Aulas práticas e Investigação Científica: Uma análise do currículo municipal de Cascavel-PR

Autores

  • Mayara Wisniewski Pires Zismann Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Brasil https://orcid.org/0009-0008-3616-8901
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Juliana Moreira Prudente de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3229

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental - Anos iniciais

Resumo

O conceito de aula prática apresenta diferentes concepções, apesar da diversidade, portanto, é necessário um olhar amplo, para além do laboratório de Ciências e de métodos tradicionais, com vistas à investigação científica, elemento fundamental na alfabetização científica dos indivíduos. Diante disso, este trabalho, com base em uma análise documental, avaliou como a investigação científica está presente em atividades práticas no currículo municipal da cidade de Cascavel-PR. O propósito é fundamentar a prática do trabalho docente, bem como organizar o ambiente escolar. A partir desta análise, constatou-se que o currículo possui uma visão de aula prática para além do experimento. No entanto, não oferece subsídios para o professor acerca do desenvolvimento dessas aulas e da investigação científica. A partir dessa premissa, defende-se a percepção de aulas práticas de cunho investigativo, com o objetivo de contribuir para a aquisição da alfabetização científica e do desenvolvimento de cidadãos críticos, capazes de tomarem decisões embasadas cientificamente em prol de sua comunidade.

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Biografia do Autor

Mayara Wisniewski Pires Zismann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Brasil

0009-0008-3616-8901; Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática na linha de pesquisa em Educação em Ciências, Cascavel, PR, Brasil. mayara.zismann@outlook.com

Fernanda Aparecida Meglhioratti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora associada do curso de Ciências Biológicas/ Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.

Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Brasil

0000-0002-5301-3513; Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Professora adjunta do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, Cascavel, PR, Brasil. juliana.oliveira@unioeste.br

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Wisniewski Pires Zismann, M., Aparecida Meglhioratti, F., & Moreira Prudente de Oliveira, J. (2025). Aulas práticas e Investigação Científica: Uma análise do currículo municipal de Cascavel-PR . Diversitas Journal, 10(Especial_2), 0252–0266. https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3229