Aulas práticas e Investigação Científica: Uma análise do currículo municipal de Cascavel-PR
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10iEspecial_2.3229Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental - Anos iniciaisResumo
O conceito de aula prática apresenta diferentes concepções, apesar da diversidade, portanto, é necessário um olhar amplo, para além do laboratório de Ciências e de métodos tradicionais, com vistas à investigação científica, elemento fundamental na alfabetização científica dos indivíduos. Diante disso, este trabalho, com base em uma análise documental, avaliou como a investigação científica está presente em atividades práticas no currículo municipal da cidade de Cascavel-PR. O propósito é fundamentar a prática do trabalho docente, bem como organizar o ambiente escolar. A partir desta análise, constatou-se que o currículo possui uma visão de aula prática para além do experimento. No entanto, não oferece subsídios para o professor acerca do desenvolvimento dessas aulas e da investigação científica. A partir dessa premissa, defende-se a percepção de aulas práticas de cunho investigativo, com o objetivo de contribuir para a aquisição da alfabetização científica e do desenvolvimento de cidadãos críticos, capazes de tomarem decisões embasadas cientificamente em prol de sua comunidade.
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