A Construção de saberes docentes: narrativas de experiências profissionais
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i4.3582Palavras-chave:
Saberes docentes, narrativas, formação docente, experiênciasResumo
O estudo tem como objetivo analisar os saberes docentes construídos a partir das narrativas de professores durante o desenvolvimento de atividades de ensino. A abordagem tem características de pesquisa qualitativa e narrativa. Como fonte de dados foram utilizadas 03 cartas redigidas por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (03 professores Licenciados em Química) e um questionário elaborado no Google Forms com 5 questões. As cartas caracterizadas como um gênero narrativo, trazem uma experiência, pela perspectiva de um sujeito, relevante para a formação profissional. As experiências foram relacionadas com o espaço tridimensional da pesquisa narrativa. O trabalho demonstrou que as narrativas são ferramentas fundamentais para o processo de formação de professores, foi possível compreender a construção dos saberes docentes da experiência, da formação docente, curriculares e disciplinares, a partir das experiências relatadas, a carta foi uma oportunidade para a reflexão de suas práticas pedagógicas e para a ressignificação do fazer docente.
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