Desenvolvimento de uma aplicação móvel como ferramenta alternativa de avaliação em Aeronáutica Powerplant II: Turbo Prop e Jet Engine
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3174Palavras-chave:
aviação, ferramenta de avaliação, aplicativo móvel, aprendizagem gamificada, retenção de conhecimentoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a utilização de um aplicativo de jogo móvel como ferramenta de avaliação na disciplina Usina de Aeronave II: Turbo Hélice e Motor a Jato e seu impacto na melhoria dos resultados dos testes, retenção de aprendizagem e engajamento dos alunos. O estudo investigou o perfil demográfico dos alunos, seu nível de retenção de conhecimento, engajamento com o aplicativo de jogo e a relação entre retenção de conhecimento e engajamento. O estudo constatou que a amostra consistia em uma maior representação de participantes do sexo masculino, indicando um potencial desequilíbrio de gênero. A maioria dos participantes estava na faixa etária de 18 a 19 anos, refletindo a distribuição etária da amostra. Em relação ao envolvimento dos alunos, os resultados mostraram altos níveis de envolvimento com o aplicativo de jogo móvel. Os alunos relataram percepções positivas do aplicativo, achando-o fácil de usar, interessante e relevante para o assunto abordado. O aplicativo aumentou o interesse pelo assunto e tornou o processo de aprendizagem mais prazeroso. Os resultados do pré-teste não revelaram diferenças significativas nos níveis de conhecimento entre os grupos controlado e experimental, indicando conhecimentos de base semelhantes. No entanto, os resultados do pós-teste demonstraram uma melhoria significativa na aquisição de conhecimento no grupo experimental em comparação com o grupo controlado, sugerindo o impacto positivo da aplicação do jogo móvel na retenção de conhecimento dos alunos. Embora o envolvimento dos alunos com a aplicação de jogos para dispositivos móveis tenha sido elevado, não foi encontrada nenhuma correlação significativa entre o envolvimento e a retenção de conhecimento. Isto implica que outros fatores além do envolvimento podem ter influenciado a capacidade dos alunos de reter conhecimento.
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Referências
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