Brigada de Intervenção: Um Processo Estratégico para Melhorar o Desempenho Acadêmico dos Alunos do Curso de Culinária do 9º ano da Escola Secundária Nacional Integrada de Bulihan, Silang, Cavite, Filipinas

Autores

  • Ronemie Abril Bulihan Integrated National Highschool Silang, Cavite, Philippines. https://orcid.org/0009-0002-5180-540X
  • Paul Jay Payumo Bulihan Integrated National High School Silang, Cavite, Philippines
  • Mark Anthony Abril Cavite State University Carmona Campus, Carmona, Cavite, Philippines. https://orcid.org/0009-0003-7090-841X

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3504

Palavras-chave:

TLE (Tecnologia e Educação para a Subsistência), Materiais de Intervenção Estratégica, Brigada de Intervenção

Resumo

Este estudo examinou a implementação e a eficácia da "Brigada de Intervenção", uma estratégia de remediação escolar voltada para abordar as competências menos dominadas pelos alunos de Culinária 9 da Bulihan Integrated National High School, em Silang, Cavite, Filipinas. A pesquisa teve como objetivo identificar os fatores por trás do baixo desempenho acadêmico e avaliar o impacto da intervenção nos resultados dos alunos. A coleta de dados envolveu Avaliações de Resultados de Aprendizagem (LOA), grupos focais com estudantes selecionados propositalmente e entrevistas com professores da disciplina de Culinária 9. Os resultados destacaram que hábitos de estudo deficientes, acesso limitado a recursos de aprendizagem, baixa participação nas tarefas escritas e lacunas na instrução foram os principais fatores que contribuíram para o fraco desempenho. A análise das pontuações das LOAs antes e depois da intervenção mostrou uma melhoria significativa, com um aumento médio de 22% e um progresso notável nos níveis de domínio dos alunos. O estudo concluiu que atividades de remediação estruturadas—como sessões de ensino-reensino, teste-reteste e o uso de Materiais de Intervenção Estratégica (SIMs)—são eficazes para melhorar a compreensão e a confiança dos alunos. As recomendações incluem institucionalizar a Brigada de Intervenção em outras áreas do currículo, aprimorar a formação de professores em instrução diferenciada e desenvolvimento de SIMs, além de integrar avaliações diagnósticas ao ensino regular para oferecer melhor apoio ao aprendizado dos estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ronemie Abril, Bulihan Integrated National Highschool Silang, Cavite, Philippines.

000009-0002-5180-540X;  Bulihan Integrated National Highschool Silang, Cavite, Philippines. ronemie.abril001@deped.gov.ph

Paul Jay Payumo, Bulihan Integrated National High School Silang, Cavite, Philippines

Bulihan Integrated National High School Silang, Cavite, Philippines. pauljay.payumo@deped.gov.ph

Mark Anthony Abril, Cavite State University Carmona Campus, Carmona, Cavite, Philippines.

0009-0003-7090-841X; Cavite State University Carmona Campus, Carmona, Cavite, Philippines. markanthony.abril@cvsu.edu.ph

Referências

Ahmad, N., Zakaria, Z., & Yusof, N. (2022). The effectiveness of modular teaching in vocational culinary education in Malaysian TVET schools. International Journal of Vocational Education and Training Research, 8(2), 34–41.

Andres, M. A., & Dizon, E. I. (2020). Enhancing student performance through mastery-based remediation. Philippine Journal of Education and Learning, 15(1), 34–41.

Bloom, B. S. (1968). Learning for mastery. UCLA–CSEIP Evaluation Comment, 1(2), 1–12.

De Guzman, A. R., & Santiago, M. L. (2021). Remedial instruction in TLE: Its effects on the performance and interest of junior high school learners. Asian Journal of Educational Research, 9(2), 45–57. https://doi.org/10.1234/ajer.v9i2.0123

Department of Education. (2005). DepEd Memorandum No. 117, s. 2005: Strategic Intervention Materials (SIM) Training Workshop for Successful Learning. https://www.deped.gov.ph

Department of Education. (2015). DepEd Order No. 08, s. 2015: Policy Guidelines on Classroom Assessment for the K to 12 Basic Education Program. https://www.deped.gov.ph

Department of Education. (2020). National Achievement Test Results Report. Bureau of Education Assessment.

Flores, K. M., & Gaspar, R. M. (2022). Exploring the effectiveness of differentiated instruction in TLE: Evidence from Philippine public schools. International Journal of Education and Pedagogy, 4(1), 22–30. https://doi.org/10.5678/ijep.v4i1.567

Guskey, T. R. (2021). Implementing mastery learning. Solution Tree Press.

Hattie, J. (2021). Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. Routledge.

Liu, M., & Tsai, C. (2023). Enhancing vocational high school performance through digital remediation strategies in Taiwan. Journal of Technical Education and Training, 15(1), 55–69.

Santos, E. L., & Hernandez, P. D. (2021). Utilization of strategic intervention materials (SIM) to enhance learners’ academic achievement. Journal of Innovative Teaching and Learning, 3(2), 60–68.

Downloads

Publicado

2025-08-22

Como Citar

Abril, R., Payumo, P. J., & Abril, M. A. (2025). Brigada de Intervenção: Um Processo Estratégico para Melhorar o Desempenho Acadêmico dos Alunos do Curso de Culinária do 9º ano da Escola Secundária Nacional Integrada de Bulihan, Silang, Cavite, Filipinas. Diversitas Journal, 10(3). https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3504