Um estudo sobre a educação escolar quilombola no estado de Alagoas

Autores

  • José Bezerra da Silva Faculdade São Tomás de Aquino - FACESTA.
  • Max Silva da Rocha Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL campus III em Palmeira dos Índios.

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.393

Resumo

RESUMO: O Estado brasileiro comprometido com as disposições neoliberais do capital tem ajustado a educação nacional a essas disposições. No contexto deste projeto, destaca-se a modalidade educação escolar quilombola, que prioriza o território, a ancestralidade, a oralidade e a cosmovisão africana. As ações estatais visam cumprir as agendas das conferências mundiais Educação Para Todos, realizada em 1990 e a III Conferência de Combate ao racismo, à discriminação e Intolerâncias Correlatas, realizada em 2001. Apesar da importância dessa modalidade de educação e da responsabilidade estatal com a população afrodescendente, o Estado de Alagoas não vem atendendo àquelas exigências, haja vista o descompromisso com a educação quilombola das 64 comunidades existentes no estado. Com este artigo queremos explicitar a formação da Educação Escolar Quilombola, destacando a sua imensa importância para os quilombolas, seus vínculos com o neoliberalismo e o desinteresse do Estado de Alagoas com a sua implantação.

 

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Biografia do Autor

José Bezerra da Silva, Faculdade São Tomás de Aquino - FACESTA.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Professor de Filosofia na FACESTA em Palmeira dos Índios.

Max Silva da Rocha, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL campus III em Palmeira dos Índios.

Max Silva da Rocha é graduando do 6º período do curso de Letras – Português pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL – Campus III, em Palmeira dos Índios - AL. É Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UNEAL. Líder do Núcleo de Estudos Linguísticos e Textuais de Igaci – NELTI.

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Publicado

2016-12-01

Como Citar

Silva, J. B. da, & Rocha, M. S. da. (2016). Um estudo sobre a educação escolar quilombola no estado de Alagoas. Diversitas Journal, 1(3), 380–389. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.393