Brigada de Intervenção: Um Processo Estratégico para Melhorar o Desempenho Acadêmico dos Alunos do Curso de Culinária do 9º ano da Escola Secundária Nacional Integrada de Bulihan, Silang, Cavite, Filipinas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3504Palavras-chave:
TLE (Tecnologia e Educação para a Subsistência), Materiais de Intervenção Estratégica, Brigada de IntervençãoResumo
Este estudo examinou a implementação e a eficácia da "Brigada de Intervenção", uma estratégia de remediação escolar voltada para abordar as competências menos dominadas pelos alunos de Culinária 9 da Bulihan Integrated National High School, em Silang, Cavite, Filipinas. A pesquisa teve como objetivo identificar os fatores por trás do baixo desempenho acadêmico e avaliar o impacto da intervenção nos resultados dos alunos. A coleta de dados envolveu Avaliações de Resultados de Aprendizagem (LOA), grupos focais com estudantes selecionados propositalmente e entrevistas com professores da disciplina de Culinária 9. Os resultados destacaram que hábitos de estudo deficientes, acesso limitado a recursos de aprendizagem, baixa participação nas tarefas escritas e lacunas na instrução foram os principais fatores que contribuíram para o fraco desempenho. A análise das pontuações das LOAs antes e depois da intervenção mostrou uma melhoria significativa, com um aumento médio de 22% e um progresso notável nos níveis de domínio dos alunos. O estudo concluiu que atividades de remediação estruturadas—como sessões de ensino-reensino, teste-reteste e o uso de Materiais de Intervenção Estratégica (SIMs)—são eficazes para melhorar a compreensão e a confiança dos alunos. As recomendações incluem institucionalizar a Brigada de Intervenção em outras áreas do currículo, aprimorar a formação de professores em instrução diferenciada e desenvolvimento de SIMs, além de integrar avaliações diagnósticas ao ensino regular para oferecer melhor apoio ao aprendizado dos estudantes.
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