A Construção de saberes docentes: narrativas de experiências profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i4.3582

Palavras-chave:

Saberes docentes, narrativas, formação docente, experiências

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar os saberes docentes construídos a partir das narrativas de professores durante o desenvolvimento de atividades de ensino. A abordagem tem características de pesquisa qualitativa e narrativa. Como fonte de dados foram utilizadas 03 cartas redigidas por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (03 professores Licenciados em Química) e um questionário elaborado no Google Forms com 5 questões. As cartas caracterizadas como um gênero narrativo, trazem uma experiência, pela perspectiva de um sujeito, relevante para a formação profissional. As experiências foram relacionadas com o espaço tridimensional da pesquisa narrativa. O trabalho demonstrou que as narrativas são ferramentas fundamentais para o processo de formação de professores, foi possível compreender a construção dos saberes docentes da experiência, da formação docente, curriculares e disciplinares, a partir das experiências relatadas, a carta foi uma oportunidade para a reflexão de suas práticas pedagógicas e para a ressignificação do fazer docente.

Biografia do Autor

Tales Marinho de Araújo, Universidade Federal do Amazonas. Benjamin Constant, Amazonas (AM), Brasil.

0000-0001-5767-0935; Universidade Federal do Amazonas. Benjamin Constant, Amazonas (AM), Brasil. talesrevue@ufam.edu.br

Juliana Barros Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Araguatins, Tocantins (TO), Brasil.

0009-0000-0588-7542; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Araguatins, Tocantins (TO), Brasil. jubc_bio@ifto.edu.br

Referências

Brito, A. E. Professores experientes e formação profissional: evocações... narrativas... e trajetórias... Linguagens, Educação e Sociedade, ano. 1, n. 17, p. 29-38, 2007.

Bueno, B. O.; et al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 385-410, 2006.

Clandinin, D. J.; Connelly, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

Clandinin, D. J.; Connelly, F. M. Pesquisa narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.

Creswell, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Creswell, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre, RS: Penso, 2014.

Cunha, R. A. Pesquisa narrativa: uma estratégia investigativa sobre o ser professor.2009. Recuperado de: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.2/35_Renata%20Cristina%20da%20Cunha.pdf.

Cunha, E.R. Os Saberes docentes ou Sabres dos Professores. Revista Cocar. v.1, n.2- Jul/Dez, 2007. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/130.

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

Fiorentini, D.; Castro, F. Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 121-156.

Flick, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

Gauthier, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

Marquesin, D. Nacarato, A. Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Interacções, v.7(18), p. 54-75, 2011.

Pimenta, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _____ . (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez,1999.

Pineau, G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa ação- formação existencial. Educação e Pesquisa, v. 32(2), p. 329-346, 2006.

Pinnegar, S.; J. G. Daynes. Locating narrative inquiry historically. In: Clandinin, D. J. Handbook of narrative inquiry: mapping a methodology. Thousand Oaks, London, New Delhi: Sage, 2007.

Polkinghorne, D. E. Narrative configuration in qualitative analysis. Qualitative Studies in Education, v. 8, n. 1, p. 5-23, 1995.

Pimenta, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004.

Tardif, M; Lessard, C.; Lahaye, L. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Marinho de Araújo, T., & Carvalho, J. B. (2025). A Construção de saberes docentes: narrativas de experiências profissionais. Diversitas Journal, 10(4). https://doi.org/10.48017/dj.v10i4.3582