivo de forma on-line operando por meio de plataformas digitais, e seguindo este modelo, as aulas continuaram no curso de licenciatura em química, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus I. Este artigo tem como objetivo avaliar a aprendizagem no ensino de química, no curso de Licenciatura em Química da UNEAL, por meio de plataformas digitais, durante o período pandêmico. A metodologia adotada foi estudo quantitativo com aplicação de questionário desenvolvido na plataforma google forms e aplicado aos alunos do referido curso. Os resultados da pesquisa apontam que 45% dos alunos tiveram dificuldades no aprendizado, 92% dos estudantes apontam como positivo o ensino remoto, e 90% disseram que as aulas remotas foi a melhor opção naquele momento. Estes dados indicam que as plataformas digitais são ferramentas que podem contribuir com o ensino de química, porém não substituindo o ensino presencial e o contato aluno-professor.
Métricas
Citas
Alves, L. M. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. Joinville: Clube dos Autores. (2018).
Alves, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, V.8, N.3, p. 348 – 365, (2020).
Avelino, W. F., Mendes, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura. Boa Vista, vol. 2, n. 5, (2020), p. 56 - 62. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes/2892.
Barreto, A. C. F., Rocha, D. N. COVID 19 e Educação: Resistências, Desafios e (Im)Possibilidades. Revista ENCANTAR – Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, 2020, p. 01-11. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480.
Brasil. Constituição Federal de (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/Constituiçao.htm.
Carvalho, N.B., Carvalho, A.C.F. O Uso dos Recursos Tecnológicos atuais e sua contribuição no processo de Ensino-Aprendizagem na Escola Municipal Érico Veríssimo, Simões-PI. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, vol.10, n.33, Supl 2. p.112-125, (2017, Janeiro).
Couto, M. T., Barbieri, C. L. A., Matos, C. C. de S. A. Considerações sobre o impacto da covid-19 na relação indivíduo-sociedade: da hesitação vacinal ao clamor por uma vacina. Saúde Soc. São Paulo, v.30, n.1, e200450, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902021000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.
Diniz, M. L. Cursos de formação, ensino remoto e o contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, p. 69 - 81, (2021, 17 Julho).
Ferreira, L. H., Barbosa, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-24, (2020).
Fiori, R., Goi, M. E. J. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, [S. l.], v. 18, n. Especial, p. 218–242, (2020). DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1807.
Flauzino, V. H. de P., Cesário, J. M. dos S., Hernandes, L. de O., Gomes, D. M., Vitorino, P. G. da S. As dificuldades da educação digital durante a pandemia de COVID-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento; Ano 06, Ed. 03, Vol. 11, pp. 05-32. (2021, Março). ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/educacao-digital.
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., Bond, A. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, (2020).
IBGE. Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html.
Limeira, G. N., Batista, M. E. P., Bezerra, J. de S. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n.10, e2219108415, (2020).
Médici, M. S., Tatto, E. R., Leão, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, n. Especial, p. 136-155, (2020). Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/1837/1542.
Menezes, J. M. dos S., Andrade, J. C. de; Dias, S. dos S. Elaboração e distribuição de material didático para auxílio no ensino remoto de química orgânica na educação básica em Itacoatiara-AM. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 1, p. 237-245, (2021).
Miranda, K. K. C. de O., Lima, A. da S., Oliveira, V. C. M. de, Telles, C. B. da S. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: Conedu – VII congresso Nacional de Educação, (2020). Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5382_03092020142029.pdf.
Novo, B. N. Aulas remotas em tempos de pandemia: Análise da importância das aulas remotas em tempos de pandemia de COVID-19. Brasil Escola, (2020). Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/aulas-remotas-em-tempos-de-pandemia.htm#:~:text=Com%20a%20suspens%C3%A3o%20das%20aulas,on%2Dline%20e%20atividades%20remotas.
Paludo, E. F. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, Florianópolis, v. 17, nº 2, p. 44-53, (2020, Julho). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44.
Piffero, E. de L. F., Coelho, C. P., Soare S, R. G., Roehrs, R. Um novo contexto, uma nova forma de ensinar: metodologias ativas em aulas remotas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e142020, (2020). DOI: 10.31417/educitec.v6.1420. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1420.
Rondini, C. A., Pedro, K. M., Duarte, C. dos S. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, (2020). Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085.
Rothen, J. C., Nóbrega, E. C. da, Oliveira, I. dos S. Aulas remotas em tempo emergente: Relato de experiência com a turma “Avaliação Institucional da Educação” na UFSCar. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 29 (Edição Especial), p. 97-107, (2020, Outubro).
Santos, J. F. dos. Coordenador pedagógico e o ensino remoto: práticas e desafios frente à pandemia. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 11, n. 2, p. 1-14, e32806, (2021, Julho).
Schuhmacher, V. R. N., Alves Filho, J. P., Schuhmacher, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, (2017).
Soares, L. de V. O Coordenador Pedagógico e a implementação da Gestão Democrática: reflexões necessárias. In: Anais do VII Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, (2020), p. 1-12. Disponível em: http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68950.
Souza, E. P. de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais, ano XVII, v.17, n.30, (2020, Dezembro).
Vercelli, L. de C. A. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 13, n. 2, p. 47-60 (2020, Agosto).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 José Anderson da Silva, José Atalvanio da Silva, Aldenir Feitosa dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”