Um estudo sobre a educação escolar quilombola no estado de Alagoas

Authors

  • José Bezerra da Silva Faculdade São Tomás de Aquino - FACESTA.
  • Max Silva da Rocha Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL campus III em Palmeira dos Índios.

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.393

Abstract

RESUMO: O Estado brasileiro comprometido com as disposições neoliberais do capital tem ajustado a educação nacional a essas disposições. No contexto deste projeto, destaca-se a modalidade educação escolar quilombola, que prioriza o território, a ancestralidade, a oralidade e a cosmovisão africana. As ações estatais visam cumprir as agendas das conferências mundiais Educação Para Todos, realizada em 1990 e a III Conferência de Combate ao racismo, à discriminação e Intolerâncias Correlatas, realizada em 2001. Apesar da importância dessa modalidade de educação e da responsabilidade estatal com a população afrodescendente, o Estado de Alagoas não vem atendendo àquelas exigências, haja vista o descompromisso com a educação quilombola das 64 comunidades existentes no estado. Com este artigo queremos explicitar a formação da Educação Escolar Quilombola, destacando a sua imensa importância para os quilombolas, seus vínculos com o neoliberalismo e o desinteresse do Estado de Alagoas com a sua implantação.

 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

José Bezerra da Silva, Faculdade São Tomás de Aquino - FACESTA.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Professor de Filosofia na FACESTA em Palmeira dos Índios.

Max Silva da Rocha, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL campus III em Palmeira dos Índios.

Max Silva da Rocha é graduando do 6º período do curso de Letras – Português pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL – Campus III, em Palmeira dos Índios - AL. É Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UNEAL. Líder do Núcleo de Estudos Linguísticos e Textuais de Igaci – NELTI.

References

ALAGOAS. Instituto de Terras de Alagoas (ITERAL). Comunidades Quilombolas Alagoanas. Disponível em < http://iteral.al.gov.br>. Acesso em 20 ago. 2011.

BANCO MUNDIAL. Projeto Brasil Justo, Competitivo e Sustentável. Disponível em: http://www.web.worldbank.com. Acesso em: 12 mar. 2012

BERTOLDO, Edna. Trabalho e educação no Brasil: da centralidade do trabalho à centralidade da política. Maceió: EDUFAL, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília, DF, 2010.

FRERES et al. Governo e empresariado: a grande aliança em prol do mercado da educação para todos. In: Marxismo, educação e luta de classes. Fortaleza: EDUECE, 2010.

GOMES, Nilma Lino. In: DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. Disponível em:< http://www.xa.yimg.com/kq/groups/>. Acesso em: 20 Jul. 2012.

JIMENEZ et al. Marximo, Educação e Luta de Classes: pressupostos ontológicos e desdobramentos ídeo-políticos. Fortaleza: EdUECE, 2010.

________ et al. Marxismo, Educação e Luta de Classes. Teses e conferências do II encontro regional trabalho, educação e formação humana. Fortaleza: EDUECE, 2008.

JUSTAMAND, Michel. Neoliberalismo: a máscara atual do capital. Rio de Janeiro: Achiamé, 2010.

MESZAROS, Istvan. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Educação Escolar Quilombola: Pilões, Peneiras e Conhecimento Escolar. Curitiba, Paraná: SEED, 2010.

MUNANGA, kabengele. Superando o Racismo na Escola. Brasília: Secadi, 2008.

SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA I, 2010, Brasília: MEC. Disponível em < http://educacaoquilombola.mec.gove.br/>. Acesso em: 12 mar.2011.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

Published

2016-12-01

How to Cite

Silva, J. B. da, & Rocha, M. S. da. (2016). Um estudo sobre a educação escolar quilombola no estado de Alagoas. Diversitas Journal, 1(3), 380–389. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.393