Fatores e desafios vivenciados por alunos e professores no novo modo normal de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i1_Special.2880Palavras-chave:
Conectividade com a Internet, dispositivo usado, localização física de aprendizagem, materiais de aprendizagem, ambiente de aprendizagemResumo
Instituições educacionais em todo o mundo empregaram diferentes modalidades para dar oportunidades plenas de vivenciar os processos de ensino-aprendizagem e para ajudar os alunos a se envolverem neste novo ambiente de aprendizagem sem comprometer sua qualidade, o que criou desafios tanto para alunos quanto para professores. Os programas de Formação de Professores e Faculdade de Estudos de Computação estavam realmente enfrentando dificuldades e desafios para se adaptar porque a conectividade com a Internet não é estável. Também encontraram problemas nos materiais de aprendizagem, apoios e outros fatores que afetam a sua acessibilidade e entrega da aprendizagem. Este estudo teve como objetivo determinar os fatores que afetam o ambiente de aprendizagem em termos de. conectividade à Internet, dispositivo utilizado e localização física de aprendizagem e os desafios enfrentados pelos alunos e professores dos referidos programas em termos de materiais de aprendizagem, acessibilidade de materiais de aprendizagem, ambiente de aprendizagem, apoio à aprendizagem e envio de resultados. Da mesma forma, esses fatores não têm impacto direto nos desafios encontrados pelo corpo docente e pelos alunos. Utilizou o método descritivo-correlacional para 282 alunos selecionados aleatoriamente e 20 professores de enumeração total por meio do Google Meet. Os resultados revelaram que a maioria dos entrevistados tem acesso limitado usando seus smartphones e laptops via Google Meet ou Messenger em suas respectivas residências. Da mesma forma, os alunos enfrentaram desafios no acesso a materiais de aprendizagem com conteúdo de aprendizagem suficientes, enquanto os professores encontraram dificuldades no apoio à aprendizagem. A administração pode priorizar a atualização da conexão à Internet, o estabelecimento de centros de aprendizagem e assinaturas de sistemas de gestão de aprendizagem para apoiar os alunos e professores na criação de um ambiente de ensino eficaz.
Métricas
Referências
Abdullah, A. (2022). Investigating Characteristics of Learning Environments During the COVID-19 Pandemic: A Systematic Review. Canadian Journal of Learning and Technology, 48 (1). https://doi.org/10.21432/cjlt28051
Bagood, J. B. (2020). Teaching-learning modality under the new normal. Philippine Information Agency. https://pia.gov.ph/features/articles/1055584
Barrot, J., et.al (2021) Students’ online learning challenges during the pandemic and how they cope with them: The case of the Philippines
Carnegie Corporation of New York (2021). Learning during the Pandemic: The Value of High-Quality Instructional Materials and Strong Family Partnerships. Retrieved from https://www.carnegie.org/our-work/article/learning-during-pandemic-value-high-quality-instructional-materials-and-strong-family-partnerships/
Center for Teaching Excellence (2020). The Challenges of Teaching Through a Pandemic. Retrieved from https://cteresources.bc.edu/documentation/what-faculty-learned-about-teaching-in-a-pandemic/the-challenges-of-teaching-through-a-pandemic/
CHED Memorandum Order No. 04, s.2020, Guidelines in the Implementation of Flexible learning CHED-DOH Joint Memorandum Circular (JMC) No. 2021-004: Guidelines on the Implementation of Limited Face-to-face Classes for All Programs of Higher Education Institutions (HEIs)
Dayagbil, F.T., Palompon, D.R., Garcia, L.L., Olvido, M.M. (2021). Teaching and Learning Continuity Amid and Beyond the Pandemic. Front. Educ., 23 July 2021. Volume 6–2021. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.678692
De Guzman, C. (2021). The Philippines Still Hasn't Fully Reopened Its Schools Because of COVID-19. What Is This Doing to Children? Retrieved from https://time.com/6124045/school-closures-covid-education-philippines/
Deslauriers, L., et al. (2019). Measuring actual learning versus feeling of learning in response to being actively engaged in the classroom. Proceedings of the National Academy of Sciences, 116(39), 19251–19257. https://doi.org/10.1073/pnas.1821936116
Gopal, R., Singh, V. & Aggarwal, A. Impact of online classes on the satisfaction and performance of students during the pandemic period of COVID 19. Educ Inf Technol 26, 6923–6947 (2021). https://doi.org/10.1007/s10639-021-10523-1
Hotez, E. (2020). Study reveals challenges faced by college students during COVID-19 pandemic. Retrieved from https://www.uclahealth.org/news/study-reveals-challenges-faced-by-college-students-during-covid-19-pandemic
Hu, X., Song, Y., Zhu, R., He, S., Zhou, B., Li, X., Bao, H., Shen, S., & Liu, B. (2022a). Understanding the impact of emotional support on mental health resilience of the community in the social media in Covid-19 pandemic. Journal of Affective Disorders, 308, 360–368.
Maatuk, A.M., Elberkawi, E.K., Aljahwarneh, S., Rashaideh, H., & Alharbi, H. (2022). The COVID-19 pandemic and E-learning: challenges and opportunities from the perspective of students and instructors. J Comput High Educ. 2022; 34(1): 21–38. https://doi.org/10.1007/s12528-021-09274-2
Mutizwa, M.R., Ozdamli, F., Karagozlu, D. Smart Learning Environments during Pandemic. Trends High. Educ. 2023, 2, 16–28. https://doi.org/10.3390/higheredu2010002
Northeastern University (2020). Teaching in the New Normal. Retrieved June 5, 2023 https://learning.northeastern.edu/teaching-in-the-new-normal/
OECD. (2020). Strengthening online learning when schools are closed: The role of families and teachers in supporting students during the COVID-19 crisis. http://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/strengthening-online-learning- when-schools-are-close-role-of-families-and-teachers-in-supporting-students- during-the-covid-19-crisis-c4ecba6c/
Rosa, N. T., & Domos, E. (2020). An analysis of online learning and student motivation during the COVID-19 pandemic (Study case from students at D3 Administration Business Study Program, State Polytechnic of Bengkalis year class of 2019 and 2020). Seminar Nasional Industri dan Teknologi (SNIT), Politeknik Negeri Bengkalis. Retrieved June 5, 2023 https://snit-polbeng.or
Russ, S and Hamidi F. (2021). Online Learning Accessibility during the COVID-19 Pandemic. Retrieved from https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://par.nsf.gov/servlets/purl/10223571 &ved=2ahUKEwjouevI8IaAAxWt4jgGHT9cDA0QFnoECC8QAQ&usg=AOvVaw1LvPEG3E0 nspPQ8LKDYdoK
Selvaraj, A., Radhin, V., KA, N., Benson, N., & Mathew, A. J. (2021). Effect of pandemic based online education on teaching and learning system. International Journal of Educational Development, 85, 102444. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2021.102444
Shanna Russ and Foad Hamidi. 2021. Online Learning Accessibility during the COVID-19 Pandemic. In Proceedings of the 18th International Web for All Conference (W4A’21). ACM, New York, NY, USA.
Singh K, Srivastav S, Bhardwaj A, Dixit A, Misra S. Medical education during the COVID-19 pandemic: a single institution experience. Indian Pediatrics. 2020;57(7):678–679. doi: 10.1007/s13312-020-1899-2.
Zeeshan M, Chaudhry AG, Khan SE. Pandemic preparedness and techno stress among faculty of DAIs in Covid-19. Sir Syed Journal of Education & Social Research (SJESR) 2020; 3:383–396. doi: 10.36902/sjesr-vol3-iss2-2020(383-396).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eva Briñosa, Sheryl May Lainez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”