Os desafios educacionais frente a inclusão de alunos autistas no ensino fundamental

uma revisão narrativa

Autores

  • Giliane da Silva Marques Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudimary Bispo dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2764

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, formação continuada, transtorno do espectro autista

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que tem seu diagnóstico baseado em deficiências na comunicação e nos padrões restritos e repetitivos de comportamento. A partir da criação de legislações, a presença desses educandos em classes comuns tem crescido de forma expressiva, o que impõe às escolas a necessidade de adaptação diante da diversidade dos alunos. Assim, com a intenção de promover um melhor conhecimento sobre como ocorre a integração dos alunos com autismo no ambiente escolar, este trabalho tem como objetivo expor as informações mais relevantes sobre os desafios educacionais perante aos aspectos de inclusão e direitos dos portadores do TEA, no ensino fundamental, através de uma revisão narrativa. O trabalho foi realizado a partir de uma investigação de caráter qualitativo, através de um levantamento bibliográfico de estudos publicados em Língua Portuguesa, através da busca em bancos de dados, o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Google acadêmico, entre outros. Analisando esses estudos foi possível conceber que estamos distantes do cenário ideal de inclusão, levando em conta alguns fatores: a falta de profissionais da psicopedagogia para auxiliar os alunos com TEA e aos próprios professores na elaboração de um Planejamento Educacional Individualizado; e a ausência de programas de capacitação para a formação continuada dos docentes na área. Portanto, esse estudo contribuiu para um melhor entendimento sobre a inclusão de alunos com TEA, apresentando como destaque a importância da formação continuada a fim de melhor preparar os professores para atuar em classes inclusivas.

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Biografia do Autor

Giliane da Silva Marques, Universidade Estadual de Alagoas

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Campus I. Brasil.

Claudimary Bispo dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Campus I, Brasil.

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Publicado

2023-11-04

Como Citar

Marques, G. da S., & Santos, C. B. dos. (2023). Os desafios educacionais frente a inclusão de alunos autistas no ensino fundamental: uma revisão narrativa. Diversitas Journal, 8(4), 2764–2775. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2764