Aprendizagem e desempenho baseados em equipes de gênero em matemática
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.3183Palavras-chave:
Equipes de Gênero; Grupos de Gênero, Aprendizagem baseada em equipe, aprendizagem ativa, desempenho em matemáticaResumo
O principal objetivo deste estudo foi encontrar as diferenças no desempenho em matemática dos alunos que foram agrupados de acordo com o gênero – todos do grupo feminino, todos do grupo masculino, todos do grupo gay-masculino e grupo misto; na aprendizagem da disciplina de matemática em equipe. O estudo utilizou o desenho Pré-teste – Pós-teste Quase-Experimental. Antes do início da experimentação real, um pré-teste foi administrado a todos os grupos para ver se não havia vieses no início do experimento. O método de aprendizagem baseado em equipe foi a intervenção utilizada no estudo. Após a experimentação, o pós-teste foi administrado. Usando o teste T, revelou que todos os grupos tiveram melhor desempenho em seu pós-teste em comparação com seu desempenho pré-teste, concluindo que a aprendizagem baseada em equipe é um método eficaz de ensino de matemática. O teste ANOVA revelou que houve uma diferença significativa no desempenho de cada equipe de gênero, o resultado do teste post hoc de Scheffe revelou que houve diferença significativa no desempenho entre os grupos de todos os homens e todas as mulheres e também nos grupos de todos os homens e todos os gays-homens, concluindo que algumas equipes de gênero tiveram melhor desempenho do que os outros grupos.
Métricas
Referências
Beroíza-Valenzuela, F., Salas-Guzmán, N., & Huepe, D. (2025). Bridging gaps: the role of gender and team composition in collective intelligence within STEM education. Cogent Education, 12(1). https://doi.org/10.1080/2331186X.2024.2439655
Careemdeen, J. D. (2023). Gender-Based Disparities in Student Involvement in Extracurricular Activities: An In-Depth Examination and Strategies for Inclusivity. KALAM International Research Journal Faculty of Arts and Culture South Eastern University of Sri Lanka. 16 (2).
Chikwe, C. F. (2024). Organizational Development and Gender Inclusivity: A Framework for Sustainable Change. International Journal of Engineering Inventions e-ISSN: 2278-7461, p-ISSN: 2319-6491. Volume 13, Issue 9, PP: 284-291
Das, S., Nandi, K., Baruah, P., Sarkar, S. K., Goswami, B., & Koner, B. C. (2018). Is learning outcome after team-based learning influenced by gender and academic standing? Biochemistry and Molecular Biology Education, 47(1), 58-66.
Espey, M. (2017). Diversity, effort, and cooperation in team-based learning. The Journal of Economic Education, 49(1), 8–21. https://doi.org/10.1080/00220485.2017.1397571
Goehring, C. and Whittington, H. (2017). Gender Diversity and Inclusivity in the Classroom. San Diego State University. https://www.researchgate.net/publication/319358635
Hirshfield, L. , & Koretsky, M. D. (2018). Gender and Participation in an Engineering Problem-Based Learning Environment. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 12(1).
Hrynchak, P., & Batty, H. (2012). The educational theory basis of team-based learning. Medical teacher, 34(10), 796-801.
Inuwa, Ibrahim M., (2012) Perceptions and Attitudes of First-Year Medical Students on a Modified Team-Based Learning (TBL) Strategy in Anatomy. Sultan Qaboos University Medical Journal. doi: 10.12816/0003148
Jafari, Zahra, (2014). A comparison of conventional lecture and team-based learning methods in terms of student learning and teaching satisfaction. Medical Journal Islam Republic of Iran. 28: 5.
Michaelsen, L. K., Sweet, M., & Parmelee, D. X. (2008). Team-based learning : small group learning's next big step. San Francisco, CA: Jossey-Bass.
Nkrumah, C. F. (2021). Effects of Collaborative Learning and Mathematics Achievement on Gender Groupings of Colleges of Education In Ghana. University of Education, Winneba. UEWScholar Institutional Repository. http://41.74.91.244:8080/handle/123456789/3127
Ro, H., & Choi, Y. (2011). Student Team Project: Gender Differences in Team Project Experience and Attitudes Toward Team-Based Work. Journal of Teaching in Travel & Tourism, 11(2), 149–163. https://doi.org/10.1080/15313220.2011.575022
Salih, Karim Eldin, et.al., (2021). Team-Based Learning and Lecture-Based Learning: Comparison of Sudanese Medical Students’ Performance. Advances in Medical Education and Practice
Stump, G. S. , Hilpert, J. C., Husman, J., Chung, W., & Kim, W. (2020). Collaborative Learning in Engineering Students: Gender and Achievement. Journal of Engineering Education. Volume 100, Issue 3, pp 475-497.
Takeda S, Homberg F, (2013). The Effects of Gender on Group Work Process and Achievement: An Analysis through Self- and Peer-Assessment. British Educational Research Journal. Volume 40, Issue 2, p 373-396.
Thompson, Britta M., et.al., (2015), Team cohesiveness, team size and team performance in team-based learning teams, Medical Education, doi: 10.1111
Tzovara, A., et. at., (2021). Embracing diversity and inclusivity in an academic setting: Insights from the Organization for Human Brain Mapping. NeuroImage, Volume 229. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2021.117742Get rights and content
Yeh, C.Y.C., Cheng, H.N.H., Chen, ZH., (2017). Enhancing achievement and interest in mathematics learning through Math
Zha, S., S. Wu and J. M. Estis, (2021). "Using Team-Based Learning to Promote Engineering Students’ Performance and Self-Efficacy in a Technical Writing Class," in IEEE Transactions on Professional Communication, vol. 64, no. 4, pp. 456-467, doi: 10.1109/TPC.2021.3110619.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edgar Julius Lim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”